Persona 3 Reload: Episódio Aigis – A Resposta prova que mesmo a beleza pode cansar
Conteúdo de expansão do game traz história emocionante e esclarecedora, mas diante de um loop que parece não ter fim
Mais de 25 anos depois de seu lançamento original, a história de Aigis retorna à série de jogos Persona em sua melhor forma. Integrada ao Persona 3 Reload, o DLC introduzido em FES recebe o mesmo tratamento do remake — tanto em termos visuais quanto gráficos.
Fãs de longa data da franquia já estão acostumados com os Protagonistas, que normalmente estão envoltos em mistérios e não possuem tramas muito claras. Mas desta vez, os jogadores experimentarão o arco da bem estabelecida androide, mas com detalhes inéditos.
Diferentemente de Persona FES, quando o epílogo foi oferecido em conjunto com o jogo base, a versão de Persona 3 Reload está travada ao Passe de Expansão. E não só isso: o complemento custa R$ 187,90 — quase o preço do game completo em promoção.
A linda e emotiva jornada de Aigis pela resposta
Episódio Aigis – A Resposta ocorre logo depois dos eventos de Persona 3 Reload, com o salto temporal de alguns poucos meses. O desaparecimento do Protagonista deixa um branco profundo no S.E.E.S., enquanto o mundo segue lembrando da Síndrome da Apatia.
Constantemente, os amigos do herói se lembram da batalha contra a Hora Sombria, mas rastros deixados pela Strega parecem tirá-los do conforto. Assim, eles permanecem juntos, à medida que buscam uma forma de seguir suas vidas longe das Sombras.
A mais afetada por tudo isso é Aigis, que por ser um androide parece lutar para entender seus sentimentos. Logo ela se encontra em uma depressão por não ter mais a razão de sua vida ao lado. Porém, tudo muda quando uma anomalia — e alguém — aparece no dormitório.
No subsolo, uma nova região afeta o tempo e faz com que o S.E.E.S. reviva o dia 31 de março sem parar. Chamada de Abismo do Tempo, a região se abre infinitamente em direção às profundezas e parece ter todas as respostas que a equipe precisa.
Como se não bastasse a anomalia, uma segunda androide aparece no dormitório, afirmando ser a irmã de Aigis: Metis. E agora, diante de um propósito misterioso, ela se junta aos seus novos companheiros para perseguir sombras que se escondem na escuridão.
O braço esquerdo de Persona 3 Reload
Episódio Aigis funciona como o braço esquerdo de Persona 3 Reload, sendo um epílogo profundo e emocionante, mas sem o mesmo brilho do jogo completo. Isso não necessariamente é um ponto negativo: a história do DLC é muito boa e chega de esclarecimentos.
Todo o conteúdo é legendado em português do Brasil e dublado em japonês ou em inglês. Porém, o salto visual em comparação com o material original é enorme. As animações in-game são incríveis, assim como efeitos mais básicos, como expressões, pele e cabelo.
Enquanto isso, o DLC de Persona 3 Reload traz cenas em formato de anime muito bem construídas e dinâmicas. Elas conversam de forma eficiente com o conceito do jogo, aliando-se à bela trilha sonora (novidade??) e aos eventos sensivelmente respeitosos.
Episódio Aigis não chega a ser braço direito por problemas pontuais, como perda de ritmo em relação ao jogo base. Com mais gameplay e menos eventos narrativos, a expansão se torna cansativa a partir de certo ponto e passa a sensação de que poderia ser enxugada.
Mais desafiador, mas menos consistente
A conversão de vários arcos narrativos para apenas um é prejudicial para a expansão de Persona 3 Reload. Sua campanha consiste em explorar as profundezas do Abismo do Tempo da mesma forma em que se atravessa o Tártaro: andares, Sombras, tesouros e chefes.
Desde o primeiro combate conta boss, já há como perceber que a expansão é levemente mais desafiadora. As lutas, mesmo contra inimigos simples, demoram um pouco mais e dão a impressão de quebra-cabeças: é importante planejar cada passo.
Explorar pontos fracos das Sombras e gerenciar a mana continuam sendo ações essenciais para a sobrevivência. Além disso, os inimigos são menos previsíveis e mais inteligentes, pois eles sabem atacar as vulnerabilidades do S.E.E.S.
Porém, a repetição do gameplay parece não ter fim. Basicamente, você desce alguns andares e encontra fragmentos de memória de um dos membros da equipe. Em intervalos, há algumas curtas interações entre Aigis e Metis, assim como recompensas de mecânicas.
Mas a perda de ritmo é notável. Como a campanha do game pode levar mais de 18h para ser concluída, é praticamente impossível não se sentir frustrado depois de jogar quase 10h e perceber que você continua na metade.
Nesse aspecto, Persona 3 Reload: Episódio Aigis – A Resposta se torna quase dispensável e agrega muita profundidade, mas a um preço que parece puro desperdício de tempo. Esses intervalos entre zonas poderiam ser preenchidos com mais CGIs e atividades.
Episódio Aigis – A Resposta pode ser muito para seu bolso
Saindo por quase R$ 200 caso você já tenha a versão Standard de Persona 3 Reload, Episódio Aigis – A Resposta adiciona muitos conteúdos, mas com uma baixa variedade. Quase tudo do jogo base está lá, mas a ausência de animações e de atividades faz falta.
Não há como negar que os visuais estão lindíssimos e aparentam serem melhores que os do jogo base. É uma experiência muito agradável e leve em termos gráficos, em especial para quem curte observar os detalhes e apreciar os ricos modelos de personagens.
Infelizmente o loop do gameplay é frustrante e se torna nítido após poucas horas. Algo bonito vira cansativo, principalmente se for jogado em sequência logo depois de concluir a história do Protagonista. São muitas horas para dedicar e sem senso de recompensa.
O DLC inclui novas armas e equipamentos, itens cosméticos, habilidades de Teurgia, eventos inéditos e zonas de combate totalmente reformuladas. Concluir tudo no conteúdo pode render mais de 30h de jogabilidade.
Persona 3 Reload: Episódio Aigis – A Resposta está disponível para PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series e PC.