Listas

Os melhores jogos de 2024, segundo o MeuPlayStation

Cada membro da redação do MeuPS seleciona seus três títulos favoritos de 2024

por Vinícius Paráboa
Os melhores jogos de 2024, segundo o MeuPlayStation

Estamos no último dia do ano. Este período de 365 dias chega ao fim, tendo sido empolgante para a indústria de games, afinal, muitos títulos chegaram e conquistaram os corações dos jogadores mundo afora. Dito isso, a equipe do MeuPlayStation também é formada por gamers, que listaram os melhores jogos de 2024.

Cada membro da redação selecionou seus três games favoritos do ano, sem estarem em uma ordem específica — não organizamos nenhum pódio, hein? Não há contagem de votos ou um GOTY definitivo. Apenas as opiniões distintas de nossos contribuidores, que servem como recomendações, para o caso de você não ter experimentado esses nomes.

Para efeito de curiosidade, se contássemos os votos, Astro Bot, Silent Hill 2 e Final Fantasy VII Rebirth seriam os “Game of the Year” (os títulos da Team Asobi, Bloober Team e Square Enix, respectivamente, foram citados quatro vezes, cada).

Vale também mencionar que certos nomes, como Shin Megami Tensei V e Dave the Diver, aparecem neste artigo. Eles foram contabilizados porque, embora já tivessem chegado a outras plataformas em anos anteriores, suas respectivas versões de PS5 foram lançadas em 2024. Então nada de espernear nos comentários, ok?

Enfim, sem mais delongas, vamos aos melhores jogos de 2024, para a redação do MeuPlayStation!

Os melhores jogos de 2024, segundo o MeuPS

Daniel dos Reis — CEO do MeuPlayStation

1

Astro Bot, Final Fantasy VII Rebirth e Stellar Blade

Três jogos, três experiências diferentes. Astro Bot foi o que me arrancou mais sorrisos e o que eu achei mais competente em ser um “jogo de videogame”. Rebirth é emocionante e não poderia ficar de fora, e Stellar Blade foi uma grata surpresa, apesar de ser um jogo que não inova em muitas coisas, mas faz tudo certinho.

Tatiane Inês — Gerente Operacional do MeuPlayStation

2

Helldivers 2, Astro Bot e Silent Hill 2

Helldivers 2 simplesmente me surpreendeu pela diversão, por trazer uma experiência coop simplesmente fantástica! Astro Bot é um jogo para ser feliz do começo ao fim (e ser desafiado muitas vezes também). Por fim, Silent Hill 2… Eu torci o nariz pelos trailers, mas o jogo funcionou muito bem no remake, trazendo toda aquela experiência aterrorizante, como se fosse a primeira vez na vida jogando SH2.

Thiago Barros — Editor-chefe do MeuPlayStation

3

Shin Megami Tensei V: Vengeance, Silent Hill 2 e Marvel Rivals

Apesar de 2024 não ter sido lá um ano daqueles pra muita gente, eu me diverti bastante com videogames nos últimos 12 meses. E o mais legal é que com experiências totalmente diferentes uma da outra. Primeiro, Shin Megami Tensei V, que me encantou num preview que fui convidado para fazer em Nova York e correspondeu às expectativas no jogo completo. Depois, Silent Hill 2, que joguei pela primeira vez e entendi o motivo de ser considerado um clássico. E, por último, meu favorito: Marvel Rivals. Fiquei viciado desde a beta e, assim que saiu a versão final, tenho jogado praticamente todo dia. Queria deixar uma menção honrosa pra Metaphor, que só não está na lista porque eu não terminei ainda.

Vinícius Paráboa — Editor do MeuPlayStation

4

Final Fantasy VII Rebirth, Dragon Ball: Sparking! Zero e Stellar Blade

Final Fantasy VII Rebirth é uma das experiências mais incríveis que já tive com videogame. Um mundo aberto tão vivo e incrível, personagens cativantes, uma história maravilhosa (e expandida em relação ao título original de PS1), minigames divertidos… Poderia passar horas comentando sobre tudo o que vivi com Cloud, Tifa, Aerith, Barret, RED XIII, Yuffie e Cait Sith. Irei apenas resumir dizendo que foi meu GOTY 2024.

