God of War: guia básico de sobrevivência
Confira algumas dicas e detalhes para complementar o seu gameplay.
Depois de muito hype e expectativas desde o anúncio em 2016, o novo God of War finalmente chegou. Muita gente está se aventurando no game e, pouco a pouco, tentando entender como esse novo universo e mecânicas criados pela Santa Monica funcionam.
O jogo possui um mapa considerável e uma história ampla, com um sistema de crafting e habilidades complexo, além de muitas atividades opcionais. Apesar de a Sony já ter divulgado um vídeo de dicas para jogar God of War, vale a pena espiar o nosso guia com algumas informações valiosas, mas que não parecem tão intuitivas à primeira vista.
Aliás, fique tranquilo: não há spoilers aqui!
- Leia também – Nossa análise de God of War
Aposte em “uma experiência balanceada”
A dificuldade recomendada para começar God of War é justamente a “experiência balanceada”. O jogo pode parecer difícil no começo, principalmente porque você está sem prática para usar o machado Leviatã, ou porque quase não foi possível reunir itens para melhorar as qualidades de Kratos ou Atreus. Aproveite esses momentos para aprender os movimentos mais básicos e os melhores combos.
Com o tempo, você vai pegar o jeito de todos os combos e ficar bastante favorecido com os vários upgrades – especialmente se for um bom explorador – o que acaba tornando o game bem mais fácil, ainda que os combates pareçam mais caóticos e complexos.
Caso você ache que o jogo se tornou muito fácil ou difícil, é possível alterar a dificuldade a qualquer momento, a não ser que você escolha a mais difícil delas.
Jogue dublado em Português, mas ative as legendas
A dublagem em Português de God of War está excelente. As interpretações contém todas as nuances dos personagens, especialmente quando se fala de Kratos e Atreus.
No entanto, ainda que a dublagem torne a experiência mais imersiva, vale a pena ter a legendas como suporte de vez em quando. O jogo é cheio de nomes e termos complicados da mitologia nórdica (tipo Jörmungandr) que são desconhecidos de muitos de nós. Talvez você queira saber melhor como é aquela palavra ou até mesmo dar uma pesquisada para saber mais sobre aquela divindade ou mundo.
Não pule as sidequests
Ao concluir o primeiro capítulo, vão começar a surgir missões que são totalmente opcionais para a história, chamadas de “favores” (elas aparecem como ícones azuis no mapa).
Apesar de, às vezes, ficarmos curiosos para saber como a história vai se desenrolar logo, vale a pena gastar um tempinho com estas missões opcionais. Ao contrário do que acontece com jogos de mundo aberto, em God of War as sidequests sempre trazem recompensas bastante valiosas.
Explore TUDO
Exploração compensa em God of War. E muito. Abra cada baú, revire cada cantinho, quebre objetos espalhados pelo cenários. Existem itens muito importantes e coletáveis que estão bem escondidos em vários pontos do mapa.
Explorar ajuda a melhorar as características de Kratos e Atreus; você também encontrará peças de armadura, runas para o machado, encantamentos e mais uma série de itens que só tem a agregar ao gameplay. Garantir esses itens de graça evita que você gaste seu precioso hacksilver (o dinheiro do jogo) nos ferreiros. Também vale seguir o conselho de Atreus: olha pra cima! Alguns itens estão pendurados no teto ou em locais altos e podem passar despercebidos.
Explorar também oferece algo muito precioso: mais tempo de interação entre Kratos e Atreus. Alguns diálogos só surgem em alguns momentos, situações ou locais específicos e devem ser apreciados.
Não siga Atreus
Atreus fala que gosta muito de explorar e de conhecer histórias, mas ele sempre correrá em direção ao objetivo e para o próximo passo da história. Ignore o caminho percorrido pelo menino para encontrar preciosos baús e salas com recompensas.
Boa parte dos cenários contam com vários caminhos diferentes e rotas que jamais são visitadas por Atreus se você não decidir olhar por si mesmo.
Venda coisas
Com o tempo, você vai começar a acumular itens que não está usando e que não têm mais serventia alguma para Kratos. Faça isso com partes de armadura que já foram substituídas por peças melhores, por exemplo. Caso você se arrependa de ter vendido algum item específico para os ferreiros, você sempre poderá compra-los de volta pelo mesmo preço que os vendeu.
Os itens que devem ser vendidos sempre são os artefatos, coletáveis de várias mini-missões. Você vai conseguir uma quantidade razoável de hacksilver com eles. Não fique preocupado em completar as coleções das missões para depois vender os itens; ao encontrar um artefato, ele fica registrado indefinidamente, mesmo depois de ter sido vendido. Itens cuja venda não é recomendada de imediato são os encantamentos, pois eles podem ser trocadas para favorecer determinados estilos de gameplay ou situações de combate.
Invista em Atreus
Kratos é o foco da batalha, mas Atreus é o braço direito dele. Muitas das habilidades do protagonista são específicas para determinadas situações ou não funcionam com todos os inimigos.
As flechas e movimentos de Atreus em batalha são úteis em 99% dos confrontos. Mesmo que ele não seja capaz de causar um dano tão considerável quanto o de Kratos, o menino pode distrair inimigos, aumentar o dano de atordoamento, se livrar facilmente de criaturas mais fracas e irritantes, além de ajudar em algumas enrascadas, dependendo das habilidades escolhidas por você.
