Especiais

Eterna rivalidade: o duelo de exclusividades entre eFootball PES 2020 e FIFA 20

Konami foca mais no mercado sul-americano e EA prefere a Europa.

por Vinícius Paráboa
Eterna rivalidade: o duelo de exclusividades entre eFootball PES 2020 e FIFA 20

O mês de setembro está chegando ao fim, mas ao longo desses 30 dias, a velha rivalidade ressurgiu: eFootball PES 2020 x FIFA 20. As edições desse ano dos games de futebol foram lançados e trazem cartas na manga na disputa pelo posto de mais popular na temporada. E entre os ases de cada um estão, claro, as licenças.

Como já é de praxe, tanto Konami quanto EA Sports adquiriram licenças exclusivas de ligas e times para impulsionarem as suas criações e, ao mesmo tempo, complicarem a vida do adversário. Por isso, o Meu PS4 compilou nesta publicação quais são os contéudos que estarão em apenas um dos jogos.

eFootball PES 2020

A Konami investiu no mercado sul-americano. Afinal, o continente é o maior consumidor de Pro Evolution Soccer e recebeu muito amor por parte da empresa japonesa. As Séries A e B do Campeonato Brasileiro estão totalmente licenciadas, ao contrário da série FIFA, que tem só 15 times do Brasil – com jogadores genéricos.

Equipes como Flamengo, Corinthians, Vasco, Palmeiras, e São Paulo aparecem apenas em eFootball PES 2020.

Série A está totalmente reproduzida em eFootball PES 2020 (Imagem: Konami)
Série A está totalmente reproduzida em eFootball PES 2020 (Imagem: Konami)

Quanto aos estádios do país, a Konami tem nove. Allianz Parque, Maracanã, Arena Corinthians, São Januário, Morumbi, Beira-Rio, Vila Belmiro, Mineirão e até o antigo Palestra Itália estão no game.

Na Argentina, os dois maiores clubes do país, Boca Juniors e River Plate, também estão entre os parceiros oficiais exclusivos de PES. Portanto, aparecem licenciados apenas no game da Konami junto com suas respectivas casas: La Bombonera e Monumental.

Na Europa, o grande destaque foi a Juventus, que firmou parceria com o jogo e tem uniformes, estádio e escudo reproduzidos somente em eFootball PES 2020. Barcelona e Bayern de Munique também possuem contratos com o game, mas oferecem apenas suas casas como exclusividades: Camp Nou e Allianz Arena, respectivamente.

Pelo lado das seleções, uma grata surpresa: em forma de DLC futura, a UEFA Euro chegará a eFootball PES 2020. Todos os aspectos da competição serão fielmente reproduzidos no jogo.

FIFA 20

Se a EA Sports ainda não vê com olhos tão grandes a América do Sul, o mesmo não pode ser dito da Europa. FIFA 20 conta com várias divisões inglesas (com a Premier League de carro-chefe), Bundesliga (Alemanha), La Liga (Espanha) e as continentais UEFA Champions League, UEFA Europa League e UEFA Supercup. Todas elas licenciadas e exclusivas.

FIFA 20
FIFA 20 conta com o Liverpool, da Premier League (Imagem: EA Sports)

Com exceção da Juventus, que aparece como Piemonte Calcio, todos os gigantes europeus estão no game. Alguns deles, exclusivos. Chelsea, Manchester City, Liverpool, Real Madrid, Atlético de Madrid, Borussia Dortmund são apenas alguns dos que só aparecem em FIFA 20 e têm versões genéricas em eFootball PES 2020.

Quanto aos palcos reais que recebem os espetáculos futebolísticos, são exatos 90. Para levantar alguns reproduzidos apenas no simulador da EA: Santiago Bernabéu, Anfield, Parc des Princes, Stamford Bridge, Signal Iduna Park, Etihad Stadium, Olympiastadion e Wanda Metropolitano.

Engana-se quem pensa que FIFA 20 está apenas restrito ao continente europeu. O game é a casa da Major League Soccer (MLS) e da Liga BBVA MX, ligas norte-americana e mexicana, respectivamente. A J-League (Japão) também é exclusividade da EA (um grande golpe na Konami, que é japonesa).

E você, caro leitor? Já adquiriu um dos jogos? Se ainda não, qual será sua escolha? Conta pra gente nos comentários!