Especiais

Gameplays são destaque em ‘evento diferente’ da PlayStation na E3 2018

Sony inova, mas ainda deixa muitos detalhes em aberto sobre The Last of Us Part II, Ghost of Tshushima e Death Stranding

por Thiago Barros
Gameplays são destaque em 'evento diferente' da PlayStation na E3 2018

Los Angeles (CA) – O início da conferência da Sony na E3 2018 foi glorioso. A ambientação em uma igreja cenográfica, que deixou todo mundo curioso, e o épico vídeo de The Last of Us Part II davam a entender que o evento seria apoteótico. Mas não foi. Os vídeos apresentados até foram dignos de aplausos, mas como showcase em si, não atingiu o nível esperado – e que todos sabemos que a PlayStation é capaz de fazer.

Antes da E3, a empresa divulgou, em diversas ocasiões, que o evento seria focado no chamado “Big 4”, formado por The Last of Us Part II, Ghost of Tshushima, Spider-Man e Death Stranding. Por isso, todos esperavam grandes revelações e detalhes importantes sobre esses jogos.

Porém, o que se viu foram “apenas” vídeos de gameplay. Todos excelentes, tanto em jogabilidade como em gráficos, e também para dar um pouquinho mais de compreensão sobre o enredo de cada um, só que ficamos, mais uma vez, com aquele gostinho de quero mais.

Especialmente porque, novamente, eles apareceram sem datas de lançamento. Só mesmo o título do Homem-Aranha, que nós já sabíamos que chegaria em setembro, tem dia marcado para chegar ao mercado. De resto, nada de mais concreto foi anunciado sobre o Big 4.

Por outro lado, vale, e muito, ressaltar o trabalho da Sony na ambientação do evento. O espaço de The Last of Us, a sala onde foram feitos os outros anúncios em um telão gigantesco e a parte externa, com direito à demo de Spider-Man, foto com um boneco do protagonista de Death Stranding e uma área temática oriental por causa de Ghost of Tshushima. Tudo perfeito e muito atrativo.

Um evento diferente

Só de chegar ao local da apresentação da PlayStation na E3 2018, todos percebiam que era algo diferente. Desde a recepção a céu aberto até a “primeira sala” da conferência, que logo percebemos o motivo quando rolou o trailer de The Last of Us Part II. Dali, fomos encaminhados para uma sala que parecia ser temática de Ghost of Thushima.

A empolgação era tão grande, com o gameplay de TLoU 2 e a experiência que a Sony estava proporcionando, que ninguém se preocupou com o fato de a data do novo jogo da Naughty Dog não ter sido anunciada – algo que a grande maioria dos presentes apostava que aconteceria.

Enquanto isso, para quem estava em casa, vídeos com novidades sobre Destiny 2 e Call of Duty eram exibidos. Aqui, todos se acomodavam na nova sala para o que estava por vir: Ghost of Tshushima. E ele veio com tudo. Um gameplay bem impressionante foi apresentado e bastante aplaudido.

Mas quando ele acabou, nada de mudar de lugar de novo. A conferência inteira continuou na sala ali mesmo. E, claro, teve muita coisa bacana. Com destaque para Resident Evil 2 Remake, NiOh 2 e os muito aguardados novos vídeos de Death Stranding e Spider-Man.

Vale citar ainda Kingdom Hearts 3, com coletânea exclusiva e PS4 especial, e também os novos Deracine, Control e Trover Saves The Universe. E parou por aí mesmo. Ninguém subiu ao palco para explicar nada, não tivemos datas de lançamento e nenhum anúncio muito bombástico como algumas pessoas ainda acreditavam.

Bloodborne 2 ficará para uma outra ocasião, e também não tivemos nem uma pequena amostra de uma nova aventura com Aloy após Horizon Zero Dawn. A conferência durou um pouco mais de uma hora para quem estava em casa. Aqui, a área externa ficou disponível até o fim da noite.

No fim das contas, os novos vídeos, que são o que realmente importam, deixaram excelentes expectativas para todos os integrantes do Big 4 da Sony. Só ficamos sentindo falta de mais detalhes, como desenvolvedores falando e datas de lançamento. Agora, resta apenas esperar que essas informações sejam reveladas em breve, porque a ansiedade já está lá em cima.