Dragon Ball: Sparking! Zero me tomou de um jeito que não acontecia há anos. A última vez que isso ocorreu comigo foi em 2019, quando a Activision lançou Crash Team Racing Nitro-Fueled. Agora, a Bandai Namco retornou com a franquia Budokai Tenkaichi. O sentimento nostálgico preencheu minha alma e não pude deixar de sorrir um minuto sequer durante o gameplay. Incontáveis personagens jogáveis, arenas destrutíveis, combos alucinantes e, claro… o melhor anime de todos os tempos. O resultado da receita é saboroso.

Stellar Blade tem tudo o que me diverte em videogames. É uma espécie de hack n’ slash, onde a dificuldade não é absurda, mas também não é fácil — lembrando God of War nesse sentido. Batalhar contra os terríveis Naytibas é empolgante, ainda mais com a trilha sonora incrível composta pela ShiftUp.

José de Lima — Diretor de Arte do MeuPlayStation

5

Astro Bot, Final Fantasy VII Rebirth e Silent Hill 2

2024 foi um ano com polêmicas no mundo gamer, mas também não escapou de ter jogos marcantes que me reforçaram como é bom ter um PlayStation! Em especial Astro Bot, que trouxe um sentimento de jogar videogame que não sentia desde que era moleque. Meu GOTY demais!

Daniel Oliveira — Gerente de Relacionamento do MeuPlayStation

Daniel Oliveira e André Custodio
Dan e André são os melhores amigos e inimigos da nossa redação

Astro Bot, Valorant e Helldivers 2

Como comentei no episódio 112 do The Cast of Us, Astro Bot foi o único jogo que me fez sorrir de orelha a orelha do início ao fim. Pura diversão! Em uma época em que tudo tenta ser um gigantesco AAAA de mundo aberto, sempre online, cheio de microtransações, passes de temporada e conteúdos pagos, o jogo elimina tudo isso. Ele oferece uma experiência polida como um diamante desde o primeiro segundo de gameplay. Sem contar que o jogo é uma bela homenagem aos 30 anos da PlayStation.

A Riot não brinca em serviço, e Valorant é a prova disso. Este FPS 5×5 gratuito é ainda mais divertido quando jogado com amigos. Se você tiver mais quatro amigos para formar um time, a experiência se torna incomparável. Eu me viciei! Jogo todas as noites e, modéstia à parte, até que mando bem.

Eu amei o Helldivers 1 e me diverti ainda mais com esta sequência. Simplesmente fantástico! É, sem dúvidas, um dos melhores – se não o melhor – jogo coop do ano. A curva de aprendizado é facil, a evolução do personagem e das armas é impecável, e o modo coop é a cereja do bolo.

André Custodio — Redator do MeuPlayStation

Slitterhead, Shin Megami Tensei V: Vengeance e Vampire Survivors

Slitterhead: com certeza, meu jogo favorito do ano. As notas nem de longe refletem o que de fato ele realmente é. Incrivelmente criativo, muito imersivo e com combate brutal, ele pode agradar tanto quem curte ação quanto os fãs de terror. Prato cheio mesmo e um excelente jogo de estreia da Bokeh Game Studio.

Shin Megami Tensei V Vengeance: experiência definitiva da franquia, SMT V é uma aventura muito madura e profunda sobre a eterna guerra entre os céus e a terra. O combate por turnos funciona muito bem e há incontáveis missões principais e secundárias. Com um alívio cômico quase zero, o jogo é feito para quem curte narrativas densas. E o custo-benefício? Nem se fala.

Vampire Survivors: tiro certo, esse aqui é um jogo que não pode ser subestimado. A simplicidade visual e a facilidade para jogar com uma única mão são apenas a superfície de um game extremamente viciante e que certamente ocupará dezenas de horas do seu tempo.

