Especiais

Games Para Sempre: Bloodborne é avaliado com nota 94 no podcast do MeuPS

Aspectos técnicos e narrativos do game foram levados em conta para a nota final

por André Custodio
Games Para Sempre: Bloodborne é avaliado com nota 94 no podcast do MeuPS

Durante o episódio mais recente do Games Para Sempre, a equipe do MeuPS e o convidado Vinícius Munhoz tiveram a oportunidade de avaliar Bloodborne. Com uma nota 94, o game da FromSoftware foi classificado como um dos melhores exclusivos de PS4, mas com ressalvas em aspectos técnicos.

Em pouco mais de 2h, debatemos sobre os elementos que tornam o game tão especial. Atmosfera vitoriana, gênero bem determinado, renovações em mecânicas e uma narrativa mais objetiva foram apenas alguns pontos de maior destaque.

Lançado em 2015 para renovar a série Dark Souls, Bloodborne chegou ao PS4 com um combate mais cadenciado e veloz, onde estratégia não seria o suficiente para vencer adversários.

bloodborne
Fonte: FromSoftware

No game, uma postura ofensiva pode determinar o destino dos personagens. Essas ações, combinadas com builds variadas, armas criativas e equipamentos com os mais diversos atributos favorecem uma solidez na batalha, onde todas as decisões ocorrem de forma responsiva.

Além disso, o título soube combinar horror cósmico com a era vitoriana, adaptando cenários cheios de detalhes a conceitos dos jogos de terror. Assim, fãs do gênero conheceram a porta de entrada ideal, onde os comandos, narrativa, level design e trilha sonora conversam com o máximo de eficiência.

Bloodborne é ótimo, mas não perfeito

No Games Para Sempre, também pontuamos alguns aspectos que tornaram Bloodborne menos atrativo para a comunidade hardcore. Devido aos ajustes na jogabilidade, muitas vezes o game é afetado por quedas de FPS.

bloodborne
Fonte: FromSoftware

Esse déficit em performance, aliado à ausência de um modo em 60 FPS, prejudicaria os jogadores mais dedicados. Além disso, há um impacto em lutas contra chefes de maior escala, afetando a experiência visual como um todo e, consequentemente, o ritmo.

O MeuPlayStation também pesou um certo fracasso em tornar as armas mais atrativas. Isso porque muitos fãs sequer testavam novos equipamentos — atravessar toda a campanha com uma arma inicial não afetava em nada o combate e o desempenho contra qualquer tipo de inimigo.

Além disso, por mais que Bloodborne tenha gráficos rico em detalhes, os cenários possuem pouca variação. Texturas são utilizadas constantemente em microzonas, passando a impressão de elementos reaproveitados.

bloodborne
Fonte: FromSoftware

Dito isso, o soulslike atingiu uma nota de 94 pontos em sua média geral. Fatores como trilha sonora, narrativa e gameplay foram fundamentais para puxar a nota para cima, enquanto dublagem e gráficos impediram o game se ser perfeito.

Venha escutar o Games Para Sempre!

O sexto episódio do Games Para Sempre, podcast do MeuPlayStation, já está no ar. Nosso canal pode ser acessado através das plataformas de streaming Spotify e Apple Podcasts. Clique aqui para saber tudo sobre o capítulo e não deixe de se inscrever!