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Tudo sobre EA Sports WRC: detalhes exclusivos em entrevista com a Codemasters

Devs de EA Sports WRC trouxeram novidades sobre veículos, física dos circuitos, modos de jogo e inspirações

por André Custodio
Tudo sobre EA Sports WRC: detalhes exclusivos em entrevista com a Codemasters

Neste mês, World Rally Championship retorna com EA Sports WRC. Desenvolvido pela Codemasters e publicado pela Electronic Arts, o título promete inovar a modalidade nos consoles de nova geração — e tivemos a oportunidade de conversar com os devs sobre o projeto.

Ross Gowing, diretor criativo da Codemasters, e Jon Armstrong, programador do game e campeão mundial de WRC eSports, concederam uma entrevista exclusiva ao MeuPS sobre EA Sports WRC. Eles compartilharam detalhes sobre conteúdos, inspirações e inovações implementadas no novo game.

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Fonte: EA

Como foi o processo de desenvolvimento do EA Sports WRC e qual foi o principal objetivo da equipe de desenvolvimento ao criar este título?

Nosso principal objetivo era realmente levar todo o trabalho que fizemos em DiRT Rally e o rali ainda mais adiante; nossa palavra-chave sempre foi autenticidade. E uma das coisas que havia chamado a atenção e que nunca conseguimos realizar antes eram essas etapas cada vez mais longas.

Em ralis de WRC reais, os pilotos percorrem algo em torno de 350 quilômetros durante um fim de semana. E embora soubéssemos que não poderíamos chegar tão longe, definitivamente queríamos aumentar para 30 a 35 quilômetros em uma única etapa.

Tudo isso estava em nossa mente, e queríamos melhorar também a maneira como lidamos com o asfalto, para garantir que fosse diferente das estradas de terra, com base no feedback de nossa comunidade. Além disso, queríamos trazer o rali para o grande público, inclusive para muitas pessoas que talvez se sintam intimidadas em jogar um jogo de rali.

Portanto, adicionamos uma série de recursos em EA Sports WRC para novos jogadores, bem como para jogadores experientes, para que todos possam desfrutar do que é o incrível esporte do rali.

Em um gênero altamente competitivo de jogos de corrida, como EA Sports WRC se destaca em termos de realismo e autenticidade em relação a outras franquias semelhantes?

Eu acredito que sempre tentaremos aproximar o jogador o máximo possível do rali real em um videogame. O que o diferencia dos outros jogos de corrida é realmente o seu tema, o rali, que é uma forma incrivelmente única de automobilismo.

O piloto precisa ouvir atentamente o copiloto e as notas de ritmo, enquanto enfrenta diferentes tipos de superfície, como cascalho, asfalto, neve e gelo, e os carros continuamente se danificam, com peças mecânicas se desgastando.

É responsabilidade do piloto enfrentar todos esses desafios e ainda registrar o tempo mais rápido possível em qualquer etapa. Portanto, acredito que isso é o que torna EA Sports WRC um jogo único.

Em muitos títulos de corrida em pistas, você pode memorizar as curvas, a linha que deve seguir e exatamente quando trocar de marcha. No entanto, no rali, você está constantemente enfrentando elementos desconhecidos, e depende de você fazer o melhor que pode conforme avança.

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Fonte: EA

Como foi a colaboração com a FIA (Federação Internacional do Automóvel) para garantir que o jogo capturasse fielmente o espírito e as regras do Campeonato Mundial de Rali?

Nossa relação com a WRC tem sido fantástica, e a parceria é tudo o que esperávamos, realmente. Sempre acreditamos que fazemos os melhores jogos de rali, e EA Sports WRC é o ápice do rali, então unir os dois seria uma combinação perfeita.

Além disso, a WRC tem sido incrivelmente prestativa em nos colocar em contato com os organizadores locais de eventos e fornecer todo o material de referência de que precisamos para tornar o jogo o mais realista possível.

Isso inclui muitas referências em vídeo para cada uma das etapas, bem como o design assistido por computador (CAD) para cada um dos carros. E qualquer outra coisa que tenhamos precisado, realmente.

Pode nos contar sobre a variedade de carros e circuitos que estarão disponíveis no jogo? Existem novidades em relação aos títulos anteriores?

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Fonte: EA

Temos uma grande variedade de carros que abrangem todas as diferentes eras do rali e do Campeonato Mundial. Isso significa que os carros dos anos 60 são completamente diferentes em termos de dirigibilidade em comparação com os carros modernos do WRC.

Portanto, há muito trabalho nos bastidores envolvido na pesquisa de cada veículo individualmente. Nossa equipe de jogabilidade, da Heartland, faz um ótimo trabalho ao incorporar essas características desde o início.

Depois, entra em cena um processo de ajustes minuciosos, no qual eu, como piloto, e outro consultor, Ryan Champion, fornecemos feedback sobre cada carro individual.

