Especial em Parceria

Saiba como traçar a estratégia perfeita no PES 2017

por Redação
Saiba como traçar a estratégia perfeita no PES 2017

*Este artigo foi desenvolvido em parceria com a Konami.

PES 2017 definitivamente vai muito além das quatro linhas. Não basta usar os passes e chutes precisos o game de futebol da Konami para vencer – é preciso saber o que fazer na “prancheta” para vencer os adversários mais habilidosos.

Provavelmente você já se perguntou o que poderia estar faltando para conseguir aquela sonhada vitória. A resposta para esta pergunta é simples: sair da zona de conforto e explorar todas as opções tática que o plano de jogo do PES 2017 pode te oferecer e todas as “armas” que seu time tem para aplicar dentro de campo.

Altere sua formação

Muitas formações táticas diferentes estão disponíveis para que você possa adequar seu time ao seu estilo de jogo ou às condições da partida em determinado momento. Para isso, entre em “Táticas pré-definidas” e depois em “Alterar formação”.

Se você já manda bem na defesa, é interessante adotar formações mais Ofensivas, como 4-4-2 ou 4-3-3, o que vai facilitar para que você tenha mais opções de ataque na hora de chegar ao gol. Em situações de desvantagem no placar, também será necessário usá-las para buscar o gol (ou gols) do empate.

Por outro lado, se você ainda está se aperfeiçoando na marcação, é importante utilizar formações defensivas como, por exemplo, 5-4-1 ou 4-5-1. Estas estratégias também serão muito úteis para segurar um resultado a seu favor. Não esqueça que, à medida que você for ficando mais experiente na defesa, comece a alternar para as formações mais ofensivas.

Mas a dica mais importante é sempre dar apoio ao ataque. Não adianta ter apenas um jogador isolado no campo ofensivo se ele ficar sem opções para passar a bola. Seja qual for sua formação, garanta que poderá fazer jogadas coletivas objetivas em direção ao gol adversário.

pes-2017-alterar-formacao

Ataque de formas diferentes

Dentro das Táticas pré-definidas, também estão à sua disposição as Instruções Ofensivas, que te permitem moldar seu time à sua forma de atacar. Eis as opções:

  • Estilos ofensivos: escolha entre jogar no contra-ataque (ótimo para situações de vantagem no placar) ou com retenção de bola no ataque, na qual os jogadores tentam manter a posse de bola em situações de pouco espaço no time adversário.
  • Provocador: aqui você pode definir se vai focar em passes curtos que permitam abrir espaços na formação do adversário, ou passes longos, nos quais seus jogadores vão tentar encontrar oportunidades para lançamentos.
  • Área de ataque: escolha “Ampla” para privilegiar ataques pelas laterais, ou “Centro” para focar em ataques pelo meio. Neste caso, a melhor escolha vai depender de quais jogadores do seu time são mais eficientes na corrida: os laterais ou os jogadores de meio-campo.
  • Posicionamento: você prefere manter a formação definida na estratégia ou torná-la flexível, possibilitando que seus jogadores alternem posições e façam inversões? Embora a segunda opção seja tentadora no sentido de confundir o adversário, use-a com cuidado: seus jogadores podem cansar mais rápido.
  • Alcance de apoio: quanto menor o nível que você escolher, mais próximos seus jogadores vão ficar um dos outros. A sua escolha, neste caso, vai depender se você deseja focar em passes curtos ou em lançamentos a longa distância.

pes-2017-instrucoes-ofensivas

Defenda-se de forma diferente

As Instruções Defensivas também compõem o menu de Táticas pré-definidas. Veja como cada uma delas influencia no seu tipo de jogo:

  • Estilos defensivos: escolha Retranca para que seu time volte rapidamente a se defender caso perca a posse de bola, ou pressão na frente para tentar tomar a bola novamente ainda no campo de ataque do adversário. Mas cuidado – a segunda opção gera ótimas oportunidades, mas pode desgastar seus jogadores ofensivos com mais rapidez!
  • Área de contenção: define onde seu time vai concentrar a defesa: Ampla, para forçar seus adversários a se deslocar para as laterais, ou Meio Campo para forçá-lo a jogar pelo centro do campo.
  • Pressão: escolha entre Tradicional ou Agressiva. Defendendo agressivamente, a pressão sobre o adversário será maior, assim como as chances de tomar a bola, porém seu time poderá cansar mais rapidamente, portanto use com moderação.
  • Linha defensiva: quanto maior o nível, mais adiantada ficará sua defesa, o que pode colocar os adversários em posição de impedimento, mas aumenta o risco de a defesa sofrer com passes em profundidade.
  • Densidade: aumente o nível para tornar seu time mais compacto. Níveis maiores tornam o time mais vulnerável nas laterais, seja cuidadoso.

