Os melhores games para PlayStation desde 2014
Quais deles se destacaram em cada ano junto aos consoles da Sony?
Se alguém te perguntasse como ficaria sua lista com os melhores games para PlayStation lançados nos últimos dez anos, como seria? Montamos uma seleção com um título para cada ano, afinal de 2014, já são praticamente 10 anos. O tempo voa, não é!?
Será que Red Dead Redemption 2 aparecerá? E Final Fantasy VII Remake? E o último grande exclusivo da PlayStation Studios, Marvel’s Spider-Man 2? Confira como a escalação dos últimos dez anos ficou:
Melhores games para PlayStation de 2014 até 2023
2014: Terra-Média: Sombras de Mordor
Terra-Média: Sombras de Mordor é um jogo de ação e aventura em mundo aberto ambientado no universo de “O Senhor dos Anéis”.
A história do jogo é bem planejada e faz bom uso da presença de personagens conhecidos, como Gollum, além de introduzir novos personagens memoráveis. O jogo também oferece uma árvore robusta de progressão que mantém o título interessante.
- Menções honrosas: inFAMOUS Second Sun e Dragon Age Inquisition.
2015: The Witcher 3
Outros dos melhores games para PlayStation, The Witcher 3 continua nossa lista trazendo mais ação em mundo aberto com elementos de RPG.
O protagonista do jogo, Geralt de Rivia, é um caçador de monstros e um bruxo muito ágil. Há muito conteúdo sobre esse universo, que é capaz de cativar os jogadores facilmente.
- Menções Honrosas: Bloodborne, Metal Gear Solid V.
2016: Uncharted 4: A Thief’s End
A última aparição de Drake nos jogos da Naughty Dog foi em Uncharted 4, e lá em 2016 já era possível sentir como o estúdio da PlayStation aprimorou as mecânicas de gameplay e conseguiu envolver os jogadores com uma narrativa bem elaborada.
Já era um anúncio do que estava por vir em 2020 com um outro blockbuster da casa. Será que um dia veremos uma sequência da saga de Drake?
- Menções Honrosas: Overwatch, DOOM, Persona 5
2017: Horizon Zero Dawn
Novas franquias sempre são bem-vindas, e nessa lista de melhores games para PlayStation, Aloy não poderia ficar de fora.
Mostrando um cenário futurista onde a ganância humana por tecnologia e recursos foi motivo de uma quase-extinção, a ruiva é a responsável por impedir que o mundo resete novamente enquanto enfrenta máquinas colossais.
- Menções Honrosas: Resident Evil 7, NieR Automata, Hellblade
2018: God of War
Kratos fez sua história ao lado da marca PlayStation com muito gore, momentos onde a raiva superava a razão e muita pancadaria.
Dessa vez, ele retornou tentando passar uma lição importante para seu filho, mas os deuses de Asgard decidiram atrapalhar o processo e ele precisou repensar a aposentadoria das Lâminas do Caos.
- Menções Honrosas: Red Dead Redemption 2, Marvel’s Spider-Man, Detroit Become Human
2019: Resident Evil 2
Remakes bem feitos sempre chamam a atenção dos jogadores. Com Resident Evil 2, a Capcom conquistou os fãs com gráficos renovados e valorizou ainda mais a franquia trazendo a proposta para um novo público. Você curtiu esse?
- Menções Honrosas: Sekiro Shadows Die Twice, Death Stranding
2020: The Last of Us Part II
Um dos jogos mais premiados com o selo da PlayStation Studios, The Last of Us 2 foi o auge do gameplay e da narrativa para os fãs da marca.
Com reviravoltas impressionantes na trama e muita coragem por parte da Naughty Dog, o game marcou o coração de muitas pessoas após estrear em 2020 no PS4.
- Menções Honrosas: Ghost of Tsushima, Final Fantasy VII Remake, Demon’s Souls
2021: Returnal
Selene aparece em nossa lista por ter sido um dos projetos pioneiros e exclusivos do PS5 — hoje ele é multiplataforma por ter chegado ao PC.
Feito pela Housemarque, o game traz um mundo alienígena com cenários que nunca se repetem para manter todos presos na ação.
- Menções Honrosas: It Takes Two, Deathloop, Resident Evil Village
2022: God of War Ragnarok
Repetindo a dose de 2018 mostrando um protagonista “calmo e racional”, God of War Ragnarok foi o desfecho da saga nórdica de Kratos.
O sistema de jogo se manteve, mas inimigos como Thor e Odin trouxeram batalhas memoráveis para os amantes da saga.
- Menções Honrosas: Horizon Forbidden West, Gran Turismo 7,
2023: Resident Evil 4 | Baldur’s Gate 3
Em um ano onde Marvel’s Spider-Man 2 foi lançado, quem também se destacou foi Baldur’s Gate 3.
A Larian Studios ganhou até o troféu de jogo do ano com seu RPG que ficou muito famoso por entregar “infinitas” possibilidades ao longo das sessões, dando bastante liberdade para a comunidade no estilo D&D.
Junto desses, Resident Evil 4 merece ser citado como outro destaque de 2023. Assim como em 2019, a Capcom acertou na medida trazendo outro remake muito aclamado pelo público e crítica.
Agora conta pra gente nos comentários, como ficaria a sua lista?