Jean Azevedo — Redator do MeuPlayStation

6

Final Fantasy VII Rebirth, The First Descendant e Hi-Fi Rush

FF VII REBIRTH foi um dos mais esperados por mim para este ano e valeu muito a pena. Como já disse em outras ocasiões, os Chocobos e a trilha sonora fizeram dele muito especial e as missões secundárias nos mostram chefões espetaculares.

The Firat Descendant foi uma surpresa agradável, assim como Helldivers 2. Gratuito e com uma jogatina agradável, esse me tomou mais algumas boas horas de gameplay em 2024.

Fechando a lista meu escolhido é Hi-Fi Rush por causa da criatividade dos desenvolvedores. É muito diferente e divertido, além de ser uma proposta que me prende muito pelo hack’n slash rítmico.

Raphael Batista — Influencer do MeuPlayStation

7

Metaphor: ReFantazio, Silent Hill 2 e Dave the Diver

Metaphor: ReFantazio é uma experiência muito densa com combates estratégicos e dinâmicos ao mesmo tempo. Além disso, a narrativa do game sempre tem reviravoltas e novidades acontecendo. É um game com muito conteúdo que deixa o jogador preso e cativado para saber o que vai acontecer em seguida.

Silent Hill 2 foi um tapa na minha cara. Os trailers iniciais não me empolgaram, mas a versão final foi arrebatadora. Uma atmosfera tensa, um gameplay muito envolvente com puzzles e combates que funcionam muito bem, é uma narrativa que deixa o jogador envolvido.

Dave the Diver me divertiu por 50 horas ininterruptas em busca da platina. O jogo mostra que diversão não precisa de uma grande pompa, mas suas mecânicas de gerenciamento, exploração e combate fazem com que a jornada seja muito legal com personagens muito carismáticos.

Hugo Sgrilli — Editor de vídeos do MeuPlayStation

Hugo Sgrili, editor de vídeo do MeuPS

Dave the Diver, Call of Duty: Black Ops 6 e Marvel Rivals

Dave the diver foi um jogo que me fez me divertir muito nesse ano. Enquanto você fica querendo saber mais da história e dos mistérios que te deixa intrigado, também vira um sócio do restaurante que faz as comidas típicas que você pesca. O joguinho fica divertido demais!

Black Ops 6 pra mim é top, pois mesmo que eu não tenha focado na campanha mas, sim, no multiplayer e no zombies, o jogo me trouxe divertimento. Fico muito feliz por ter jogado e estar jogando com o pessoal do MeuPS todas as noites… Fico tarado pela história do zombies e decorando os easter eggs, então, pra mim, o BO6 foi o melhor jogo e compra de 2024!

Marvel Rivals: mesmo que jogo tenha lançado há pouco tempo, sou mais jogador de multiplayer. No começo, o joguinho parecia lento, até meio estranho, mas aprendendo e se dedicando, ele é muito divertido!

Murilo Malosti — gestão de links

8

Animal Well, O Escudeiro Valente e Silent Hill 2

Eu joguei Animal Well aos 45 do segundo tempo via PlayStation Plus Extra e foi, de longe, a minha melhor experiência em 2024. Um mundo cheio de quebra-cabeças inteligentes conectados de uma forma divertida e surpreendente, uma arte impecável e uma trilha sonora calma que te faz mergulhar na tela. O meu jogo favorito de 2024 e, com certeza, um dos meus metroidvanias favoritos.

O que seria de um top 3 meu sem um jogo da Devolver Digital? Também joguei O Escudeiro Valente via PS Plus e curti muito cada etapa da jornada. As mecânicas misturando 2D e 3D deixam a experiência muito rica e longe de enjoar.

O Murilo que jogou o SH2 clássico aos 8 anos de idade e desligava o PS2 a cada barulho mais alto ficaria orgulhoso do Murilo de hoje (que leva uns sustinhos também, vai) e maravilhado com o que fizeram com este remake. Assim que vi o início da história com a carta da Mary sendo recitada e com os novos gráficos na tela já sabia o que viria pela frente, uma obra de arte com todo o respeito ao que é o Silent Hill 2 clássico.

Quais foram seus três melhores jogos de 2024? Comente na sessão abaixo!

Encontrou algum erro na matéria? Avise-nos