Monster Hunter Wilds: entenda como funciona o cálculo de dano
Sistema pode ser complexo, mas lhe ajudará bastante especialmente em caçadas avançadas
Muito baseado em builds, Monster Hunter Wilds pode parecer complexo no início, mas ele traz meios de tornar as caçadas mais simples. Entender as ferramentas de jogo é essencial para cumprir missões com sucesso — e entre elas está o dano causado em alvos.
O game utiliza um sistema de cálculo de dano que combina valores brutos e elementais. Cada ataque em Monster Hunter Wilds soma o dano físico (Raw) e o dano elemental, se houver, para determinar o total infligido aos monstros.
O dano físico começa com o valor de ataque da arma, ajustado por coeficientes específico — como 1,32 para martelos. Esse número é multiplicado pelo Motion Value (MV), que varia por golpe, e pelo Hitzone Value (HZV), baseado na parte do monstro atingida.
Fatores como o grau de afiação das armas, dificuldade da missão, ranking de monstros e estado de fúria do alvo também influenciam o resultado final. Dessa forma, você deve explorar e entender cada funcionalidade do game para planejar estratégias mais certeiras.
Tendo como base o coeficiente de 1,32, um martelo com 200 de ataque, por exemplo, resulta em 264 de True Raw. Um golpe com Motion Value (MV) de 40%, atingindo a cabeça de um Rathalos (Hitzone Value de 65), calcula: 264 × 0,40 × 0,65 = 68 de dano físico. Com afiação azul (multiplicador 1,06), sobe para 72.
E o dano elemental em Monster Hunter Wilds?
O dano elemental em Monster Hunter Wilds segue uma lógica semelhante. O valor mostrado na arma é dividido por 10 para obter o “True Elemental”. Depois, aplica-se a afiação, a fraqueza elemental do monstro e outros modificadores.
Vale pontuar que afinidade (chance de crítico) afeta apenas o dano físico, a menos que a habilidade Critical Element esteja ativa. Peguemos o exemplo de uma espada com 150 de fogo — 15 de True Elemental.
Contra a cauda de um Anjanath (fraqueza elemental 20), aplica-se: 15 × 0,20 = 3 de dano. Com afiação verde (1,00) e sem modificadores, mantém-se 3. Se Critical Element estiver ativo e a afinidade estiver em 20%, o dano físico aumenta 25%.

Esse sistema exige atenção às fraquezas dos monstros, listadas no Guia de Campo. Armas rápidas favorecem dano elemental, enquanto ataques pesados priorizam o físico. A mecânica recompensa escolhas estratégicas em builds e táticas de combate.
Você usa como base os indicadores de Monster Hunter Wilds ou vai apenas “na sorte”? Comente!