Listas

Battlefield: do pior para o melhor jogo, segundo o Metacritic

Em preparação para a chegada de Battlefield 2042, o MeuPS relembra todos os jogos da série lançados para consoles PlayStation

por Vinícius Paráboa
Battlefield: do pior para o melhor jogo, segundo o Metacritic

Não é novidade para ninguém que Battlefield é uma das séries mais populares quando o assunto é shooter. Por muitos anos, a EA lançava títulos da franquia apenas para o PC, até voltar suas atenções para os gamers de console em 2005, conquistando mais público.

Em 2021, mais um jogo chega ao catálogo: Battlefield 2042, que virá ao PlayStation 4 e ao PlayStation 5. Pensando nisso, o MeuPlayStation preparou um artigo para listar os melhores jogos da série que estiveram nos consoles da Sony, de acordo com as suas respectivas médias no Metacritic. Carregue sua AK-47 e venha conosco!

Battlefield V

O jogo mais recente está entre os que receberam a avaliação mais baixa no agregador de notas. Na análise do MeuPlayStation, criticamos os bugs, a campanha e ressaltamos que o game não parecia pronto até aquele momento.

O título de 2018 é uma sequência direta de Battlefield 1 e se concentra na Segunda Guerra Mundial.

1

Battlefield Hardline

Lançado em 2015, Hardline é outro que não agradou muito. O título se distancia dos games tradicionais, ao adotar uma abordagem onde o cenário é a guerra entre policiais e criminosos, ao invés dos militares.

Os veículos da mídia, no geral, disseram que a campanha acabava decepcionando, embora o jogo em si não desapontasse tanto.

2

Battlefield 2: Modern Combat

Modern Combat marcou a chegada da franquia da EA aos consoles. E mesmo em 2005, já era possível jogar online através do PlayStation 2, embora o usuário precisasse de um adaptador de internet e do clássico Memory Card.

A campanha single-player, por sua vez, gira em torno de uma guerra fictícia entre a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a China, que ocorre no Cazaquistão. O jogador precisa escolher um dos lados para defender, até descobrir a verdadeira origem do conflito: uma organização terrorista.

3

Battlefield: Bad Company

Lançado em 2008 para o PlayStation 3, Bad Company coloca o jogador em uma guerra fictícia entre os Estados Unidos e a Rússia. O nome do jogo, aliás, é referente ao grupo “B Company”, do 222º Batalhão do Exército, este apelidado de “Bad Company”, que é formado por militares indisciplinados.

A crítica elogiou bastante os personagens do single-player, além dos cenários destrutíveis — característica clássica da série.

4

Battlefield 1943

Em 2009, a DICE trouxe Battlefield 1943 para o PlayStation 3, que recebeu críticas favoráveis no geral. Assim como ocorrerá com Battlefield 2042, 1943 teve foco total no multiplayer, sem espaço para uma campanha single-player.

O principal elogio se resumem em uma palavra: diversão. Os gráficos no motor gráfico Frostbite também foram dignos de elogios para a época.

5

Battlefield 3

Apesar de carregar o 3 no nome, esse é o 11º título da franquia (se contados os lançamentos para PC). A campanha segue a história do sargento Blackburn, onde os jogadores vivem as memórias dele fora da ordem cronológica.

Apesar disso, o recurso que garantiu a média alta no Metacritic foi o multiplayer do jogo. Com polimento impecável, o shooter apresenta mapas que obrigam os jogadores a bolarem estratégias para se saírem vencedores.

6

Battlefield 4

Sequência de Battlefield 3, o 4 conquistou a mesma média no Metacritic. Lançado em 2013, como parte do line-up de estreia do PS4, o título agradou por conta das melhorias gráficas apresentadas na Frostbite 3, além, é claro, do robusto modo online.

No single-player, a história se passa em 2020, seis anos após seu antecessor. As tensões entre EUA e Rússia cresceram, enquanto a China também se encontra próxima da guerra.

7

Battlefield: Bad Company 2

Bad Company 2 é um dos mais exaltados da série da EA. De volta ao controle do protagonista Preston Marlowe, os jogadores se veem envolvidos em mais um conflito entre EUA e Rússia, sendo que esses últimos apoiam um grupo rebelde sul-americano.

A variedade de conteúdo no multiplayer (veículos, armas e mais equipamentos), além da campanha single-player bem montada receberam elogios por parte dos críticos. A média alta diz tudo, no fim das contas.

8

Battlefield 1

Eis o “Santo Graal” da franquia para a crítica. Embora carregue o número “1” em seu nome, este não é o primeiro título da série: na verdade, é uma referência à temática do game, que se passa na Primeira Guerra Mundial.

Assim como em Bad Company 2, a imprensa rasgou elogios à campanha (que embora curta ainda conquistou os analistas) e ao multiplayer robusto e divertido.

9

E para você? Qual é o melhor Battlefield de todos? Conte pra gente nos comentários!