FIFA 23: 3 formações fortes para o Ultimate Team
Mexer nas táticas customizadas é garantia de vitória em alguns casos
Se você gosta de jogar Ultimate Team no FIFA 23, então deve ter reparado como alguns adversários, principalmente nas competições do FUT Champions, conseguem mudar rapidamente seu estilo de jogo. Isso acontece graças às táticas customizadas, que podem ser de grande utilidade durante o seu gameplay.
Afinal de contas, seu time precisa se adaptar a algumas situações ao longo da partida e não dá para ficar pausando e trocando todo mundo de lugar o tempo todo, não é mesmo? Com as dicas de formações abaixo, você conseguirá ter as ferramentas para reagir a cada tipo de situação ou adequar ao seu estilo de jogo.
Formações para mandar bem no Ultimate Team do FIFA 23
A primeira explicação precisa ser mais detalhada para você pegar a prática e conseguir aplicar. Vá até o seu time e aperte L2 para acessar as “Ações de Elenco”. Lá, escolha a opção Táticas Personalizadas.
O macete todo é alinhar a forma como seu time quer jogar com os planos de jogo já existentes. Quando a tela de táticas abrir, aperte L2 novamente e selecione uma das quatro opções para editar.
Importante: deixe a padrão “Equilibrado” sem alterações para manter a química do seu time com a formação base.
Quem joga FIFA 23 há mais tempo deve ter identificado de primeira como funciona. Dentro das partidas, esses atalhos são acionados apenas apertando as setinhas que definem o comportamento da sua equipe. Guarde onde deixou sua tática editada para lembrar ao longo do game.
Agora vamos te explicar como fazer a formação mais apelona após a 13ª atualização, explicada pelo YouTuber Rodrigão Play. Ele é bem experiente e consegue resultados expressivos no FUT Champions usando três estilos de jogo fortíssimos:
Essa estratégia fica melhor tendo alas e laterais habilidosos, como demonstrada no vídeo. Siga os passos abaixo para executá-la:
5-2-2-1
Primeiro, comece editando o comportamento geral do time da seguinte forma:
Agora, escolha o esquema 5-2-2-1 na aba à direita e siga para definir o comportamento individual dos seus atletas em Instruções:
- Goleiro (GK): colocar para no Sair no Cruzamento e atuar como Goleiro Líbero;
- Zagueiros (ZG): não mexa em nada;
- Laterais (LE e LD): coloque o seu preferido e mais veloz para participar do ataque e puxar marcação. O outro lateral pode ser configurado com a opção “Ficar na Defesa”;
- Volantes (MC): ambos precisam ficar na defesa e cobrir o centro para o esquema funcionar como deve;
- Ponta Esquerda (PE) e Ponta Direita (PD): Ativar as alternativas “Voltar para Defender”, “Cortar Para Dentro” e “Entrar na Área para o Cruzamento”;
- Atacante (CA) – “Ficar no Centro” e “Chegar por Trás” precisam ser ativados, assim como “Voltar para Defender”.
4-2-2-2
Com um estilo de defesa/ataque mais equilibrado, nessa configuração seus laterais ajudarão menos com a bola no pé, mas abrirão espaço para os pontas e volantes atuarem. O comportamento do time precisa ficar da seguinte forma:
Para isso funcionar no FIFA 23 seus jogadores precisam funcionar assim:
- Goleiro (GK): colocar para no Sair no Cruzamento e atuar como Goleiro Líbero;
- Zagueiros (ZG): não mexa em nada;
- Laterais (LD e LE): ficar na defesa e puxar marcação;
- Volantes (MC): escolha um para “Ficar na Defesa” e “Cobrir o Centro”, o outro você apenas configura para “Interceptar Passes” e “Cobrir o Centro” – isso equilibra a subida deles para o ataque;
- Meias Ofensivos (MD e ME): ativar as opções “Voltar para Defender” e “Entrar na Área para Cruzamento”;
- Atacantes (ATD e ATE): ambos com o comando “Ficar no Centro” e “Chegar por Trás”.
4-3-2-1
Se você tem um ataque potente e consegue trocar passes com facilidade e velocidade, essa formação dificilmente será contra-atacada com facilidade no FIFA 23. Com essa configuração, é possível pressionar seu adversário com muita intensidade.
A configuração inicial fica assim (considere colocar “Pressão no Erro Adversário” no estilo defensivo e “Armação Rápida” na chegada para testar depois):
Agora, oriente seus atletas da seguinte forma:
- Goleiro (GK): colocar para no Sair no Cruzamento e atuar como Goleiro Líbero;
- Zagueiros (ZG): não precisa configurar nada;
- Laterais (LD e LE): acionar “Ficar na Defesa” e “Puxar Marcação” para o mais defensivo, e colocar “Ataque equilibrado” e “Puxar Marcação” no que você mais confia para avançar jogando;
- Volante (VOL): “Ficar na Defesa” e “Cobrir o Centro” precisam estar selecionados;
- Meio-Campo (MCD e MCE): Apenas adicionar o comando de “Cobrir o Centro” para o seu meio-campista com mais pontos defensivos; escolha um para atuar ofensivamente no “Cobrir a Lateral” (padrão) e mantendo o “Ataque Equilibrado” como opção;
- Pontas (PE e PD): aqui é interessante alternar bem o estilo de jogo dos seus jogadores. Um deles precisará de “Voltar para Defender” e “Chegar por Trás”, então escolha o que tem mais fôlego, o ritmo não impacta tanto assim, mas também faz diferença. O outro ficará com a função “Cortar para Dentro”;
- Atacante (ATA): nesse, apenas alterne o comportamento dele para “Chegar por Trás”.
Dica: não se prenda a apenas um estilo de gameplay. Como explicado acima, cada formação tem um ponto forte e precisa se encaixar com as cartas que você tem em mãos e com seu modo de jogo. Alterne ao longo da partida para extrair o melhor desempenho dos seus jogadores.
Além disso, mais atualizações devem chegar ao FIFA 23 e essas táticas podem ficar ultrapassadas. É bom se manter atualizado para tirar proveito do gameplay meta caso ele se altere.