Listas

Padrão FromSoftware! 9 semelhanças entre Elden Ring e Dark Souls

O game chega em 21 de janeiro ao PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series e ao PC

por Valdecir Emboava
Padrão FromSoftware! 9 semelhanças entre Elden Ring e Dark Souls

Elden Ring tem tudo em mãos para fazer uma excelente estreia na indústria e agradar todos os entusiastas da FromSoftware, estúdio conhecido e exaltado por suas produções que equilibram três aspectos técnicos: desafio, imersão e fator recompensa.

A parceria entre George R. R. Martin (criador de Game of Thrones) e Hidetaka Miyazaki, dois especialistas em criar histórias imersivas, pode resultar em um jogo verdadeiramente incrível. Porém, além de contar com essas mentes brilhantes, a nova produção também herdou diversos aspectos de outra franquia amada de soulslike: Dark Souls.

Criação/personalização de personagens

Elden Ring contará com um robusto sistema de criação/personalização de personagens, mas isso não é nenhuma novidade vindo do estúdio. Segundo o próprio Miyazaki, o jogador terá total liberdade para decidir as características e a personalidade do personagem — abrindo um leque infinito de possibilidades.

Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Assim como em Dark Souls, os jogadores também serão livres para escolherem suas armas, afinal, a FromSoftware disponibilizará uma grande variedade no arsenal e cerca de 100 habilidades.

Livre para progredir no seu tempo

Se comparado ao irmão mais velho, Elden Ring terá muito mais caminhos e ramificações para os jogadores, principalmente para quem adora uma exploração mais aprofundada.

Imagem de capa do jogo Elden Ring com o protagonista olhando o horizonte e uma grande árvore brilhante ao fundo
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Concluir desafios, investigar locais misteriosos e superar os limites serão os grandes diferenciais aqui. Como o estúdio adora equilibrar a experiência, é certo que as aventuras por esse mundo serão muito bem recompensadas.

Colecionáveis e multiplayer

Humanity restored! Os jogadores de Dark Souls já devem ter lido esta frase mais de um milhão de vezes ao restaurar vida e defesa com o item de humanidade — o mesmo também permite com que outros players se juntem à sessão.

Imagens de Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Elden Ring também terá um recurso semelhante, embora não hajam tantos detalhes. Porém, em um dos trailers, o personagem é visto com um cubo capaz de recolher espíritos — que, por sua vez, são colecionáveis com a mesma função da humanidade e possibilitam até a invocação de outros jogadores para o multiplayer.

Multiplayer co-op e competitivo

Usar a humanidade ou parar para contemplar as chamas de uma fogueira tornava o jogador em um host no multiplayer de Dark Souls. Com isso, era possível invocar fantasmas brancos ou dourados, considerados amigáveis, ou receber a visita indesejada de espíritos hostis — resultando em algumas batalhas complicadas de PvP.

Imagens de Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Miyazaki não ofereceu muitos detalhes sobre essa mecânica em Elden Ring, mas já sabemos que será possível invocar até três almas amigáveis no multiplayer — provavelmente algum contratempo envolvendo espíritos hostis também estará disponível.

Checkpoint e viagem rápida

Em um dos trechos do trailer também é possível ver o protagonista descansando perto das chamas de uma fogueira, este um dos recursos que servem como checkpoint em Dark Souls. A parada estratégica também auxilia o jogador a gerenciar seus equipamentos, restaurar humanidade e até como ponto de viagem rápida.

Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

As fogueiras disponíveis pelo mapa de Elden Ring lembrarão as apresentadas em Dark Souls 2 e 3, e também serão usadas como pontos estratégicos de viagem rápida.

NPCs e chefões icônicos

Além da história e de toda a ambientação magnífica, é certo que a FromSoftware também preparou um elenco absurdo de chefões e NPCs icônicos para esta nova aventura. Os detalhes ainda são um mistério, mas bastou ver o trailer para chegar a essa conclusão.

Imagem de capa de Elden Ring com um possível boss com diversos braços
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

No vídeo, é possível ver um chefão muito parecido com o Executioner Smough de Dark Souls, com armadura pesada e uma arma enorme. Outra personagem que aparece é semelhante à Emma, sacerdotisa do castelo de Lothric em DS 3.

HUB semelhante ao Firelink Shrine

Em todos os jogos da série Dark Souls há um HUB conhecido como Firelink Shrine, lugar onde se localiza a fogueira central — e serve como uma encruzilhada interligando diversos atalhos. O espaço é acessível logo no início do jogo e também possibilita o contato com alguns NPCs, como mercadores, ferreiros e muito mais.

Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Elden Ring terá algo muito parecido com a Firelink Shrine, mas ao contrário de DS, o espaço se tornará acessível aos jogadores só depois de um tempo.

Dragões místicos

O primeiro dragão que os jogadores encontram em Dark Souls é o HellKite Dragon. Se o player conseguir cortar sua cauda, a fera derruba uma arma rara chamada “Drake Sword” — a espada é uma verdadeira mão na roda para atravessar os desafios do começo do jogo.

Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Aparentemente, em Elden Ring também teremos grandes embates com essas feras místicas. No trailer, é possível ver o protagonista enfrentando um dragão gigantesco soltando raios em sua direção — será que eles também dropam itens fortes? Bom, só nos resta aguardar para ver!

Design e ambientação

A ambientação e o design nos jogos da FromSoftware são únicos e isso não está atrelado apenas à Dark Souls: Bloodborne, Sekiro e Demon’s Souls compartilham dos mesmos detalhes agourentos. Elden Ring também apresentará esse nível de detalhes, embora dentro de um mundo muito maior e com ambientes muito mais interligados.

Imagens de Elden Ring
(FONTE: Reprodução/FromSoftware)

Elden Ring chegará no dia 21 de janeiro de 2022 ao PlayStation 4PlayStation 5, Xbox One, Xbox Series X|S e ao PC. Ansioso para essa nova aventura criada por Martin e Miyazaki, caro leitor? Comente abaixo suas expectativas!