Que Seleção! Os 10 melhores jogos de PlayStation 1
O MeuPlayStation preparou uma lista com os melhores jogos do primeiro console da Sony
Se você tivesse que preparar uma lista com os melhores jogos de PlayStation 1, como ela seria? Nós selecionamos 10 obras que fizeram história no primeiro console da Sony e vão nos levar de volta a uma era na qual tínhamos que nos preocupar somente com espaço no Memory Card, conseguir os CDs ou alugar os jogos por um fim de semana e rushar para fechá-los antes de ir pra escola na segunda-feira.
O PlayStation 1 foi um marco na história dos games. O console foi lançado em 3 de dezembro de 1994 no Japão e teve seu lançamento no resto do mundo em 1995. Nele, muitas franquias começaram a engatinhar e acabaram tendo seu sucesso associado à marca. E convenhamos, daria para encher uma maletinha dessa aqui com todos os títulos que já desfrutamos, né?
Alguns poderão sentir falta de Yu-Gi-Oh: Chain of Memories, talvez você note a ausência de jogos como Castlevania, Tekken 3 e Winning Eleven, mas vai ser uma viagem no tempo muito satisfatória. Querem um spoiler? O primeiro jogo da lista teve seu protagonista tão relacionado à Sony que praticamente virou o mascote do PlayStation 1.
Vale ressaltar: Os títulos não estão em ordem de importância.
Os 10 melhores jogos de PlayStation 1
Crash Bandicoot
Vamos começar esta lista com um dos personagens que chegou a ser o mascote de uma geração. Até hoje o game é lembrado com muito carinho e acaba ficando um pouco impossível de deixar esse legado esquecido, visto que as remasterizações e novos conteúdos não pararam de sair. Todos já jogaram Crash pelo menos uma vez na vida.
Medal of Honor
Ambientado na Segunda Guerra Mundial, o FPS foi um marco e tanto nas narrativas em jogos como esse, até porque o próprio Steven Spielberg, renomado cineasta, ficou encarregado pelo desenvolvimento da história.
Publicado em 1999 pela EA, a DreamWorks Int. esteve a frente do desenvolvimento da obra e foi o primeiro título lançado da franquia. A ambientação e a inovação nas mecânicas também chamou atenção dos jogadores na época.
Tomb Raider 2
Foi em Tomb Raider 2 que conhecemos a famosa Mansão Croft, em que os jogadores ficaram brincando com o coitado do mordomo durante os treinamentos e o escondiam no armário. Foi publicado no PlayStation em 1997.
Após o sucesso do primeiro game, eles repetiram a dose e implementaram novas armas, cenários maiores e mais inimigos para Lara Croft descer o sarrafo. A série acabou fazendo de sua protagonista um ícone não só no universo gamer, mas na cultura Pop em geral, o que rendeu até aparições no Guiness Book.
Final Fantasy VII
A Square Enix realmente se destacou nos primeiros passos junto ao PlayStation 1. Final Fantasy VII consolidou a franquia com gráficos de tirar o fôlego, personagens com uma narrativa que nos prendiam à jogatina e combates em turnos que se demonstravam desafiadores.
Hoje, a série passou por um remake e repete o sucesso do jogo clássico. Cloud e seus companheiros fizeram história e fez com que muita gente passasse horas e horas na frente do PS1 para saber como a aventura terminaria.
Resident Evil 2
Se o primeiro jogo teve uma ótima recepção do público, a sequência da franquia foi algo de tirar o chapéu. Enquanto toda narrativa anterior se passou dentro de uma mansão, neste os jogadores exploram um mapa ainda maior e recheado de zumbis.
A Capcom caprichou nos chefões e na maneira que as narrativas do primeiro jogo e do segundo se complementaram. Em 2019, o jogo recebeu um remake e foi muito importante para apresentar o game para uma geração totalmente diferente da época de seu primeiro lançamento em 1998.
Silent Hill
A Konami e o produtor Hideo Kojima até hoje estão lançando informações vazias sobre um possível retorno do game. Silent Hill foi um dos jogos que inaugurou a mistura de medo e sobrevivência em um game.
Os gráficos da época não se comparam aos atuais, mas é espetacular o quanto de gente se borrava jogando esse título. Não é à toa que o legado perdura até hoje, e caso seja lançada uma sequência ou remasterização, o sucesso será ainda maior.
Metal Gear Solid
Obra de Hideo Kojima junto da Konami que assim como Silent Hill teve continuação e rendeu muitos frutos para os fãs da franquia. O produtor misturou muita ação e elementos de furtividade que se casaram perfeitamente.
Solid foi lançado em 1998 no PlayStation, desde então foram produzidos outros capítulos, com o último de 2015, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, recebendo muitos prêmios. Será que a série volta no PlayStation 5?
Tony Hawk’s Pro Skater
Jogo que acertou na medida certa de trilha sonora e adrenalina. Disputar espaço na pista de skate com os amigos em tela dividida é uma das memórias que, felizmente, não se vão com tanta facilidade. Esse jogo tomou muitas horas de jogatina da galera que ficava de rolé pelo game tentando quebrar os próprios recordes de pontuação.
Importante ressaltar neste tópico que Charlie Brown Jr. também marca presença na playlist da versão remasterizada lançada recentemente.
Spider-Man
O cabeça de teia também marcou presença nos primórdios do PlayStation. Pular dos edifícios e lutar contra os adversários em Spider-Man não deixava de ser emocionante mesmo com o gráfico um pouco abaixo do que vemos hoje. O jogo foi lançado no console da Sony no ano 2000 e teve vilões como Mysterio e Dr. Octopus.
Jackie Chan Stuntmaster
Clássico do gênero beat ‘em up e com a presença de um exímio lutador como Jackie Chan, o jogo também foi um dos queridinhos da geração. Com muita ação e chefões muito engraçados, os rumores de que o lutador participou dando algumas ideias no game enaltecem ainda mais essa obra de arte.
Claro, o termo “melhores” foi usado aqui como simbologia. Apontar um ou outro como vencedor é leviandade. Pense só em quanto outros nomes faltaram: Gran Turismo 2, Resident Evil 3, Vagrant Story, Parasite Eve I e II, Legacy of Kain, Driver…etc.
A memória afetiva pode nos pregar uma peça. Por isso, queremos saber: quais são os melhores na sua opinião?