No Man’s Sky: Como o game funciona
Como funciona No Man’s Sky ?
A Hello Games é empresa responsável pela nova sensação do mundo de vídeo jogos de ficção científica com grandes aventuras e algumas pitadas de sobrevivência, No Man’s Sky.
O jogo promete uma exploração espacial ilimitada e instiga a imaginação e sede de descoberta dos jogadores. Além de trazer diversos planetas, um melhor matematicamente desenvolvido que o outro, o game tem uma sensacional trilha sonora, digna de Star Trek.
Porém, a ambiciosa empreitada por parte da Hello Games pode trazer dificuldade para jogadores casuais, por isso, decidimos ajudá-lo a compreender de forma mais rápida esse gigante game.
Como funciona o sistema de localização do game ?
Assim que for aberto seu mapa em No Man’s Sky, aparecerá na tela uma linha destacada, linha essa que traz a menor e mais rápida rota a partir de sua localização até o centro do universo que você se encontra. De acordo com o criador do jogo, isso é mais próximo que temos de um objetivo, na forma mais tradicional.
Para terminar o game, você precisa tecnicamente de entrar na luz branca no epicentro do universo, ou de tudo, e contar a seus amigos que você fechou essa aventura. Parece fácil né ? Pois bem, para que isso seja possível, você gastará centenas e centenas de horas.
Aventura tem início na fronteira do universo que possui planetas únicos ao longo de todo seu perímetro. Na ultima vez que foi calculado, foram estimados cerca de 18 quintilhões de planetas em No Man’s Sky ( aproximadamente 18,000,000,000,000,000,000 ). Isso abre a possibilidade de, apesar do jogo ser online, você nunca encontrar um amigo seu em seu mapa. Você poderá nomear planetas, flora e até mesmo fauna que você descobrir.
Murray, idealizador do jogo comenta : “99,9 % dos sistemas galacticos nunca será visitado, isso é ao mesmo tempo lindo e seriamente depressivo”.
Ou seja, dificilmente, haverá guias online ou detonados para lhe ajudar.
Como funciona o sistema de progressão ?
Ao longo de suas explorações, sejam elas visitando e descobrindo diferentes sistemas galácticos e planetas, você vagarosamente começa a realizar melhorias em seus equipamentos e também em sua nave, isso é extremamente importante, pois lhe dará acesso a cada vez mais possibilidades. Como o exemplo de mini-pulo e a possibilidade de viagens bastante rápidas com o Hyperdrive, que torna a missão um pouco menos massante e assustadora.
Esses upgrades, são encontrados em cada planeta visitado, sejam eles plantas, pedras e até mesmo criaturas. Existem também terminais de trocas, uma espécie de mercado intergalactico, onde é possível comprar e vender recursos.
O sistema de melhorias se basea em armas, armadura e nave. Para armas, você será capaz de customizar! O que significa que elas se adaptam ao modo que o jogador prefere jogar, ou seja, um jogador que prefere jogar como sobrevivente, selecionará seu tipo de equipamento diferente de exploradores casuais. Já para armaduras, basicamente se resume a quanto você pode carregar em seu inventário e o quanto você pode suportar aos diferentes inóspitos terrenos, como o planeta Balari V, um planeta de gelo com temperaturas de – 150° Celsius, logo você precisará de uma armadura com proteção térmica, e ela não é infinita.
E por último e não menos importante, sua nave, que por sua vez traz melhorias nas tecnologias como o hyperdrive já citado acima e os mini-pulos. Plantas de melhorias para naves e outros são encontrados em carcaças de outras naves, fábricas abandonadas e mais. Você poderá instalar essas plantas em todos os três tipos de melhorias.
População de No Man’s Sky
Além de bizarras criaturas, o game traz um número desconhecido de raças e facções. Cada raça e facção, se dirigirá a você em seu próprio idioma. Para facilitar, você será capaz de desenvolver suas habilidades de linguagem, encontrando como por exemplo a Pedra de Roseta, uma tableta gigante que é capaz de adicionar mais traduções para o inglês de alguns textos específicos.
Ficou com dúvida? Calma, a gente te explica. Em alguns momentos do jogo você poderá ser indagado por algum personagem em um diálogo sobre uma tecnologia. Caso você não possua a habilidade necessária para comunicação, o nome de itens e linhas de diálogos serão substituídos por qualquer que seja uma palavra. Assim que você desenvolver a competência linguística, esse mesmo diálogo traduzirá para o inglês as opções e se tornará fluído.
As tabletas gigantes podem ensinar mais que linguagem, mas também sobre cada raça do jogo, o que é ótimo! Cada raça tem sua própria tecnologia, trazendo diferentes tipos de upgrades para naves, armas e armaduras. Nas conversas com os personagens, se você souber fazer a opção correta de dialogo, você poderá aumentar sua reputação com esse tipo de raça. Frequentes visitas e interações com o mesmo tipo de raça e facção lhe traz maior reputação entre elas. Facções amigas lhe abrem opções de troca e melhorias, lhe proporcionando também suas habilidades de construção.
Portanto, No Man’s Sky é um jogo baseado em criar, trocar, sobreviver e sobretudo explorar. O jogo é inovador e desafiador e tem um imenso potencial. Mal podemos esperar pelo lançamento oficial e ir em buscas de nossas respostas do universo.
O game chega em 21 de Junho para PlayStation 4 e PC nos Estados Unidos e demais e 24 de Junho no Reino Unido, e provavelmente dará suporte a nova tecnologia da Sony, o PlayStation VR.