Especiais

Final Fantasy VII Rebirth: quem é Zack e qual é sua importância?

Jogou Final Fantasy VII Remake e está perdido sobre quem é Zack? Confira nosso guia sobre o personagem

por Felipe Gugelmin
Final Fantasy VII Rebirth: quem é Zack e qual é sua importância?

Quem decidiu entrar no mundo de Final Fantasy VII pelo Remake de 2020 provavelmente saiu do jogo com mais dúvidas do que respostas. Nos momentos finais do game, vemos o que parece ser uma realidade paralela no qual o protagonista Cloud é carregado para Midgar por um Soldier com cabelo preto e muitas semelhanças físicas com ele. Mas quem é ele e qual seu papel em Final Fantasy VII Rebirth?

Já para quem é fã de longa data e jogou o original, as coisas também podem ser igualmente confusas. Afinal, as cenas que estávamos vendo contradiziam alguns dos pontos mais importantes da trama original, podendo colocar em xeque muitos acontecimentos essenciais para a batalha contra Sephiroth.

Final Fantasy VII Rebirth

No centro disso tudo estava um único personagem: Zack Fair. Neste artigo, explicaremos quem é o personagem e porque ele deve desempenhar um importante papel em Final Fantasy VII Rebirth. Para isso, vamos ter que recorrer a alguns spoilers de Final Fantasy VII e Crisis Core: Final Fantasy VII, então fique atento caso ainda tenha planos de jogar esses games.

Um Soldier de primeira classe

A melhor forma de entender quem foi Zack Fair é jogando Crisis Core: Final Fantasy VII Reunion, a remasterização do jogo do PSP que foi lançada em 2022 para PlayStation 4 e PlayStation 5. Ela é totalmente focada no personagem e mostra como ele subiu entre os rankings da Soldier para virar um operador de primeira classe que partia em missões com figuras como Sephiroth.

Nascido na cidade de Gongaga, ele foi para Midgar aos 13 anos de idade com o sonho de virar um Soldier. Um participante discreto na guerra contra Wutai na época em que era um soldado de segunda classe, o personagem acabou sendo elevado para a elite do grupo pouco antes do evento conhecido como Genesis War — ponto focal de Crisis Core.

Zack Fair

Um dos elementos que se destaca no personagem é sua personalidade, marcada pela animação e pelo otimismo. Mesmo passando pela perda de seu mentor e muitos eventos trágicos, ele nunca deixa de ser uma figura capaz de ver o lado bom das coisas e que consegue animar facilmente quem está a seu redor.

Sem entrar em maiores detalhes sobre o que acontece no game, descobrimos que Zack acabou desenvolvendo um relacionamento com Aerith durante os intervalos de suas missões. Também vemos que a Buster Sword, equipamento icônico de Cloud, na verdade, é uma herança de Angeal, mentor de Zack.

Eventos definidores

O que mais importa para os eventos de Final Fantasy VII Rebirth são os trechos finais da história de Crisis Core: Final Fantasy VII — que também aparecem no jogo original, de forma ligeiramente diferente. Um dos poucos soldados de primeira classe que restam à Shinra, ele é convocado para ir junto com Sephiroth até a pequena cidade de Nibelheim, palco da instalação de um dos primeiros reatores Mako da história.

1

Lá, eles descobrem que o local era usado pelo cientista Hojo como um centro de experiências envolvendo humanos e uma entidade alienígena conhecida como Jenova — mesmo nome da mãe de Sephiroth. Afetado pelos eventos da Genesis War, o guerreiro (e vilão da trama) dedica semanas a estudar os documentos secretos da Mansão Shinra presente em Nibelheim e enlouquece ao descobrir suas origens.

Durante esse tempo, Zack continua morando na cidade e desenvolve melhor sua amizade com Cloud. Este último também estava na missão, mas como um soldado de terceira classe envergonhado demais para revelar sua verdadeira identidade para seus familiares ou amigos de infância.

Quando Sephiroth enlouquece e destrói Nibelheim, o personagem confronta seu antigo companheiro, mas acaba sendo derrotado por ele. Nisso, ele deixa cair a Buster Sword, que é usada por Cloud para perfurar o vilão e jogá-lo no Lifestream, o que parece resultar em sua morte.

2

Feridos, Cloud e Zack são capturados por Hojo, que os mantêm presos durante quatro anos fazendo uma série de experimentos genéticos com células de Jenova e do próprio Sephiroth. Eles só conseguem escapar graças a Zack, que se mostra bastante resiliente ao nocautear um pesquisador, resgatando das garras da Shinra seu companheiro que se mantém em um estado vegetativo.

Em Crisis Core, a fuga da dupla acaba sendo alongada e mostra uma passagem pela cidade de Gongaga e pelas ruínas de Banora, nas quais Zack confronta Genesis e coloca um fim em seus planos. Na história recontada, quem o motiva a voltar à cidade de Midgar é uma carta de Aerith, que o faz perceber o quanto tempo ele passou como um cativo.

Zack em Final Fantasy VII Rebirth

É nesse ponto da história de Zack onde entra Final Fantasy VII Rebirth, que parece tentar reescrever — ou mostrar um ponto de vista alternativo — para seu destino. No Final Fantasy VII original e em Crisis Core, ele consegue chegar próximo à cidade, somente para se defrontar com um exército da Shinra que esperava por sua chegada.

Apesar de resistir bravamente aos ataques inimigos, o Soldier fica sem energia diante das ondas infinitas de inimigos e acaba sendo morto. Julgado inofensivo e também próximo de seu fim, Cloud acaba sendo deixado na beira da estrada para agonizar. No entanto, a derrota de Zack parece conseguir tirá-lo do torpor no qual ele estava, fazendo com que ele acorde e assuma seu lugar como herdeiro da Buster Sword.

Final Fantasy VII Rebirth

O ponto que Final Fantasy VII Rebirth parece mudar é justamente o da morte de Zack: no final do Remake de 2020 e nos diversos trailers promocionais do próximo capítulo, a Square Enix mostra que o personagem está vivo. Não somente isso, como ele aparece interagindo com personagens como Biggs e Marlene, falando sobre os acontecimentos recentes de Midgar — algo que deveria ser impossível.

Responder o que está acontecendo deve ser um dos principais focos do novo game, que promete usar o personagem como um ponto central de sua trama — podendo tomar em temas como dimensões paralelas e viagens no tempo. Ainda não está claro qual o papel do Soldier em tudo isso, mas já é garantido que ele vai ser central para a história da segunda parte do remake.