Temos a sorte de contar com muita experiência em diferentes tipos de carros, o que nos permite garantir que cada um deles tenha sua própria identidade. As ferramentas que nossa equipe tem à disposição para tornar cada modelo único são algo que você realmente sente quando pega o volante de cada um.

Não apenas os carros, mas também as pistas recebem atenção meticulosa. Algumas são recriações perfeitas das pistas oficiais do WRC, enquanto outras são estradas reais próximas às localizações do WRC, embora não sejam estágios oficiais.

A equipe realizou extensas pesquisas para coletar informações detalhadas e tornar essas pistas o mais fiéis possível.

Adicionalmente, implementamos camadas extras, como a degradação da superfície da pista, o que significa que, dependendo de onde você está na ordem de largada, a pista pode estar mais desgastada e irregular. Se você largar primeiro, a pista estará relativamente lisa, mas um pouco escorregadia.

Se você estiver, por exemplo, na posição 100 na ordem de largada, encontrará uma pista muito mais desgastada e terá que enfrentar terreno acidentado. Esses são apenas alguns dos elementos que contribuem para tornar EA Sports WRC uma experiência completa e detalhada.

Como o modo de carreira foi aprimorado em EA Sports WRC e quais opções de personalização os jogadores terão para aprimorar sua experiência de jogo?

Então, o modo carreira é bastante diferente de tudo o que fizemos em nossos jogos de rali antes. Agora, ele utiliza um sistema de eventos baseado em calendário. O jogador começa criando sua equipe e estabelecendo uma identidade para ela.

Em seguida, eles decidem se querem comprar um carro ou construir um. Podem contratar engenheiros e um colega de equipe, além de adquirir um segundo carro. Eles podem participar de eventos oficiais do Campeonato Mundial de Rali, bem como de séries de apoio fictícias e uma série de eventos de convite.

Os jogadores podem jogar ano após ano, tentando alcançar o topo do esporte e se tornar campeões mundiais. Em termos de personalização, a opção mais emocionante é nosso modo de construção, que permite ao jogador criar seu próprio carro de rali dentro das regras e especificações técnicas do esporte.

Eles podem criar o carro de rali nas categorias rally one, rally two ou rally three e escolher a posição do motor, a carroceria do carro, personalizar a carroceria e o interior. Em seguida, há o editor de pintura para customizar o veículo como desejarem e usá-lo em todo o EA Sports WRC.

Além disso, há personalização do piloto através de uma seleção de macacões, capacetes, luvas e bonés. E para fãs desse sistema, temos nossas temporadas VIP do rali, que podem ser adquiridas e oferecem mais desbloqueios de cosméticas para que você possa vestir seu piloto com todas as criações fantásticas que nossa equipe fez.

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Fonte: EA

Quais são os planos para suporte pós-lançamento? Podemos esperar atualizações regulares, novos conteúdos ou eventos especiais?

Em termos de eventos, todos os dias haverá um novo evento no jogo no nosso modo Moments. Trabalhamos em colaboração com a WRC para capturar alguns dos momentos mais incríveis que aconteceram no WRC ao longo dos últimos 50 anos.

Assim, todos os dias, um novo trecho de jogabilidade é lançado, e você pode assistir a um vídeo do que aconteceu na vida real antes de tentar superá-lo por conta própria.

Além disso, em relação ao suporte pós-lançamento, teremos o Rally da Europa Central, que será disponibilizado gratuitamente para todos os jogadores como uma atualização.

Para os jogadores de PC, estamos planejando adicionar suporte para realidade virtual (VR), embora ainda não tenhamos anunciado uma data específica. Também adicionaremos funcionalidades de eSports a EA Sports WRC após o lançamento, permitindo que os jogadores compitam no jogo para estabelecer os tempos mais rápidos e se qualificarem para as rodadas eliminatórias transmitidas ao vivo do torneio, com a chance de chegar à final ao vivo.

EA Sports WRC é o primeiro jogo totalmente licenciado da Codemasters desde 2002 e está sendo desenvolvido na Unreal Engine em vez da EGO. É um título ambicioso em todos os aspectos. Quais são suas expectativas com o lançamento?

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Fonte: EA

Foi um título muito ambicioso, e a mudança de motor também foi uma parte significativa disso, permitindo-nos criar esses ambientes enormes. Nossa esperança é que os jogadores possam desfrutar da riqueza de conteúdo que oferecemos aqui.

São mais de 600 quilômetros de estradas únicas e 78 veículos. É um pouco como o nosso livro de história do rali, em certa medida, representando tanto a história quanto a temporada atual do WRC.

Esperamos que os jogadores que retornam, os veteranos e experientes, possam aproveitar tudo o que gostaram no rally anterior. E também esperamos que novos jogadores possam experimentar o rali pela primeira vez, usar algumas das ferramentas que temos no jogo e as escolas de rally para aprender sobre o esporte e, em seguida, desenvolver suas habilidades para se tornarem nossos jogadores veteranos nos anos futuros.

EA Sports WRC será lançado em 31 de outubro para PS5, Xbox Series e PC. O título está com pré-venda disponível na PS Store.