EA FC 24: O impacto positivo do futebol feminino no Ultimate Team
Entrevistamos duas jogadoras experientes para falar sobre a chegada das atletas ao UT
EA FC 24 traz uma novidade dentro do modo mais jogado pela comunidade, o Ultimate Team. Atletas do futebol feminino e masculino dividem as quatro linhas em times mistos. Os fãs do se dividiram nas opiniões, mas o lado positivo dessa mudança é exaltado por mulheres que jogam e estão ansiosas para ver suas jogadoras favoritas nos campos virtuais.
Você, que era um menino nos anos 90 e está lendo isso, sabe como era marcar gol com Ronaldo Fenômeno no game e sair por aí balançando os dedos o imitando. Agora, elas têm a mesma sensação. Tanto nas partidas comuns como também no UT.
Entrevistamos duas jogadoras e criadoras de conteúdo pra saber a opinião delas acerca dessa mudança. Thata Gamer e Carol Docha, que são streamers e EA Creators com bastante relevância na comunidade, falaram sobre isso:
O que representa a adição de atletas femininas no Ultimate Team do EA FC 24 para você?
Thata: Pra mim, como mulher que cria conteúdo a sete anos de futebol virtual, acho muito importante essa iniciativa da EA Sports em fazer isso, acredito que seja a forma mais consistente das mulheres ganharem espaço e visibilidade no jogo e também fora dele.
Carol: Essa inclusão é um passo muito importante para promover a igualdade de gênero, caracterizando uma luta contra o preconceito. É uma forma das mulheres se sentirem representadas no mundo dos videogames, e assim a possibilidade de atrair um público mais amplo e diversificado. Em resumo, isso demonstra que o e-sports não é exclusivo dos homens e que as mulheres também têm um lugar legítimo no mundo do futebol real quanto no virtual.
Você acha que essa novidade impactará o gameplay?
Carol: Tecnicamente, não. Mas na experiência de jogo com certeza. Poder fazer jogadas, gols com as mulheres será muito especial, principalmente para o público feminino.
Qual foi a sua reação ao saber dessa novidade para o modo Ultimate Team?
Thata: Eu fiquei surpresa pela adição ser feita dentro do UT, por ser um modo bem popular, mas já imaginava que a EA Sports começaria a ter esse tipo de projeto, pois no último ano eles já começaram a fazer algumas ações para as mulheres que criam conteúdo de futebol virtual e real.
Todos têm direito a ter sua opinião sobre essa adição do feminino no UT, quem não for a favor, é só não utilizar. Essa era a única forma de fortalecer o cenário feminino dentro do jogo, um modo separado, seria esquecido, assim como já era no formato de liga de temporadas era.
Tem alguma atleta que você está empolgada para colocar na sua equipe?
Carol: Sim, apesar de me animar com todas, a que eu mais anseio testar é a Marta, que além de ser artilheira brasileira, também foi eleita 6 vezes como melhor jogadora do mundo.
Thata: Definitivamente, estou ansiosa para poder testar a Marta, não tem como não admirar o trabalho dela dentro e fora dos campos, e a forma como ela sempre ajudou no mundo real a termos mais visibilidade por conta do futebol dela.
EA FC 24 será lançado no dia 29 de setembro com versões para PS4 e PS5. O que você achou da adição das atletas do futebol feminino no Ultimate Team?