Listas

Os 8 melhores JRPGs com vários protagonistas para você jogar no PlayStation

Histórias de impacto se multiplicam nestes JRPGs através das perspectivas de alguns (ou de vários) heróis

por André Custodio
Os 8 melhores JRPGs com vários protagonistas para você jogar no PlayStation

Histórias orientais normalmente são conhecidas pelas ricas mitologias e pelo foco no desenvolvimento dos personagens. E assim não é diferente nos games: os melhores JRPGs se destacaram por apresentarem jornadas cativantes não apenas de um, mas de vários heróis.

Além de renovarem nos sistemas de combate e na exploração, esses games ganharam ainda mais profundidade diante de perspectivas distintas. E por mais que cada uma dessas tramas seja motivada por razões diferentes, elas se complementam em ou ou mais aspectos.

Pensando nisso, separamos uma lista com os melhores JRPGs com múltiplos personagens principais para você conhecer. Eles estão disponíveis para várias gerações do PlayStation e certamente prenderão fãs por algumas horas.

Os melhores JRPGs com vários protagonistas para você jogar no PlayStation

Romancing SaGa 2: Revenge Of The Seven (PS4/PS5) — 79

Romancing SaGa 2 é um jogo onde você controla uma série de imperadores de Avalon, passando habilidades de um para o outro ao longo das gerações e tornando-os mais fortes com o passar do tempo.

JRPG com vários protagonistas, ele traz grandes alterações na jogabilidade a partir da troca de personagens e mostra como as escolhas de cada um deles afetam o destino do reino.

Romancing SaGa 2: Revenge Of The Seven
Fonte: Square Enix

Granblue Fantasy: Relink (PS4/PS5) — 80

JRPG de mundo aberto da popular série de luta, Granblue Fantasy: Relink expandiu bastante os conceitos originais da franquia. Com vários personagens jogáveis e muitas regiões a serem exploradas, ele é a experiência definitiva para quem curte gastar muitas horas.

Granblue Fantasy: Relink
Fonte: Cygames

Kingdom Hearts: Birth By Sleep (PSP) — 82

Kingdom Hearts: Birth by Sleep segue a jornada de três protagonistas, Terra, Ventus e Aqua, cada um com sua própria campanha que, ao serem completadas, desbloqueiam uma quarta história.

A versão Final Mix adiciona um Episódio Secreto sobre Aqua, enriquecendo ainda mais a narrativa e tornando o jogo um favorito na série, assim como o personagem, o potencial nome central da trama.

Kingdom Hearts: Birth By Sleep
Fonte: Square Enix

Octopath Traveler (PS4/PS5) — 83

Octopath Traveler permite que você experimente a campanha através dos olhos de diferentes personagens, cada um com sua própria história e motivos. Embora elas sejam bastante independentes, todas estão ligadas por um objetivo que fica claro apenas no final.

Octopath Traveler
Fonte: Square Enix

Live A Live (PS4/PS5) — 84

JRPG em pixel-art, Live A Live apresenta sete personagens em épocas distintas, inicialmente sem ligação aparente. Ao completar todos os capítulos, conexões entre as histórias ganham força e oferecem uma profundidade ainda maior para a trama.

Essa estrutura permite explorar mecânicas variadas e narrativas únicas, sem se preocupar com um único ponto de vista e evitando que os jogadores se prendam a estruturas tradicionais de combate por turnos.

Live A Live
Fonte: Square Enix

Tales of Arise (PS4/PS5) — 87

Tales of Arise foi bastante elogiado em seu lançamento para o PlayStation 4. Com uma história rica em missões principais e secundárias, o game se destacou por permitir experimentar pontos de vista de poderosos heróis.

Tales of Arise
Fonte: Bandai Namco

Like a Dragon: Infinite Wealth (PS4/PS5) — 89

Like a Dragon: Infinite Wealth se destaca por permitir que os jogadores vivenciem a história de duas perspectivas diferentes, acompanhando Ichiban Kasuga e Kazuma Kiryu.

Enquanto um personagem explora o Havaí, o outro permanece em Yokohama, mas em algum momento eles se encontram e adicionam camadas importantes para a campanha principal. A decisão da SEGA permitiu abraçar tanto veteranos quanto novatos na franquia.

Like A Dragon: Infinite Wealth
Fonte: SEGA

Final Fantasy 6 (PS4) — 92

Em Final Fantasy 6, apesar de a história ser contada de várias perspectivas, Terra Branford e Celes Chere são os personagens principais. Terra lidera o início da narrativa, com seus poderes mágicos sendo cruciais na luta contra o Império Gestahliano.

No ato final, o World of Ruin, Celes assume o protagonismo após a destruição causada por Kefka. A partir disso, ela deve explorar masmorras já conhecidas pelos jogadores e buscar seus companheiros desaparecidos.

Final Fantasy 6
Fonte: Square Enix

E para você, quais são os melhores JRPGs com vários personagens? Deixe suas recomendações nos comentários!