Listas

Nada é verdade, tudo é permitido: os 6 melhores jogos de Assassin’s Creed

O MeuPlayStation traz a "lista definitiva" da franquia da Ubisoft

por Vinícius Paráboa
Nada é verdade, tudo é permitido: os 6 melhores jogos de Assassin's Creed

Assassin’s Creed é uma das grandes franquias da indústria dos games. Até o momento, são 11 jogos lançados pela Ubisoft (o número aumentará para 12 com a chegada de Valhalla) com inúmeras tramas contadas. A empresa já reproduziu diversas eras da história humana, como a Renascença na Itália, a Inglaterra Vitoriana, a Revolução Francesa e até a Época Dourada da Pirataria.

Com tantos games da franquia fica a pergunta: qual é o melhor Assassin’s Creed? O MeuPlayStation mandou a questão no grupo oficial do Facebook e deixou os leitores decidirem. Ao todo, 1.418 pessoas votaram na enquete. Separamos então, os seis mais populares para integrarem a “lista definitiva”.

Fique com a classificação abaixo e lembre-se: Nada é verdade, tudo é permitido. Portanto, se seu game predileto não estiver aqui, isso não significa que seja necessariamente ruim.

6º lugar – Assassin’s Creed Brotherhood – 37 votos

Abrimos a lista com um peso pesado: Assassin’s Creed Brotherhood. O mestre assassino, Ezio Auditore da Firenze, parte para Roma com o objetivo de libertar a capital italiana da Ordem Templária. Ele tem como principal inimigo Cesare Borgia, que foi o responsável por atacar e destruir seu antigo lar, Monterregioni. Enquanto isso, no presente, Desmond Miles tenta descobrir mais informações sobre a Maçã do Éden.

Este foi o primeiro jogo da franquia a apresentar um modo multiplayer, além de melhorar drasticamente as mecânicas de combate do seu antecessor, Assassin’s Creed II. O título chegou em 2010 para PS3, Xbox 360 e PC.

Média no Metacritic: 90

5º lugar – Assassin’s Creed III – 45 votos

Assassin’s Creed III faz os fãs dizerem adeus ao herói Ezio e entrarem na pele do índio Ratonhnhaké:ton, também conhecido como Connor. A história se passa entre 1765 e 1783 na famosa Revolução Americana. O protagonista é praticamente o último assassino restante da região e precisa livrar a nova nação das mãos dos templários.

O título deu fim a uma das maiores “piadas” do universo da Ubisoft: o fato dos personagens não conseguirem escalar árvores. Como os protagonistas anteriores são mestres do parkour, a comunidade pegava muito no pé por conta disso.

Média no Metacritic: 85

4º lugar – Assassin’s Creed Origins – 78 votos

Origins imerge os fãs no antigo Egito, em um tempo no qual os assassinos ainda não existiam. Os jogadores seguem Bayek de Siuá, um medjai (alguém que resolvia problemas da sociedade) em luto com a morte do filho.

O game representou uma mudança drástica na jogabilidade da série. Com elementos de RPG, os fãs agora precisavam cumprir missões para encontrarem itens mais fortes e também aumentarem o nível do protagonista.

Média no Metacritic: 81

3º lugar – Assassin’s Creed II – 175 votos

O primeiro a gente nunca esquece, não é mesmo? Calma, sabemos que não se trata do primeiro jogo da franquia. Mas Assassin’s Creed II representa o começo da jornada do lendário Ezio Auditore da Firenze. Muitos o consideram o melhor título e não é pra menos: foram 9 milhões de cópias vendidas. Além disso, é o game da série com maior média no site Metacritic: 91.

A história começa com a família Auditore sendo acusada de trair a cidade de Florença. Por conta disso, Ezio, seu pai e seus irmãos são condenados à forca em praça pública. Apenas o protagonista escapa e acaba descobrindo suas origens assassinas. A partir daí, ele jura vingança e passa a ajudar seu tio Mario na luta contra os templários.

Média no Metacritic: 91

2º lugar – Assassin’s Creed Odyssey – 409 votos

Há quem diga: “Odyssey não é Assassin’s Creed!”. Isso, no entanto, não diminui sua popularidade entre os fãs. Para se ter uma ideia, superou as vendas de Origins em 50% ao retratar a bela saga dos irmãos Alexios e Kassandra na Grécia antiga.

O jogo de 2018 também representa um marco na franquia: é o primeiro a dar a opção para os jogadores selecionarem o gênero do personagem. Ao escolherem um homem, o protagonista será Alexios. A mulher, por sua vez, é Kassandra (escolha canônica, de acordo com a Ubisoft).

Média no Metacritic: 83

1º lugar – Assassin’s Creed IV: Black Flag – 604 votos

Com a medalha de ouro… Black Flag! A aventura de Edward Kenway pelo Caribe é adorada pelos fãs principalmente pela ambientação e pela jogabilidade marítima imersiva. No gameplay, os jogadores realmente vestem as roupas de um pirata e até cantam canções como navegadores.

Na história, o galês Kenway deixa sua esposa e promete que voltaria como um homem rico. Certo dia, ele rouba as vestes de um assassino, reúne uma tripulação e começa sua procura pelo Observatório, um local lendário onde reside um tesouro inimaginável. Obviamente, conforme a trama evolui, ele passa a perceber que seus atos precisavam de um propósito maior que o da riqueza.

Média no Metacritic: 88

E aí, caro leitor? O que achou da lista? Conte pra gente nos comentários!