[PES 2017] Construindo uma formação tática vencedora
PES 2017 continua mostrando grande flexibilidade no que diz respeito às configurações do plano de jogo. Você, caro leitor do Meu PS4 que já nos acompanha a algum tempo, deve se lembrar do artigo de formação tática que fizemos com o PES 2016. Novamente, com a colaboração de Renan Cruz (Pro Player de Pro Evolution Soccer), trazemos para vocês estas super dicas! 🙂
Glossário das posições dos jogadores
- SS – Second Striker – SA -Segundo Atacante;
- CF – Counter Forward – CA – Centroavante;
- AMF – Attacking Midfield – MAT – Meia-atacante;
- CMF – Center Midfield – MLG – Meia-central;
- DMF – Defense Midfield – VOL – Volante;
- LMF/RMF – Left/Right Midfield – MLE/MLD – Meia Lateral Esquerdo/Direito;
- CB – Center Back – ZC – Zagueiro;
- GK – Goalkeeper – Goleiro.
Antes de qualquer formação, o ideal é estudar a escalação, saber onde joga e pode jogar cada atleta, para que possa extrair o maior potencial possível da sua equipe.
- GK – NAVAS: Não é o melhor, mas é um goleiro que passa muita segurança. Os pontos fortes dele são a agilidade e a saída de bola.
- ZC / LD – RAMOS: Um dos zagueiros mais completos do jogo, joga como zagueiro e lateral tranquilamente, é aquele que você sabe que pode confiar.
- ZC – PEPE: Rápido e forte, ideal para fazer a cobertura.
- ZC – VARANE: Outro zagueiro rápido e forte, excelente também em jogadas aéreas.
- VOL – CASEMIRO: Muito bom jogador de contenção, era pra ser um dos melhores volantes do jogo, mas ainda sim possui stats aceitável e confiável para liderar a frente de zaga de qualquer time.
- VOL / MLG – KROOS: Um dos pontos chave de qualquer tática tem que ser os homens de ligação e Kroos dispensa comentários neste quesito: sabe jogar como volante e como meia de ligação. Se o player souber extrair todo o seu potencial. pode se tornar um dos principais homens do esquema. Toda a jogada construída por este jogador sempre tem fortes possibilidades de gol.
- MLG – MODRIC: Um dos melhores meias do jogo, juntamente com Kroos, faz esse time respirar, dando qualidade e velocidade na criação de jogadas. Além disso a habilidade de “chute de longe” faz de Modric uma excelente opção de homem surpresa em jogadas ofensivas.
- MAT – JAMES: Excelente MAT, possui grande capacidade de criação e finalização de jogadas.
- SA – BALE: Este jogador, sem dúvidas, pode se tornar a válvula de escape em qualquer tática do Real. Devido a sua velocidade e a habilidade de “cruzamento preciso”, qualquer vacilo pode gerar não só cruzamentos mortais, mas também finalizações.
- SA / CA – BENZEMA: Grande atacante para começar jogando, sempre perigoso finalizando. Apesar de preferirmos o Morata, escalamos ele no primeiro tempo, já que o espanhol possui habilidade de “super substituto”.
- CA – RONALDO: Melhor jogador do game e dispensa comentários, mas para resumir, ele tem velocidade, chute, impulsão e cabeceio. Jogador mais completo do jogo.
Time: Real Madrid
Usa formação fluída? Sim e não.
Esquema: 3-4-3 (Esquema base)
Formação Tática
Variação 1 (meio campo menos povoado)
Variação 2 (meio campo povoado)
Por que utilizar esta tática?
Um bom desenho tático depende de muitos fatores: antes mesmo de defini-lo, você tem que saber escalar o seu time. Não adianta você ter um desenho ofensivo com uma escalação mais defensiva.
Muitos jogadores acabam se perdendo no meio do caminho entre equilíbrio defensivo e ofensivo. O desenho que utilizamos baseia-se em ter posse e uma pressão ofensiva no campo de defesa adversário, redefinindo o termo defesa, de forma que os atacantes são os primeiros zagueiros.
Veremos a seguir a diversidade que um desenho pode te proporcionar.
Saída de bola
Esquema: 3-4-3
Formação Tática
Variação 1 (meio campo menos povoado)
Variação 2 (meio campo povoado)
Observação: Não Fluída
Por que utilizar esta tática?
Em uma formação fluida, teremos que lembrar que o desenho base não pode ser mudado drasticamente. Caso seja, você automaticamente terá menos poder ofensivo, inclusive isso é um grande problema, já que geralmente mudanças drásticas de posições causam maior cansaço dos jogadores.
Assim, nos últimos 20 minutos de partida o time tem que se segurar, devido a falta de condições físicas dos seus atacantes, e é aí que está o segredo.
O uso das variações vai depender muito da tática do adversário. Caso você visualize que ele joga mais com lançamentos longos, a utilização da variação 1 é interessante, pois te dará maior quantidade de jogadores marcando a saída de bola, complicando a criação desse tipo de jogada.
Se o adversário tiver uma maior posse de bola, o interessante é mudar para uma variação com mais homens de meio campo, principalmente para proteger a saída do falso lateral (Sérgio Ramos).
Com Posse de bola
Esquema: 3-4-3
Formação Tática
Por que utilizar esta tática?
Sim meus amigos, não foi um erro, o Sérgio Ramos está como lateral. Por que o Ramos de lateral ? Vários jogadores preferem marcar por zona, se for por zona ele será eficiente e se for homem a homem será essencial muitas vezes colocar marcação individual no CF ou os laterais em seus SS.
O lateral irá funcionar como válvula de escape, e por ser um zagueiro ele não irá ter tendências ofensivas, assim só apoiando quando realmente necessário. Mas, se não se sentir seguro, poderá continuar como zagueiro, pois o lateral é apenas uma opção ofensiva.
Instruções avançadas
Resolvemos falar sobre as instrução avançadas antes de falar sobre os parâmetros ofensivos e defensivos, pois achamos que essa questão é mais pessoal do jogador, devido ao tipo de abordagem em relação ao adversário. Se você quer uma zaga um pouco mais plantada, utilizará a instrução “defesa recuada”. Se gosta de marcar um pouco mais a frente, o ideal seria apenas mexer na barra de equilíbrio para -1. Assim, o time se comportará apenas como contra-ataque.
Outra instrução que gostamos bastante, é a de “pivô contra-ataque”, que deixa o seu CF mais plantado, ideal para quem joga com homem de área, aqueles mais lentos.
Instrução ofensiva interessante é a do tiki-taka, mas não irá adiantar se você tem tendência a jogar com lançamentos e cruzamentos, pois devido a muita aproximação os jogadores, tendem a sair um pouco mais da área para buscar jogo.
Parâmetros de Ataque
- Estilo ofensivo: “Retenção de bola no ataque”. Considerando que seu estilo é jogar com posse de bola, garante um apoio para tabelas rápidas, sem dar muitos espaços entre as linhas de ataque e defesa. Se você optar por utilizar “contra ataque rápido”, o ideal será colocar menos barras de apoio ao jogador, justamente para não desequilibrar as distancias de linhas, pois o conceito da tática é a base de compactação e posse.
- Provocador: “Passe curto”, o que garante maior aproximação dos jogadores a quem está com a bola.
- Área de ataque: “Ampla”, pelo fato da tática se concentrar no jogo com os meias, o ideal é fazer com que eles participem um pouco mais abertos, para os atacantes fecharem um pouco mais.
- Posicionamento: “Flexível” para maior dinâmica dos jogadores. Com o crescimento de jogadores com marcação individual, é a forma mais interessante de criar mais jogadas.
- Alcance do apoio: 8, pois, como dito antes, o estilo dinâmico pede uma movimentação maior. Em versões interiores, utilizávamos um alcance menor, mas geralmente por que era usado um estilo ofensivo, com contra ataque rápido.
Sem Posse de Bola
Esquema: 3-4-3
Observação: Apresentaremos 2 possíveis variações defensivas, já que, devido ao fato de cada jogador ter seu próprio estilo de jogo, quanto maior o número de possibilidades, mas poderá ajudá-lo a chegar a uma formação competitiva.
Formação Tática
Variação 1
Variação 2
Por que utilizar esta tática?
- Variação 1: Recomposição baseada em recuar um pouco os SS, e transformar seus AMF em CMF para que o time fique compactado, a ponto do time adversário ter que girar um pouco mais a bola para passar das linhas, permitindo, assim ganhar tempo para se recompor com sucesso.
- Variação 2: Quase uma retranca total, seria mais eficiente para um fim de jogo em que seu time está cansado e, sendo um pouco mais pressionado, os SS abririam como meias e deixaria o restante para tomar conta da zona central do campo.
Parâmetros de Defesa
- Estilos defensivos: “Retranca” – usamos este estilo para uma recomposição defensiva mais rápida, de forma que os meias se aproximem o quanto antes da segunda linha defensiva;
- Área de contenção: “Ampla” – como falamos anteriormente, este estilo proporciona uma possibilidade de marcação por zona, e maior qualidade de recomposição;
- Pressão: “Agressivo” – Te facilita antecipar passes em uma marcação por zona, de forma que o zagueiros estejam sempre próximos ao atacante.
- Linha Defensiva: 6 – usamos este valor, porque é quase um meio termo entre agredir e fazer apenas a sombra para a cobertura. Mas vale ressaltar que pode ser um número maior ou menor, dependendo da distância das linhas de defesa e ataque. O ideal, é não deixar tanto espaço entre as linhas.
- Densidade: Variável entre 5 e 8 – vai depender da sua observação em relação a tática do adversário, se ele vai atacar pelas pontas ou pelo centro.
(EXTRA) Variação ataque total
Esquema: 3-3-4
FormaçãoTática
Variação 1
Variação 2
Por que utilizar esta tática?
Está perdendo o jogo ?
Não perca o controle, avance, mas não tanto assim. Tentar utilizar jogadores mais a frente é sempre um grande risco, utilizamos essa forma para não perder totalmente o equilíbrio entre ataque e defesa. Poderemos observar que a zaga continua a mesma. A diferença é que, ao invés de termos 3 meias mais ofensivos, teremos um quarto homem na linha de atacantes. O ideal seria mudar o parâmetro defensivo para pressão a frente.
A segunda opção é uma proposta mais avançada de segunda variação, apresentada logo no começo da matéria. Modric avança para ser um meia atacante, e o Kroos um homem de ligação. Se estiver muito fechado pelo centro, o ideal seria abrir o Bale como PTD para jogadas de cruzamento, já que o mesmo possui habilidade de “cruzamento preciso”.
E aí, gostaram de nossa formação tática? Experimentem e compartilhem com a gente! 🙂
Veja também: