Tudo Sobre

[Curiosidade] Por que o PlayStation 4 ‘estala’ mesmo desligado?

Mistério resolvido!

por Tatiane Inês
[Curiosidade] Por que o PlayStation 4 'estala' mesmo desligado?

Quem nunca ouviu estalos vindos do PS4 ou de outros equipamentos eletrônicos, mesmo que desligados?

Na verdade, isto é bastante comum, fazendo com que recebamos dezenas de questionamentos perguntando se este ‘comportamento’ é normal ou se algum espírito maligno tomou posse do console. E a resposta é….não. Seu amado videogame não está sob os domínios do ‘encardido’ ou com qualquer outro problema. Dois fatores explicam: temperatura e eletricidade.

Chega mais, venha saber mais desse assunto conosco!

Temperatura

O PS4 aquece, você sabe disso. Durante seu funcionamento, em virtude da temperatura, algumas peças sofrem uma pequena dilatação (aumentam de tamanho em razão do calor).

Quando você termina de jogar e desliga o console, ele começa a perder calor, com isso os componentes começam a regredir para suas formas originais. Neste processo, eles podem emitir ruídos. Então, os “estalos”.

Eletricidade

Você já levou um pequeno ‘choque’ ao seu aproximar de alguém? Pois bem, isso acontece em virtude dos elétrons e prótons dos nossos corpos.

Quando um dos corpos está com uma carga de elétrons maior que a do outro, ao se aproximarem, ocorre uma transposição de cargas negativas a fim da estabilização.

  • Relembre as aulas de Química: prótons (positivo) | elétrons (negativo). Para que um átomo seja estabilizado, ele precisa completar sua última camada (camada de valência) com oito elétrons. Então, o átomo que possui menos elétrons em sua última cada, ‘doa’ para outro, para que este fique estável.

É este movimento de cargas negativas que causa essa estranha sensação de choque.

1
Composição básica de um átomo – Fonte: Etelg

O que isso tem a ver com o PS4? Bem, algo parecido acontece com os equipamentos eletrônicos. Eles podem ficar ‘sobrecarregados’ de elétrons, o que ocasiona essa eletricidade dinâmica entre outros que possam ficar na mesma estante, gerando os pequenos ruídos que ouvimos.

Meu console corre perigo?

De maneira alguma. São processos que podem ser considerados naturais e acontecem com a maioria dos equipamentos de uso contínuo.

No entanto, desligar o videogame da tomada após o uso é importante para ficar livre de problemas como descargas atmosféricas e outros problemas ocasionados por surtos de tensão.

Mas esta questão não é uma exclusividade dos consoles. Antes de ter um PS4 ou qualquer outro videogame, você já deve ter notado barulhos parecidos na estante onde fica a TV, modem, receptores diversos, entre outros equipamentos eletrônicos. Isto porque todos estes dispositivos estão suscetíveis a este tipo de reação.

Esta matéria foi útil? Comente se suas dúvidas foram esclarecidas sobre o assunto. Caso outros mistérios que julgar importante, deixe nos comentários.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.