Especial em Parceria

[PES 2017] Conheça as opções de chute e melhore seu placar

por Redação
[PES 2017] Conheça as opções de chute e melhore seu placar

*Este artigo foi desenvolvido em parceria com a Konami.

PES 2017 está completando dois meses de vida e trouxe uma jogabilidade ainda mais refinada do que seu antecessor. Mesmo com as novidades que são apresentadas aos jogadores ano após ano, os velhos fundamentos jamais deixam de ser essenciais para encurtar o caminho para a vitória.

Dentre estes fundamentos, nada mais justo do que destacar os chutes e suas variações. Uma vez conhecendo todas as opções que você pode utilizar, com toda certeza aumentará suas chances de sempre estar em vantagem no placar.

Chute Normal

Para chutar ao gol, basta apertar o bom e velho quadrado. O chute possui uma barra de força, que enche à medida que você mantém o botão pressionado. Quanto mais cheia a barra, mais força e altura ganhará o chute.

Com o analógico (ou direcional, dependendo de sua configuração de controle), você escolhe a direção deste chute. Caso queira chutar no meio do gol, basta deixar o analógico neutro.

A força e a precisão deste chute vão depender das estatísticas de cada jogador. Jogadores com chute forte têm mais chances de provocar rebotes nas defesas, portanto esteja preparado para aproveitar as oportunidades.

Apenas lembre-se que uma barra totalmente cheia vai quase sempre acertar a arquibancada, e não as redes do time adversário, portanto vá com calma! Esse chute é o melhor, caso tiros de longa distância sejam sua opção.

pes-2017_alex

Chute com precisão

Caso você queira um chute mais preciso, porém com menos força, é preciso segurar o R2 simultaneamente ao chute. Chamado de “chute colocado”, é uma ótima opção quando o jogador não está posicionado totalmente de frente para o gol.

Alguns jogadores são capazes de chutar a bola com uma curva mortal, indefensável até para os melhores goleiros. Mas a longa distância não é o único trunfo desse chute – cara a cara com o goleiro a precisão vale mais que a força, então use o R2 para colocar a bola no cantinho, sem chances de defesa.

Chute por cobertura

Principalmente quando resta apenas o goleiro adversário como último recurso para evitar o gol, é comum que ele rapidamente venha de encontro ao atacante, visando diminuir os espaços para o chute. Em outros casos, há goleiros desprevenidos que se afastam demasiadamente do gol.

Estes tipos de situação são perfeitos para que você possa efetuar um chute de cobertura e deixe o goleiro a ver navios. É só segurar o L1 ao chutar, e o jogador realizará a famosa “cavadinha”.

Mas cautela é tudo ao usar esse chute! Força de menos e a bola vai direto para as mãos do goleiro. Um mínimo exagero e pronto, a pelota sobe e se perde na linha de fundo. Esse é um chute que deve ser usado como recurso, e não como firula!

pes-2017-cavadinhas

Pé e posicionamento

Assim como na vida real, cada jogador tem o pé principal, ou seja, o pé com qual o jogador chuta melhor e com mais precisão. Ou seja, se o Messi (que é canhoto) está com posse de bola e você insiste em chutar com a perna direita, os resultados não serão tão bons.

Por isso é extremamente importante saber qual o melhor pé dos seus finalizadores – meio-campistas e atacantes, principalmente – e tentar favorecê-los na hora do chute.

O mesmo vale para o posicionamento do jogador. Um chute de longa distância com o jogador parado não sairá tão forte, mas se ele receber em velocidade para pegar de primeira, pode ter certeza que vai dar trabalho para o goleiro. Tudo isso conta!

pro-evolution-soccer-2017_messi

Não abra mão de treinar

O modo treinamento e os jogos de habilidade do PES 2017 não estão no jogo à toa. Use e abuse desse modos para que você domine não só os chutes a gol, como todos os outros comandos que o PES lhe oferece.

A idéia principal do aprendizado com o PES 2017 é que jamais você deve se dar por satisfeito. Sempre há algo novo para aprender e só a prática leva à perfeição. Aproveite os ensinamentos e boa sorte! 🙂

Confira outros tutoriais: