Os melhores jogos de Ratchet & Clank, segundo o Metacritic
O Lombax e seu amigo já passaram por poucas e boas em suas aventuras, mas qual é o melhor jogo?
A franquia Ratchet & Clank possui 13 jogos e um curta produzidos — isso sem contar com o novo jogo, Em Uma Outra Dimensão. Do PlayStation Portátil para o PlayStation 5, a dupla conquistou muitos fãs através dos anos, graças às suas aventuras.
Entre tantas histórias fica difícil dizer qual é a melhor, por isso, o MeuPlayStation listou, com base nas notas do Metacritic, qual delas merece o parafuso de ouro da série. Confira abaixo!
13. Ratchet & Clank: Full Frontal Assault (Metacritic: 64)
Também conhecido como QForce, o título apresenta o básico da franquia. Comédia, câmeras e controles com um novo jeito para se jogar, porém, não impressionaram a crítica.
Lançado durante a comemoração de 10 anos da franquia, o game foi bem mediano, de acordo com as opiniões dos usuários.
12. Ratchet & Clank: All 4 One (Metacritic: 70)
Juntar os vilões e os mocinhos para combater o mal sem nenhuma narrativa envolvida não foi a melhor das decisões tomadas pela Insomniac. Colocar Qwark e o Dr. Nefarious para lutarem ao lado do duo não caiu nas graças do público.
11. Secret Agent Clank (Metacritic: 72)
Clank sem o Ratchet? Sim, essa foi a ideia do jogo lançado para PlayStation Portátil. O agente secreto parte em uma aventura solo, buscando libertar seu amigo de um crime que não cometeu.
10. Ratchet & Clank: Into the Nexus (Metacritic: 76)
Mais um jogo que poderia ter sido bem melhor, Into the Nexus acabou ficando na promessa. Segundo a crítica, o game pecou em entregar uma narrativa mais original.
Cheio de repetições e com uma história bem curta, o vilão também não foi nada divertido de desafiar. Um jogo que “não ficou na memória”, segundo o site.
9. Ratchet & Clank Future: Quest For Booty (Metacritic: 76)
Sequência de Tools of Destruction, o título coloca a dupla em apuros em uma ilha do planeta Merdegraw. O Lombax e seu companheiro enfrentam aliens hostis e formam uma aliança com Rusty Pete.
A narrativa gira em torno da busca pelo tesouro do Capitão Angstrom Darkwater.
8. Ratchet: Deadlocked (Metacritic: 81)
Com grande ênfase nos combates e sem seu amigo Clank, a aventura solo do lombax seguiu uma abordagem semelhante à de Jak and Daxter (Naughty Dog).
Também conhecido como Ratchet: Gladiator, o jogo leva o protagonista a um torneio clandestino no qual muitos heróis têm de lutar por suas vidas.
7. Ratchet & Clank: Size Matters (Metacritic: 85)
Um dos poucos jogos que não foram desenvolvidos pela Insomniac Games e acabaram até surpreendendo. Produzido pela High Impact Games e publicado no PSP, o título teve Clank como foco.
Size Matters apresentou tudo que os fãs esperam em um jogo da franquia, com batalhas semelhantes às de Going Commando. A narrativa girou em torno do braço direito de Ratchet e contou com momentos bem emocionantes durante o desenrolar do game.
6. Ratchet & Clank (2016) (Metacritic: 85)
História cativante, uma jogabilidade ainda mais fluida e gráficos de primeira qualidade. A volta da dupla foi feita em grande estilo e resgatou a magia da série.
A fórmula da Insomniac ainda não deixou clara se este foi um remake ou reboot na série, mas divertiu e encantou seus fãs como se fosse a primeira vez. Aproveite e leia nossa análise!
5. Ratchet & Clank: A Crack in Time (Metacritic: 87)
Lançado exclusivamente para PlayStation 3 em 2009, “A Crack in Time” é considerado um dos melhores games da franquia. Além de focar em puzzles, o título trouxe uma grande diversidade de armas novas para o lombax utilizar.
4. Ratchet & Clank (2002) (Metacritic: 88)
O pai de todos, a história do lombax começou aqui. Ratchet e seu companheiro juntaram forças pela primeira vez para combater o vilão Chairman Drek, o devorador de planetas.
A jogabilidade divertida e a trilha sonora chamaram a atenção e deram todo o gás para as demais produções realizadas.
3. Ratchet & Clank: Tools of Destruction (Metacritic: 89)
A estreia da dupla no PlayStation 3 trouxe um grande upgrade nos gráficos e no gameplay. A série apresentou mais exploração e ficou ainda mais famosa entre os jogadores, de acordo com o site.
2. Ratchet & Clank: Going Commando (Metacritic: 90)
Esse foi o segundo jogo da franquia, que apresentou novidades nos armamentos e um sistema de nivelamento para cada uma delas. Consequentemente, a ação aumentou bastante durante o gameplay. Mais um título que fortaleceu a união do lombax e do robôzinho.
1. Ratchet & Clank: Up Your Arsenal (Metacritic: 91)
O jogo que apresentou o vilão Dr. Nefarious, se tornou um dos mais divertidos da franquia — para o Metacritic, o melhor deles. A intensidade do combate aumentou bastante, além das side-quests serem bem atraentes.
Quais desses jogos você mais jogou? Conte pra gente nos comentários!