pes-2017-instrucoes-defensivas

Instruções avançadas

Essa função é uma das maiores novidades do PES 2017 em termos táticos. É possível escolher até duas estratégias ofensivas e duas estratégias defensivas, que podem ser ativadas e desativadas a qualquer momento durante a partida. Para isso, basta manter L2 pressionado e apertar o direcional para cima ou baixo (opções de ataque) ou direita e esquerda (opções de defesa). Ao iniciar a partida, as opções escolhidas estarão ligadas por padrão. Para o ataque, são sete opções:

  • Tiki-taka: a famosa estratégia de ataque que consagrou o Barcelona consiste em priorizar os passes. Para isso, sempre que um jogador seu tiver com a posse de bola, outro companheiro se aproximará para criar opções de passe. Use esta estratégia sem pensar duas vezes – é a melhor para manter o controle da bola, um verdadeiro diferencial neste PES.
  • Falso 9: esta opção permite que seu centroavante recue com frequência para receber passes e parta para o ataque. Somente utilize se seu time tiver um atacante que demore para ficar cansado.
  • Alvos de cruzamento: opção voltada para focar seu ataque nos cruzamentos. Faz com que os atacantes se posicionem na frente do gol adversário para aguardar uma boa oportunidade de cabecear. Ótima estratégia se você tiver atacantes altos em seu time.
  • Falso lateral: faz com que os laterais deixem sua posição natural e tornem o meio de campo mais denso. Esta opção pode deixar suas laterais vulneráveis, não a use se seus laterais não forem muito habilidosos. É ideal, porém, para quem prefere trocar bola no centro do campo e não gosta de apostar e cruzamentos.
  • Rotação de Alas: quando um jogador estiver com a posse de bola no campo de ataque, na lateral, outro jogador vai aparecer para dar opção de passe. O jogador deslocado vai ser substituído por outro, criando a “rotação”. Estratégia crucial para a retenção da posse de bola.
  • Lateral ofensivo: para quem gosta de usar os laterais como principal arma de ataque sem deixar a defesa desguarnecida. Os laterais vão subir, enquanto os meias vão cuidar da defesa e os alas ficarão na cobertura. Estratégia mortal se usada em conjunto com os “Alvos de cruzamento”.
  • Preso às laterais: em vez de ocupar o meio, todos os jogadores dos cantos do campo vão para as laterais, despovoando a região central. Ideal para quem prefere atacar de forma descentralizada.

Conheça agora as cinco opções defensivas

  • Marcação pressão: seus jogadores marcarão os adversários mais de perto do que o normal, o que possibilita tomar a bola com mais facilidade. Evidentemente, pode deixar espaços indesejáveis na sua defesa por isso. Use com moderação.
  • Defesa recuada: com esta opção, seus jogadores jogarão mais recuados, a fim de evitar lances em profundidade (a famosa retranca). Por outro lado, seu time ficará mais vulnerável a trocas curtas de passe.
  • Invadir a área: fará com seu time se concentre em frente ao gol, sempre que o time adversário atacar pelas laterais. Ao usar esta opção, cuidado com os chutes de longa distância.
  • Pivô contra-ataque: ativando esta opção, seus atacantes ficarão próximos à grande área do adversário, praticamente não voltando à defesa para recuperar a bola. A vantagem aqui é que seus atacantes cansarão mais lentamente, embora ficarão sem apoio na frente.
  • Pressão ofensiva: pressione seus adversários em seu próprio campo e tente tomar a bola rapidamente. Muito bom em situações de desvantagem no placar, porém faz com seus jogadores fiquem cansados mais rápido.

pes-2017-instrucoes-defensivas

São muitas opções, não é mesmo? As possibilidades são imensas, o que vai exigir bastante dedicação para dominar tudo que explicamos. Mas garantimos que todo o aprendizado vai valer muito à pena. Saber qual tática usar em determinada situação faz diferença e ajuda – e muito – a chegar a vitórias antes impensáveis contra seu amigo fera no controle. Aproveitem! 🙂

Confira outros tutoriais: