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Monster Hunter Wilds: entenda como funciona o cálculo de dano

Sistema pode ser complexo, mas lhe ajudará bastante especialmente em caçadas avançadas

por André Custodio
Monster Hunter Wilds: entenda como funciona o cálculo de dano

Muito baseado em builds, Monster Hunter Wilds pode parecer complexo no início, mas ele traz meios de tornar as caçadas mais simples. Entender as ferramentas de jogo é essencial para cumprir missões com sucesso — e entre elas está o dano causado em alvos.

O game utiliza um sistema de cálculo de dano que combina valores brutos e elementais. Cada ataque em Monster Hunter Wilds soma o dano físico (Raw) e o dano elemental, se houver, para determinar o total infligido aos monstros.

O dano físico começa com o valor de ataque da arma, ajustado por coeficientes específico — como 1,32 para martelos. Esse número é multiplicado pelo Motion Value (MV), que varia por golpe, e pelo Hitzone Value (HZV), baseado na parte do monstro atingida.

Fatores como o grau de afiação das armas, dificuldade da missão, ranking de monstros e estado de fúria do alvo também influenciam o resultado final. Dessa forma, você deve explorar e entender cada funcionalidade do game para planejar estratégias mais certeiras.

Tendo como base o coeficiente de 1,32, um martelo com 200 de ataque, por exemplo, resulta em 264 de True Raw. Um golpe com Motion Value (MV) de 40%, atingindo a cabeça de um Rathalos (Hitzone Value de 65), calcula: 264 × 0,40 × 0,65 = 68 de dano físico. Com afiação azul (multiplicador 1,06), sobe para 72.

E o dano elemental em Monster Hunter Wilds?

O dano elemental em Monster Hunter Wilds segue uma lógica semelhante. O valor mostrado na arma é dividido por 10 para obter o “True Elemental”. Depois, aplica-se a afiação, a fraqueza elemental do monstro e outros modificadores.

Vale pontuar que afinidade (chance de crítico) afeta apenas o dano físico, a menos que a habilidade Critical Element esteja ativa. Peguemos o exemplo de uma espada com 150 de fogo — 15 de True Elemental.

Contra a cauda de um Anjanath (fraqueza elemental 20), aplica-se: 15 × 0,20 = 3 de dano. Com afiação verde (1,00) e sem modificadores, mantém-se 3. Se Critical Element estiver ativo e a afinidade estiver em 20%, o dano físico aumenta 25%.

Monster Hunter Wilds
Fonte: André Custodio

Esse sistema exige atenção às fraquezas dos monstros, listadas no Guia de Campo. Armas rápidas favorecem dano elemental, enquanto ataques pesados priorizam o físico. A mecânica recompensa escolhas estratégicas em builds e táticas de combate.

Você usa como base os indicadores de Monster Hunter Wilds ou vai apenas “na sorte”? Comente!