Especiais

FIFA 19: como a saída de CR7 do Real Madrid pode impactar no game?

Como fica A Jornada de Alex Hunter agora que Cristiano Ronaldo está na Juve?

por Bruna Mattos
FIFA 19: como a saída de CR7 do Real Madrid pode impactar no game?

FIFA é igual ao Natal. Sabemos que teremos um todos os anos, mas FIFA 19 prometeu uma grande atração para os fãs do game de futebol: a Champions League.

A EA Sports deixou claro nesta E3 que o campeonato era o carro chefe da popular franquia esportiva. A inclusão da Champions League parecia ser a peça que faltava para os fãs de FIFA – especialmente por ter ficado por anos na mãos do principal rival, Pro Evolution Soccer.

O fim da parceria da UEFA com a Konami foi a oportunidade perfeita para a inclusão do campeonato no jogo da EA Sports.

Conforme esperado, o trailer de anúncio de FIFA 19 foi totalmente focado na Champions League. Como todos os anos, a EA apostou em uma das estrelas do futebol atual para fazer a divulgação do game em vídeos, gameplays e claro, estampar a capa do jogo.

Cristiano Ronaldo parecia uma escolha óbvia para esta situação. O jogador era o principal rosto do Real Madrid, que neste ano, se tornou o primeiro clube a vencer a Champions League três vezes consecutivas. O português acumula cinco títulos no campeonato: um pelo Manchester United, mais quatro conquistados pelos Merengues.

FIFA 19_capa
Cristiano e Neymar estrelam capa de edição especial do FIFA 19.

No entanto, uma notícia nesta semanas surpreendeu a todos. Pouco depois da eliminação de Portugal da Copa do Mundo, a Juventus de Turim anunciou a contratação de Cristiano Ronaldo. O ciclo incrível de vitórias do português no Real Madrid havia chegado ao fim, após quase 10 anos. A troca de clubes impactou imediatamente no público e deve ter deixado muita gente na EA Sports com os cabelos em pé.

Mas isso não é nenhuma novidade. A empresa já precisou enfrentar um problema semelhante em 2013, quando Gareth Bale saiu do Spurs e foi para o Real Madrid. A EA manteve o jogador na capa (ao lado de Lionel Messi), mas trocou seu uniforme às pressas no material original.

A questão com Cristiano Ronaldo, no entanto, é um pouco mais delicada do que aconteceu com FIFA 14. A mudança impacta não somente toda a parte promocional de FIFA 19, mas também o modo história do game, “A Jornada”.

O modo carreira acompanha a trajetória do protagonista, Alex Hunter, em busca do sucesso nos gramados. Em FIFA 19, o objetivo de Hunter, agora um jogador do Real Madrid, é conquistar a vitória na Champions League.

O destaque para Ronaldo e a equipe de Madrid nos materiais promocionais era algo perfeitamente “casado” com o que o game iria entregar em A Jornada. O jogador português provavelmente é muito mais do que um “rosto” promocional, mas um grande elo para atrair o público para o modo carreira, e um elemento forte para a história do londrino.

Como a EA Sports irá lidar com tudo isso? A presença do protagonista no Real Madrid é certa, mas como ficará o papel de Cristiano Ronaldo no modo história? Ele será mantido como a grande estrela ao lado de Hunter agora que está em outro clube? Caso seja substituído, quem pode ser o novo “parceiro” de Hunter na busca pelo título na Champions League? Vale lembrar que o relacionamento profissional entre o protagonista do modo A Jornada com Cristiano Ronaldo e o Real Madrid vem sendo desenvolvido desde FIFA 18.

A EA tem pouco tempo para encontrar uma saída. FIFA 19 será lançado dia 28 de setembro.