Cuidado! Porque você NÃO DEVE usar estabilizador com videogame
Saiba como um estabilizador pode estar prejudicando os componentes elétricos de seu PS4 e PS5
Por serem máquinas bastante caras, os consoles de jogos exigem uma adequação ambiental para evitar danos. Como alternativa, muitos usuários integram um estabilizador no videogame com a intenção de protegê-lo de possíveis problemas elétricos. Mas essa é mesmo uma boa solução?
Para entender melhor essa “tendência”, temos que voltar aos anos 90, onde as fontes de alimentação dos PCs, principalmente, ainda estavam engatinhando na tecnologia. Elas eram ainda bem rudimentares e sensíveis a qualquer variação de tensão elétrica.
Então, eram usados os estabilizadores, para que as alterações na tensão elétrica fossem “corrigidas” por ele e chegasse uma energia mais próxima do ideal na fonte e assim, não danificá-la.
Hoje o cenário mudou. As fontes dos equipamentos evoluíram muito e trabalham com um sistema que chamamos de “full range”. Isso possibilita que algumas delas funcionem muito bem em tensões elétricas entre 90 e 240 V.
Veja só algumas fotos de fontes de PS4, PS5 e PC:
Note pelas imagens que as fontes do PS4, PS5 e PC trabalham em tensões elétricas entre 100 a 240V, o que dispensa a correção que o estabilizador precisaria fazer. Ou seja, ele se tornou dispensável.
“Ah, mas então eu não poderia usar para redobrar os cuidados?”
Não, e vamos te explicar alguns motivos:
Ultrapassado
Se as fontes evoluíram com o passar dos anos, o estabilizador não. Ele continua com a mesma construção interna ultrapassada. Vejamos um diagrama abaixo:
Os estabilizadores ainda usam transformadores com relés responsáveis por selecionarem as “melhores combinações” para que a tensão de saída seja próxima do ideal, ele quem faz aqueles “TLECs” que ouvimos.
O problema é que essa seleção demora cerca de 8 a 9 milissegundos. No período dessa troca de uma posição para a outra, o equipamento que está conectado na saída do estabilizador fica sem energia.
Pode parecer pouquíssimo tempo, mas imagine isso acontecendo centenas de vezes por dia?
Uma máquina de produção de surtos elétricos
Além de deixar de alimentar o equipamento como explicamos, essa troca de posição dos relés causa surtos de tensão a todo momento, como a passagem de correntes elétricas de valores BEM mais altos que o ideal para a fonte.
Tudo isso vai drenando a vida útil dos equipamentos que você liga no estabilizador.
Ligar um PS4, PS5 ou PC gamer em estabilizador é como colocar uma Ferrari amarrada a um trator.
Troque o estabilizador no videogame pelo iCLAMPER
Para evitar problemas graves com seus consoles, a solução de melhor custo-benefício e com resultados imediatos está na linha de produtos da CLAMPER. A marca oferece o mais avançado em filtros de linha e difere dos outros modelos do mercado devido ao uso de tecnologia DPS.
Com uma construção mais robusta, que aumenta sua durabilidade, a proteção dos dispositivos da linha iCLAMPER é feita pela utilização DPS de alta qualidade, que drenam os surtos antes de atingirem seus eletrônicos. Além disso, as opções de Filtro de Linha somam esta proteção a um sistema de filtragem de ruídos e a proteção contra sobrecorrente.
Com isso, utilizar as soluções CLAMPER é proteção certa contra picos de energia e outros problemas na rede elétrica. O portfólio da marca possui produtos voltados para diversas conexões, incluindo itens projetados para menores espaços (iCLAMPER Pocket Fit) e para mais conexões (iCLAMPER Energia 8).
Todas essas sugestões trazem um bom retorno em investimento para gamers com setups robustos ou para quem deseja apenas garantir a segurança de poucos equipamentos. Essa proteção contra falhas elétricas é ideal para estender a vida útil do PS4 e PS5 e obter diferenciais únicos no mercado.
Acesse a loja virtual da CLAMPER através deste link e fique por dentro do melhor quando se fala em combate a problemas elétricos e na durabilidade de consoles, equipamentos de alto desempenho e dispositivos periféricos.
Aviso de Transparência
Este é um conteúdo desenvolvido em parceria com a CLAMPER.