Listas

Copa do Mundo: relembre as edições do FIFA dedicadas ao torneio

Dos jogos oficiais aos DLCs, franquia traz o espírito da competição para os games

por Jean Azevedo
Copa do Mundo: relembre as edições do FIFA dedicadas ao torneio

Nos últimos anos, quem gosta de futebol e joga videogame fica na espera pelo “FIFA da Copa do Mundo”. Ao longo dos lançamentos da franquia, a abordagem ao grande evento esportivo que acontece de quatro em quatro anos mudou, mas nunca deixou de trazer o espírito da competição para dentro dos campos virtuais.

A série da EA Sports começou trazendo games separados, mas no retrospecto recente começou a apostar nos DLCs gratuitos para os títulos principais. Com a Copa do Mundo do Catar iniciando neste domingo (20), o FIFA 23 foi o escolhido da vez.

banner da copa do catar em fifa 23
(Fonte: EA)

Para deixar os amantes do futebol no clima da competição, a equipe do MeuPS preparou um especial com cada FIFA da Copa do Mundo. Começaremos nossa viagem na França, na Copa de 98, e vamos até o Catar, atual sede da competição.

FIFA da Copa do Mundo: todas as edições dedicadas ao torneio

FIFA: Road to World Cup 98

O primeiro FIFA da Copa do Mundo foi o Road to World Cup 98. O game contava com 172 seleções disponíveis e esse feito só foi se repetir no FIFA da Copa do Mundo de 2010 — só 12 anos depois. Era possível jogá-lo no PC, Nintendo 64, Sega Saturn, Game Boy, Mega Drive, SNES e, claro, no PlayStation 1.

World Cup 98

Lançado para Game Boy, Nintendo 64, PlayStation 1 e PC, o “jogo definitivo” da Copa do Mundo de 98 contava com a lista de convocados e mais alguns nomes na reserva de cada país para os fãs poderem montar sua própria escalação.

Ao terminar a campanha no torneio, o game ainda apresentava a Chuteira de Ouro, dado ao artilheiro da competição. A icônica abertura precisa ser mencionada neste especial, concordam? Veja:

FIFA World Cup 2002

Agora com ports para PS2, Xbox, GameCube e PC, o FIFA World Cup 2002 já contava com algumas diferenças do primeiro. Mais equipes já contavam com uniformes licenciados e a EA Sports colocou uma trilha sonora feita pela Orquesta Sinfônica de Vancouver.

FIFA World Cup: Germany 2006

Mais um FIFA da Copa do Mundo que teve versões para PS2, Xbox 360, Game Boy Advance, GameCube e PC — e também para PSP e dispositivos mobile. Apesar do Brasil ser a melhor equipe do game, quem foi a campeã do torneio na Alemanha foi a Itália.

2010 FIFA World Cup South Africa

Já com multiplayer online para os jogadores de PS3 e Xbox 360, o título da EA Sports também teve edições de PSP, Wii e iOS. Com um gameplay semelhante ao do FIFA 10, o modo Captain Your Country, semelhante ao “Be a Pro”, foi uma das grandes novidades.

Apesar dessa ser a Copa do Waka Waka da Shakira, o tema de abertura foi Wavin’ Flag, do K’naan. Relembre:

2014 FIFA World Cup Brazil 

Dessa vez apenas os jogadores de PS3 e Xbox 360 puderam curtir o gameplay do FIFA da Copa do Mundo do Brasil. Pela primeira vez na série, os técnicos e a torcida tiveram uma maior participação durante as partidas. Outro destaque foi a presença dos estádios brasileiros, incluindo o Maracanã.

No PS4 e nas demais plataformas, foi possível aproveitar o clima do torneio no modo Ultimate Team do FIFA 14. Vamos fingir que não aconteceu um tal 7-1 nessa competição e curtir a abertura do game:

FIFA 18

No FIFA 18, uma expansão gratuita com os 32 participantes foi lançada. Dessa vez, não tivemos um FIFA da Copa do Mundo exclusivo para a ocasião. Apesar de ter um modo no UT, os jogadores só podiam ser obtidos através de pacotes, sem mercado de transferência ou algo do tipo.

FIFA 23

O FIFA da Copa do Mundo de 2022 foi o FIFA 23. A competição do Catar acontecerá no final do ano, começando no dia 20 de novembro, e por isso, o FIFA 22 foi “descartado” do planejamento. O DLC gratuito traz um modo exclusivo, trilha sonora com diversos sucessos já lançados na franquia, e a adição cartas comemorativas e eventos no FUT.

Qual FIFA da Copa do Mundo foi o seu preferido? Sabia que agora a publisher fará seu próprio game de futebol? Ele será chamado EA Sports FC e a competição pode acabar parando nas mãos de outra desenvolvedora daqui a quatro anos.