Especial em Parceria

Fortnite: 5 ótimas dicas para novatos arrasarem no game

Está chegando ao battle royale agora? Então saiba as melhores dicas para iniciantes

por Vinícius Paráboa
Fortnite: 5 ótimas dicas para novatos arrasarem no game

Fortnite foi lançado há quase quatro anos, mas segue recebendo jogadores de todos os tipos. Uns se atraem por gostarem de battle royale, enquanto outros se amarram nas skins crossovers que dão as caras eventualmente (até Kratos, de God of War, já foi parar na ilha da).

Levando isso em consideração, o MeuPlayStation preparou uma lista com as cinco melhores dicas para os novatos no jogo. Pegue a sua picareta e caia de paraquedas nessa conosco!

Bote a mão na massa: aprenda a construir

Fortnite

A primeira e, talvez, principal dica para ser um bom jogador de Fortnite é aprender a construir. No battle royale da Epic Games, não basta ter uma mira calibrada para derrotar seus adversários: é necessário se proteger com muros, torres e afins.

Existem três materiais que o jogador pode coletar na ilha: madeira, tijolo e ferro. O recomendado é ter a picareta em mãos e derrubar qualquer coisa no caminho, exatamente para ter recursos suficientes em uma eventual batalha. A madeira é a menos resistente, ao contrário do ferro, o mais forte.

Em algum momento do jogo, você se deparará com o inimigo. É a partir daí que será necessário trabalhar como um arquiteto, para evitar a eliminação. As construções se dividem em quatro formas: paredes, rampas, tetos e chão.

Combinando essas quatro formas de construção, com os materiais coletados, o jogador pode ganhar uma vantagem tática sobre seu oponente. Por exemplo, com uma torre bem montada, dá para ganhar altura e atirar em seu inimigo, enquanto ainda está protegido. Uma boa dica é construir diversas camadas de paredes e chãos, para dificultar a vida de quem tentar destruir a sua criação.

Lembre-se: quanto mais veloz você for para construir uma estrutura, maiores são suas chances de sobreviver.

Caia em lugares seguros

Fortnite

Quando uma partida começa, o jogador se encontra no famoso ônibus voador de Fortnite. É nesse momento que ele precisa escolher um local para saltar e começar a jogatina.

Apesar de ser divertido batalhar logo de cara, não é recomendado que iniciantes escolham essa rota. Tente sempre se afastar da batalha, para lootear e sobreviver — afinal de contas, o grande objetivo de um battle royale é ficar de pé por último.

Enquanto estiver no ônibus voador, observe quantos oponentes estão caindo. Em dado momento, você verá que cada vez menos sobreviventes saltarão do veículo. É a sua deixa para pular, pois ao aterrissar, as chances de entrar em combate ficarão menores.

Só há um lado ruim nisso: provavelmente, o local escolhido para queda está afastado da zona segura — o local onde a tempestade não causa dano ao jogador. Portanto, pegue o máximo de loot e corra para lá (se atentando, é claro, a inimigos que tiveram a mesma estratégia).

Uma boa dica é ir até à Cidade da Cordilheira, um lugar carregado de loot. Além disso, se por acaso, os adversários escolherem este local para aterrissar, dá para escapar facilmente dali com um barco pelos rios. O Lago da Preguiça, por ter casas muito juntas, também possui muitos baús.

Experimente e entenda as armas

1

Fortnite envolve combates com armas, então, uma dica super óbvia é saber quais equipamentos estão a disposição pelo mapa, além de experimentá-los. É possível encontrar snipers, escopetas, fuzis de assalto, submetralhadoras, bazucas, pistolas e granadas. Todo o arsenal citado faz o gamer se adequar a um estilo diferente de gameplay.

As snipers são excelentes à longa distância: uma boa estratégia com elas é encontrar um ponto elevado no mapa (ou construir uma torre) e acertar quem estiver passando desprevenido. Já as escopetas servem para combates à curta distância e podem eliminar os adversários com um só tiro, se bem usadas.

Os fuzis de assalto, provavelmente, são os melhores para iniciantes, pois apresentam uma versatilidade maior em comparação aos demais equipamentos: eles causam boa quantidade de dano à média distância e também têm utilidade em batalhas à longa distância.

Submetralhadoras, assim como as escopetas, são boas armas à curta distância. A grande diferença é que por conta da sua velocidade de disparo, não dão o dano devastador instantâneo da shotgun.

Lembra das dicas sobre construções? Bem, elas podem ruir com uma simples bazuca. O lança-foguetes é ideal para destruir estruturas e desmantelar as proteções adversárias.

As pistolas são armas secundárias, que servem como mecanismo de defesa em situações onde você gastou toda a munição do seu arsenal principal, por exemplo. Elas não dão muito dano, mas com um belo “headshot” se tornam mortais.

Por fim, as granadas se tratam de explosivos arremessáveis que destroem estruturas ou pegam grupos de oponentes desprevenidos. São bem úteis, por isso, o ideal é encher seus bolsos com elas.

Todos os armamentos citados possuem níveis de raridade, que variam entre comum (cinza), incomum (verde), raro (azul), épico (roxo) e lendário (laranja). Quanto maior for esse nível, mais poderosa será a arma. Portanto, não deixe de explorar baús ou de lootear corpos adversários!

Faça silêncio em Fortnite

2

Fazer silêncio é ótimo, enquanto se aventura pela ilha de Fortnite. Há como correr, andar ou andar agachado. As duas primeiras opções fazem barulho — especialmente a primeira — te tornando um alvo fácil para predadores. Por isso, trabalhe a sua audição para pegar os barulhentos de plantão desprevenidos.

Poções de escudo salvam a sua vida: beba-as

3

Um dos itens mais importantes do jogo da Epic Games é a poção de escudo. Com ela, o jogador ganha uma “segunda barra de vida”, por assim dizer. Antes de um confronto, tente deixar a barra azul (que indica a armadura) cheia, para ter mais chances de vitória. Se possível, também encha a barra verde (HP), com kits médicos.

Aliás, é importante mencionar: existem dois tipos de poções, as pequenas e grandes. O jogador só poderá beber as pequenas até alcançar 50 pontos de armadura. Portanto, tome-as antes de gastar as grandes (dá para ingerir essas últimas mesmo com mais de 50 pontos de escudo).

Pegue sua picareta e aterrize na ilha. É grátis!

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.