Especiais

EA Play: Tudo que rolou na conferência da EA

por Renan Klopper
EA Play: Tudo que rolou na conferência da EA

Finalmente começou. Ontem (12) foi dia que marcou o início da E3, maior feira de video games do mundo. Para dar o pontapé inicial, tivemos a EA Play, o evento exclusivo da EA.

Neste, a desenvolvedora tinha um lineup bem forte de jogos como Battlefield 1, Titanfall 2, Mass Effect Andromeda e FIFA 17. Mas a companhia não ficou por aí e o que tivemos foi uma conferência com uma quantidade bem satisfatória de novidades.

Titanfall 2

O primeiro jogo a ser exibido durante a EA Play foi Titanfall 2. A sequência do título de 2014 promete suprir as carências de muitos jogadores que experimentaram o jogo e sentiram falta de um modo single player com história e um pouco mais de fluência no Multiplayer.

Vince Zampella, CEO da Respawn Entertainment, estúdio responsável pela série, pareceu muito entusiasmado ao anunciar que o jogo terá sim uma campanha. Mais sobre esta pode ser conferido no vídeo abaixo:

Além da campanha e do já conhecido modo Multiplayer, Titanfall 2 também passará por uma fase beta em breve. Veja aqui como participar.

Esportes

Logo em seguida foi a vez dos esportes.

A EA é conhecida por apoiar este estilo de jogos e pretende manter tal hegemonia.

Começando com o trailer do famigerado NFL Madden 17, Peter Moore, direto de Londres, reforçou a importância dos campeonatos de Madden, FIFA e Battlefield, anunciou o prêmio de 1 milhão de dólares para o vencedor e deu ênfase no foco que a desenvolvedora terá com relação a Esports.

Mass Effect Andromeda

Aaryn Flynn, general Manager da Bioware, subiu ao palco para trazer uma das novidades mais aguardadas da conferência da EA: Novidades consistentes acerca de Mass Effect Andromeda.

Para aqueles que assistiram ao trailer e não conhecem a trilogia principal da série, o vídeo pode não ter trazido tanta informação assim, mas os fãs foram à loucura ao ver uma nova Asari, um novo Mako reactor e como será a(o) nova(o) personagem principal.

Além de testemunhar o poder da engine Frostbite e os belos gráficos que uma nova galáxia, com novos personagens, trará ao novo título da franquia.

FIFA 17

Foi falado brevemente sobre o EA access antes de entrarem em FIFA 17, o jogo de esporte mais aguardado de toda a E3.

O mais novo jogo da série está prometendo muita inovação. Um modo carreira chamado “Jornada” contará com a engine Frostbite, escolhas de respostas para impactar no andamento do enredo e a presença de técnicos famosos dentro do esporte, inclusive a presença de José Mourinho no palco de Londres.

Neste modo controlaremos Alex Hunter, que “esteve no palco” apresentando sua parte na conferência, porém não será possível criar seu próprio jogador para este modo. Estaremos restritos à Hunter.

Além do modo Jornada, a EA também prometeu melhorias pontuais em termos de jogabilidade e apostou em um melhor uso das características físicas dos jogadores e nova forma de lidar quando os players não tiverem a posse da bola.

Fe

Voltando ao palco dos Estados Unidos, Patrick Söderlund, da EA Studios, anunciou uma grata e bem recebida novidade juntamente com um novo programa da empresa que apoia os desenvolvedores de menor porte, o “EA Originals”.

Esta nova IP se chama Fe, um jogo independente que chega para seguir o caminho pavimentado pelo belo e impactante Unravel.

O jogo foi apresentado com uma bela arte, trilha sonora muito tocante e mecânicas de gameplay que geram conexão com o mundo do jogo. Além de, é claro, um protagonista muito carismático.

Fe pode ser integrado na categoria “Bonitinho” da conferência.

EA Star Wars

É EA Star Wars porque realmente são vários jogos.

Jade Raymond, General Manager da Motive Studios, foi quem subiu ao palco para apresentar a penca de jogos que a EA trará relacionados à franquia Star Wars nos próximos anos.

DICE, Motive, Bioware, Respawn, Visceral, entre outros, estão trabalhando em novos jogos para a franquia.

O novo Battlefront chega no ano que vem. Um novo jogo desenvolvido pela Amy Henning e a Visceral Games com uma narrativa original e também novos personagens, será lançado à princípio em 2018, e a Respawn Entertainment, responsável por Titanfall, irá desenvolver um novo jogo de ação e aventura que se passará em uma “Nova era de Star Wars”.

Também ficamos por dentro de algumas novas atualizações para Star Wars: Battlefront.

Battlefield 1

Enfim, o Grand finale.

Battlefield 1 chegou sendo anunciado com o trailer que já havia sido vazado pouco tempo antes da conferência.

No entanto, Patrick Bach, General Manager da DICE, subiu ao palco em seguida anunciando que este era apenas um pedaço do trailer. O melhor estaria a seguir.

O novo Battlefield promete uma experiência mais dinâmica, focada em elementos destrutivos dos cenários, veículos e transportes aéreos.

Ao término da conferência, foi realizada a transmissão de uma partida multiplayer que contou com algumas celebridades como Snoop Dogg, Jamie Foxx e Wiz Khalifa.

O potencial destrutivo do jogo é realmente esmagador. Dirigíveis pilotáveis que são destruídos e causam um estrago no campo de batalha causam impacto visual extraordinário. Assim como ter o peito atravessado por uma baioneta em um momento de desatenção.

Com todos os jogos apresentados, todas as novidades em termos de Esports, jogos independentes e os já famosos AAA, a Electronic Arts pretende se manter entre as companhias Top na indústria dos video games.