Mais 6 atitudes que esperamos de uma produtora de games
Após o nosso primeiro artigo, prestamos atenção nos comentários de nossos leitores e chegamos à conclusão que apenas uma lista não foi o suficiente pra descrevermos como seria a produtora de games ideal para os jogadores. Por isso, estamos acrescentando mais 6 itens à nossa lista.
Localização em nosso idioma
Legendas em português já não são mais o suficiente, assim como dublagens em português de Portugal também não são. Os jogos atuais se transformaram em super produções, com histórias profundas e o nível de imersão jamais é o mesmo se não pudermos entender 100% do que está acontecendo no jogo.
Dublagem profissional
Localização em nosso idioma que não é acompanhada por uma dublagem profissional, com certeza, não é vista com bons olhos. Quando realizada por pessoas famosas, porém sem experiência com dublagem, o resultado é desastroso.
Retorno do manual de instruções
Notaram que, de repente, os manuais de instruções sumiram? Ultimamente, quando compramos um jogo novo e abrimos a caixa, apenas temos a mídia e, no máximo, um código pra baixar algo via DLC. Visto que não houve nenhum desconto nos preços dos jogos como compensação (as produtoras estão economizando muito disponibilizando apenas manuais online), perdemos algo que sempre foi muito bacana, que é aquela sensação de folhear o manual, aprofundar-se no jogo e conhecer todos os seus detalhes.
Menos jogos remasterizados
É muito comum que os gamers apaixonados por determinados jogos, não abandonem seus consoles antigos mesmo após comprar um console de última geração, justamente para, de vez em quando, jogar um pouco daquele jogo que é tão amado. Também por isso, seria muito bom que tivéssemos menos jogos remasterizados e mais jogos inéditos disponíveis.
A verdadeira enxurrada de jogos remasterizados (ou até relançados de forma intacta) tem sido cada vez mais condenada pelos jogadores e, mesmo assim, continua uma prática constante das produtoras.
Resgate de estilos antigos
Se não tivéssemos produtoras menores e independentes, muitos estilos de jogos já teriam entrado totalmente em extinção. Será que nunca mais teremos um Beat´em Up (Final Fight, Streets of Rage), Shoot´em Up (R-Type, Gradius) ou um Adventure (Monkey Island, Full Throttle) lançado por uma grande produtora? Se não fosse o espetacular Street Fighter IV, certamente os Fighting Games estariam na mesma situação. Atualmente, a maioria esmagadora (cerca de 80%) das super produções limita-se à tiros e aventuras em primeira ou terceira pessoa.
DLC´s gratuitos
Inevitavelmente, um jogo polido e bem feito venderá muito bem, e dará bastante lucro para a respectiva produtora. É muito interessante que, durante o ciclo de vida do jogo, sejam disponibilizados novos conteúdos para download, a fim de que o jogo permaneça ativo no cotidiano dos jogadores. Mas por que este conteúdo precisa ser pago, na maioria das vezes? Um jogo, por si só, já tem um valor relativamente alto, será que é realmente justo desembolsar um valor adicional?
E vocês? Ainda existem outras atitudes que vocês esperam de uma produtora de games? Continuem compartilhando conosco! 🙂
Olha a primeira parte para quem ainda não leu: