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Glória ao Sol! Dark Souls completa 10 anos de lançamento

Jogo da FromSoftware foi lançado em 2011 e se tornou um dos fundadores do termo soulslike

por Jean Azevedo
Glória ao Sol! Dark Souls completa 10 anos de lançamento

Em 22 de setembro de 2011, Dark Souls, tratado como um sucessor espiritual de Demon’s Souls, foi lançado. Nesta quarta-feira (22), o jogo completa 10 anos de sua estreia e é uma das referências do gênero “soulslike”. A FromSoftware entregou uma experiência diferenciada das demais, e colheu frutos.

O sucesso do primeiro game no PS3 e Xbox 360 encorajou a desenvolvedora a produzir mais duas continuações: Dark Souls II e Dark Souls III. No ano de 2018, uma versão remasterizada foi lançada para PS4, Xbox One e PC.

O gameplay não era tão simples. Cheio de elementos RPG, a dificuldade para lidar com os monstros e, principalmente, o desafio proposto a cada um dos chefões são marcas registradas da franquia. 

Crítica e público curtiram o jogo

Dark Souls

A atmosfera decadente, um mundo fantástico e obscuro, cheio de inimigos nada fáceis de lidar e com a liberdade de lutar como quiser. Com 54 críticas e somente duas delas apresentando uma opinião mista, o Metacritic classificou a obra com incríveis 89 pontos (PS3).

Se a dificuldade era obstáculo para alguns, o senso de “dever cumprido” após superar os obstáculos do jogo foram os principais elementos positivos destacados nas reviews.

Desempenho nas vendas

A FromSoftware não costuma divulgar de forma detalhada as informações sobre as vendas de seus produtos. No entanto, em 2013, totalizando as vendas da edição com conteúdo adicional — Artorias of the Abyss Edition —, a desenvolvedora anunciou ter comercializado 2.367.000 cópias.

Em 2015, o número chegou na casa dos 5,5 milhões de unidades. No último relatório divulgado em 2020, a série toda já alcançava 27 milhões de vendas.

A história de Dark Souls

Após dar um fim à Era dos Dragões, a Primeira Chama, esta utilizada pelos fundadores da Era do Fogo, começou a se apagar. Amaldiçoados pelo desequilíbrio do mundo, os seres criados pelo fogo passaram a apresentar uma deterioração em seus corpos.

Dark Souls

Marcados pelo Darksign, a responsabilidade de manter a chama acesa passou a ser deles. Os chamados Hollows atingiam um estado onde pioravam com o tempo e, em situações onde provavelmente estariam mortos, acabaram sobrevivendo.

Os jogadores assumem o papel de um personagem conhecido como “Chosen Undead”, e segundo as lendas, ele dará um fim à maldição capaz de desafiar a morte.

Deuses, demônios e a morte

Hidetaka Miyazaki, criador do game, estabeleceu uma sequência nos temas abordados em cada um dos jogos da franquia Dark Souls. No primeiro game, a temática seria os deuses e cavaleiros (Anor Londo), e os jogadores teriam de encarar uma aventura para restabelecer a ordem no mundo.

Dark Souls

Os demônios (Lost Izalith) passaram a ser os alvos do “escolhido” na continuação. Em seguida, com o terceiro lançamento, o arco abordou uma manifestação física da própria morte (Gravelord Nito). Esses foram os principais pilares das narrativas.

Dark Souls não é uma sequência de Demon’s Souls

Dark Souls

Miyazaki nunca teve a intenção de criar Dark Souls como uma sequência de Demon’s Souls. Agora, a fama de sucessor espiritual, já não é negada pelo criador. Curiosamente, o desenvolvimento da obra que antecedeu a série estava fadada ao fracasso antes de sua chegada. Algumas mecânicas foram reaproveitadas, mas a história abordada foi totalmente diferente.

A vida imita a arte em Anor Londo

Dark Souls Anor Londo

A arquitetura da Catedral de Milão e do Castelo de Chambord foram inspirações para a criação de um dos locais mais importantes do título. Anor Londo tem as duas construções como principais referências. 

Um legado: o gênero soulslike

Dark Souls

A FromSoftware acaba virando pauta em qualquer conversa quando o assunto é o gênero soulslike. As penalidades aplicadas após a morte, resetar o progresso, experiência e o combate caracterizado como um desafio foram implementados perfeitamente ao gameplay. Não é à toa que o sentimento de realização ao passar por um chefão é tão valorizado.

Aprenda com seus erros… ou desista 

Não tem como abaixar a dificuldade de Dark Souls. A experiência entregue pelo jogo é a seguinte: morra para esse inimigo até entender qual o seu ponto fraco e como você deve se comportar para abatê-lo.

Dark Souls

Essa abordagem do jogador estar pronto para o desafio ainda rende belas discussões. Afinal de contas, precisa deixar os inimigos mais fáceis de serem abatidos ou tá bom assim? Deixaria de ser um soulslike?

Venha para a luz, FromSoftware

FromSoftware Dark Souls

Dark Souls foi um sucesso e isso colocou a FromSoftware nos holofotes da indústria dos games. De um estúdio praticamente desconhecido, se tornou referência em inovações nas mecânicas de combate.

O remaster de Dark Souls

O remaster da obra foi lançado para PS4 e teve um desempenho abaixo do original, mas não deixou de apresentar um universo com gráficos renovados e novas funcionalidades — como a opção de alterar os comandos.

 

Depois de Dark Souls…

Dark Souls e outras obras da From

A proposta do “desafio no gameplay” não ficou presa em Dark Souls. Os desenvolvedores fizeram outros grandes títulos capazes de entregar a mesma sensação de realização após derrotar um inimigo formidável. Bloodborne e Sekiro: Shadows Die Twice são outros sucessos do ramo e a linhagem não deve parar por aí.

Quem gosta de Dark Souls já está ansioso por Elden Ring?

Foto de capa de uma das imagens de Elden Ring com um personagem no fundo de joelhos segurando uma espada e a logo do game em destaque

Hidetaka Miyazaki se juntou à outra mente criativa do universo do entretenimento. Ao lado de George R. R. Martin, escritor de Game of Thrones, o gênero soulslike será levado para Elden Ring — próximo RPG da FromSoftware e Bandai Namco. O jogo estreia no dia 21 de janeiro de 2022.

Qual chefe de Dark Souls te marcou nessa caminhada? Conta pra gente nos comentários!