Gaste seu XP, mas administre-o bem
Embora algumas coisas sejam compradas com ferreiros diretamente com hacksilver, habilidades e upgrades do machado de Kratos e do arco de Atreus são “compradas” com XP.
É sempre bom dar uma passadinha no menu e gastar aquele XP acumulado, mas analise bem o que você está comprando. Equilibre tudo entre habilidades dos modos de combate de Kratos e Atreus, sem esquecer de separar um pouco para os upgrades do machado, com a inclusão de runas de ataques leves e pesados especiais, por exemplo.
Compre materiais dos ferreiros
Ainda que você vá conseguir muitos itens valiosos explorando, pode ser necessário comprar recursos com os ferreiros.
Algumas peças de armadura requerem materiais raros e difíceis de reunir na quantidade necessária para a confecção, então você pode e deve comprá-los dos ferreiros caso esteja querendo ou precisando de uma determinada peça.
Algumas partes só são acessíveis futuramente
Nem tudo que você encontrar em God of War pode ser explorado de primeira. Algumas portas só podem ser abertas mais para frente no jogo e algumas áreas “nebulosas” do mapa só serão acessadas posteriormente. É simples: se você já tentou de tudo e não consegue entrar naquela área, é porque não é o momento ainda. Se havia uma forma e você não conseguiu, respire e volte lá depois.
Use o cenário a seu favor
O cenário é mais um elemento de combate em God of War. Inimigos ficam mais facilmente atordoados quando são encurralados nas paredes.
Você também pode tirar vantagem de beiradas: Kratos e Atreus não caem de locais altos, mas os inimigos sim. Basta conduzir a batalha para as beiradas e se livrar de inimigos sem precisar drenar todo o HP deles.
Ainda, fique atento a objetos com os quais Kratos pode interagir, como lamparinas que podem explodir e causar dano de fogo, além de baldes e outras coisas penduradas no teto que também podem ser usadas para atordoar criaturas.
Aprenda a desviar e se defender
Não seja fominha. Em God of War é muito importante saber os momentos em que você deve desviar ou usar o escudo. Esmagar os botões de ataque sem observar o combate só vai causar a morte prematura de Kratos.
Os próprios inimigos sinalizam: quando emitem um círculo amarelo, irão usar um ataque que pode ser bloqueado; caso o círculo seja vermelho, Kratos tomará dano mesmo se usar o escudo na hora certa. Nesses momentos, desvie sem pensar duas vezes.
Vale lembrar que Kratos só se defende com o escudo quando os golpes são aplicados de frente. Ataques pelas costas são mais facilmente evitados com rolamento.
Observe bem as características das armaduras e encantamentos
Quando você for olhar as características de armaduras novas, pode parecer que elas são bem mais fracas do que as que você já tem, porque provavelmente suas peças atuais contém espaços com encantamentos preenchidos. É melhor observar o nível da armadura e quantos espaços para encantamentos ela possui.
Vale lembrar que é sempre bom valorizar características que combinem mais com seu estilo ou com as situações que está enfrentando. Alguns encantamentos ou armaduras protegem contra fogo, congelamento, ou contra inimigos específicos. Sempre é válido olhar os encantamentos que você possui e trocá-los para o que for mais adequado.
Leia o diário de Atreus
Sempre que você encontrar um inimigo novo, Atreus irá fazer anotações em seu diário. Os detalhes apontados por ele no bestiário podem dar informações importantes para o combate e ajudar você a derrotar algumas criaturas. Outras anotações de Atreus também agregam ao universo de God of War, com detalhes sobre a mitologia nórdica.
Não pegue todas as pedras de vida que encontrar
Se você não precisa, não pegue. Se a vida de Kratos está cheia, não destrua pedras de vida desnecessariamente. Você nunca sabe quais são os locais pelos quais você passará novamente e se uma nova batalha acontecerá ali, então, deixe as pedras de vida onde estão.
Use os punhos!
Nós ficamos tentados a usar o machado o tempo todo, imaginando que o dano causado vai ser muito maior do que uns tapas de mão fechada. Pelo contrário, usar os punhos pode ser bem favorável em alguns momentos, especialmente por que alguns inimigos não são afetados pela arma.
O combate desarmado é uma das melhores maneiras de aumentar o dano de atordoamento (junto com as flechas de Atreus) e conseguir finalizações rápidas.
Fique atento às barras acima dos inimigos
Você já viu aquelas barrinhas de HP acima dos inimigos, comum em jogos com características de RPG. Em God of War, o nível dos inimigos em relação ao de Kratos também é mostrado através de cores nessas barrinhas. Barras verdes sinalizam inimigos no mesmo nível ou mais baixo do que o de Kratos; barras laranja indicam criaturas que estão um pouco acima do seu nível; e barras roxas marcam inimigos em níveis muito acima do de Kratos (e irão derrotá-lo com um único golpe).
Você é capaz de derrotar esses oponentes com a barra roxa, mas é bem mais difícil e o combate deve ser analisado com cautela. Caso o combate esteja muito difícil, é possível retornar nesse local posteriormente. Vale lembrar que inimigos com maiores níveis também conferem mais XP.
E aí, espartanos? Têm mais alguma dica dos deuses para fazer bonito em God of War?