10 jogos mais decepcionantes da última década no PlayStation
Dez jogos para esquecer.
O fim de ano é, normalmente, época em que lembramos dos fatos marcantes, sejam bons ou ruins. No entanto, o término de 2019 é especial pois fecha o ciclo de uma década inteira.
Após passarmos pelos melhores games dos “anos 2010”, é hora de falarmos daqueles que não foram tão bem assim no PlayStation. Sem mais delongas, vamos a eles.
Dark Void
Dark Void é um sci-fi lançado no início da década para PlayStation 3, colocando o jogador para pilotar um jetpack de alta velocidade enquanto atira em OVNIs inimigos. A ideia parece boa, mas a execução acabou não sendo.
Harry Potter and the Deathly Hallows – Part 2
A grande verdade: faz muito tempo em que jogos de Harry Potter eram divertidos (vide Pedra Filosofal e A Câmara Secreta de PS1). O fim da saga do bruxinho foi triste para quem tinha esperanças em ver duelos frenéticos ou criaturas fantásticas. Na verdade, a demasiada linearidade e a falta de conteúdo fizeram o jogo ser rapidamente esquecido, ao contrário dos livros.
Game of Thrones
Inspirado na série televisiva de sucesso da HBO, a Cyanide Studios lançou Game of Thrones para PlayStation 3, e o resultado não foi nada agradável. Apesar da história ter seus pontos fortes, os gráficos, o sistema de combates e principalmente, a dublagem ficaram muito aquém do esperado.
Aliens: Colonial Marines
Um dos games mais aguardados de 2013, Aliens: Colonial Marines passou sete anos em desenvolvimento. Mesmo com todo o tempo de preparação, a Gearbox não entregou um produto de boa qualidade. A crítica não gostou da história e design dos personagens.
SoulCalibur: Lost Swords
Este é um caso emblemático. O jogo de luta, Soulcalibur: Lost Swords (lançado pra PS3) chegou gratuitamente. Ótimo começo, certo? No entanto, o que se seguiu não foi animador. Poucas opções de personagens jogáveis e gameplay esquisito tonaram a experiência ruim. Pra piorar, o título é unicamente single-player. Game de luta sem multiplayer não dá, né?
Tony Hawk’s Pro Skater 5
Este é talvez o game mais decepcionante da década. Passaram-se 13 anos desde o quarto título, e a expectativa para voltar a fazer manobras de alto risco como Tony Hawk era gigante. Entretanto, o jogo falhou em recapturar a magia de seus antecessores, sendo duramente negativado pela crítica e fãs.
Umbrella Corps
Fãs de Resident Evil simplesmente não contam Umbrella Corps como parte da série, tamanha a decepção com o título. A mídia cita problemas tanto no single player quanto multiplayer, além de afirmarem que os zumbis simplesmente não assustam. Muito pouco para uma franquia de terror tão aclamada.
No Man’s Sky
Nos dias atuais, após dezenas de atualizações, No Man’s Sky pode ser considerado um bom jogo, com atividades interessantes, mas quando lançado (2016) decepcionou muita gente. O título da Hello Games prometia revolucionar algumas das mecânicas de exploração, com planetas “infinitos” e diversidade….o resultado ficou um pouco distante.
Fallout 76
Lançado em 2018 para PlayStation 4, PC e Xbox One, Fallout 76 chegou cheio de bugs, com um mundo aberto pouco interessante e praticamente sem conteúdos.
Anthem
Talvez uma das maiores decepções de 2019 e da década seja Anthem, da BioWare. O looter shooter era um dos games mais antecipados, principalmente por combinar tal característica com um sistema de customização de classes promissor. No entanto, o design repetitivo de missões, bugs intermináveis e loots não tão interessantes fizeram a experiência pouco agradável.
Claro que muitos destes jogos conseguiriam melhorar com o tempo. No Man’s Sky e o próprio Anthem vem conseguindo reverter o quadro inicial. E aproveite para nos contar sua lista de decepções da década! Será que esquecemos de algum?