Listas

Orkut de volta? Relembre 10 jogos que bombavam na época da rede social

Grandes jogos faziam parte da rotina gamer na primeira década do século XXI

por André Custodio
Orkut de volta? Relembre 10 jogos que bombavam na época da rede social

Criado em 24 de janeiro de 2004 pelo engenheiro turco Orkut Büyükkökten, o Orkut popularizou os grupos sociais na web, com portas abertas para todo tipo de usuário. Com mais de 100 milhões de usuários ativos, o site entregava tudo para que os membros desejassem estender o acesso por muito mais tempo.

Por quase dez anos, a rede social apresentou comunidades com vários temas, onde pessoas se reuniam para debater inúmeros temas e baixar discografias, e jogos online como o popular Colheita Feliz. Além disso, os integrantes possuíam perfis com muitas formas de interação, classificando amigos como fãs, enviando depoimentos e criando seus próprios avatares: os Buddy Poke.

Agora, uma nova movimentação toma conta da internet, com Büyükkökten reativando o Orkut e prometendo novidades, mesmo após quase oito anos do encerramento da plataforma. Segundo ele, algo novo está sendo construído, com um poder de conexão capaz de “mudar o mundo”. Será que ele retornará em breve?

Orkut e video games: a nostalgia no início do século

Em meio a essa nostalgia, listamos os dez jogos de PlayStation que mais se destacaram na época, tendo em vista o período de alta do Orkut — entre 2005 e 2010. Já que relembrar é viver, os clássicos jogos de videogame do início do século marcaram gerações e, assim como a rede social de Büyükkökten, certamente têm um canto especial no coração dos fãs.

Metal Gear Solid 3: Subsistence

snake e the boss, de Metal Gear Solid 3: Subsistence
Captura de tela de Metal Gear Solid 3: Subsistence

Versão estendida de Snake Eater, Metal Gear Solid 3: Subsistence foi um verdadeiro marco no PS2. No game, os jogadores assumem o papel de Naked Snake e devem enfrentar uma missão de sabotagem durante a Guerra Fria, conhecendo chefes memoráveis e utilizando habilidades de espionagem em tempo real que simulam, com fidelidade, a rotina perigosa de um agente secreto.

God of War

kratos versus hidra, em god of war
Captura de tela de God of War

God of War levou o hardware do PS2 ao máximo e exibiu, em visuais 3D impressionantes, um hack ‘n’ slash repleto de dinamismo. A estreia de Kratos nos videogames é um verdadeiro banho de sangue, contando uma história de vingança onde um soldado encontra um único propósito de vida: eliminar quem destruiu sua família.

Shadow of the Colossus

wander atira em colossus, de shadow of the colossus
Captura de tela de Shadow of the Colossus

Poesia em forma de videogame, Shadow of the Colossus pegou muitos jogadores de surpresa. No título do criador de Ico, um distinto protagonista deve cavalgar por terras exuberantes para derrotar 16 colossi gigantes, em uma jornada arriscada para resgatar sua amada.

Black

soldado atirando em guerra, black
Captura de tela de Black

Considerado um dos jogos mais difíceis do PlayStation 2, Black foi a aposta da EA para transformar shooters em algo mais próximo da realidade. O título chamou a atenção pelos gráficos daquela geração, inteligência artificial bem desenvolvida e cenários destrutivos, além de um efeito de desfoque único durante o carregamento das armas.

God of War 2

kratos, de god of war 2
Captura de tela de God of War 2

Sequência de God of War, a segunda aventura de Kratos continuou a aprofundar a história do soldado, trazendo mais motivos para seu ódio e vingança contra os deuses do Olimpo. Em God of War 2, o herói adquire novas armas e poderes, à medida que é forçado a lutar contra inimigos ainda mais poderosos e fatais.

Uncharted: Drake’s Fortune

drake atirando em inimigos em floresta de Uncharted: Drake's Fortune
Captura de tela de Uncharted: Drake’s Fortune

“Concorrente” de Tomb Raider, Uncharted: Drake’s Fortune reúne videogame com ação cinematográfica, sendo uma digna homenagem aos clássicos filmes de ação. No título, os jogadores assumem o papel de Nathan Drake e devem partir em uma aventura para a terra sagrada de El Dorado. Porém, o caminho não é fácil, pois piratas obcecados por recompensas são um calo no pé para o herói e seus amigos.

LittleBigPlanet

personagens de Little Big Planet em plataforma
Captura de tela de Little Big Planet

LittleBigPlanet foi o jogo favorito de muitos usuários de PS3, especialmente dos que curtiam uma jogatina descompromissada e uma experiência personalizada. O game da Media Molecule oferece muitas opções de customização, onde os players podem criar seus avatares e passar por fases repletas de obstáculos utilizando a criatividade.

InFamous

protagonista de InFamous solta raios
Captura de tela de InFamous

Game de super poderes com uma proposta controversa, InFamous dá a liberdade para que o jogador decida entre ser um herói ou um vilão. Após Cole MacGrath adquirir habilidades distintas durante uma explosão devastadora, ele deve restaurar a ordem em Empire City, tornando-se um ditador autoritário ou uma referência com a qual as pessoas podem contar em momentos de crise.

Demon’s Souls

luta entre personagem e demonio, em demon's souls
Imagem promocional de Demon’s Souls

Pai dos soulslikes modernos, Demon’s Souls tornou-se o real significado de “tentativa e sucesso”. Frustrando muitos jogadores e chamando a atenção pela dificuldade extrema, o título da FromSoftware revelou chefes inesquecíveis em um RPG de ação denso, onde cenários, inimigos e as escolhas do personagem tornavam-se ameaças a todo instante.

God of War 3

luta entre kratos e poseidon, em god of war 3
Captura de tela de God of War 3

Fim da épica jornada em terras gregas, God of War 3 é a evolução natural da franquia e soube utilizar muito bem tudo que havia sido consolidado. Além de contar com visuais melhorados no PS3, o título teve todas as suas animações aprimoradas, assim como dublagem, gameplay, trama de fundo e, obviamente, a violência gráfica quase apelativa.

Quais games você mais jogou entre 2005 e 2010? Compartilhe com a gente seus favoritos no campo de comentários!