Conta da PSN banida? Saiba o que fazer em casos de suspensão
Entenda o que pode causar a suspensão e de que forma o banimento deve ser revertido
Se você teve sua conta da PSN banida, pode estar se perguntando se há uma maneira de reverter essa situação. A boa notícia é que é possível, mas seguindo um processo específico.
Pensando nisso, preparamos um guia completo que lhe ajudará a entender os passos necessários para recuperar sua conta e como evitar futuras suspensões. Confira a seguir:
Por que sua conta da PSN pode ser banida
Existem várias razões pelas quais sua conta da PSN pode ser banida. As mais comuns incluem:
- Violação dos termos de serviço da PlayStation Network
- Suspeita de fraude ou invasão de conta
- Estorno ou reversão de pagamento
Ao tentar acessar a PSN, você receberá um código de erro e possivelmente um e-mail explicando o motivo e a duração da suspensão.
Como reverter banimento da conta
Para reverter a suspensão da conta da PSN banida, siga estes passos:
- Visite a página de contato da PlayStation
- Selecione “Conta e segurança”.
- Vá para “Banimentos e suspensões”.
- Escolha “Formulário de solicitação”.
- Selecione “Conta banida/Suspensa por estorno” como o motivo.
- Preencha com seu nome, e-mail, país de origem e IDs de PSN e de login.
Após completar esses passos, aguarde uma resposta do Suporte da PlayStation. Se sua PSN banida for devido a um estorno, você precisará pagar o saldo pendente para restaurar sua conta.
Como prevenir suspensões por dívida
Para evitar suspensões por dívida, certifique-se de que sua instituição financeira não reverta cobranças válidas da PlayStation Store.
Se você suspeitar de compras não autorizadas, consulte o guia de transações não autorizadas e configure a opção “Exigir senha no finalizar compra” na loja digital. A partir de agora, cada transação exigirá o uso de sua senha pessoa. Guarde-a.
O Código de Defesa do Consumidor pode ajudar
Se você seguiu o processo e a empresa não reverteu a suspensão da conta PSN banida, pode entrar com uma ação baseada no Código de Defesa do Consumidor.
Este código protege os direitos dos consumidores e estabelece as responsabilidades dos fornecedores de produtos e serviços.
Passos para entrar com uma ação:
- Reúna provas do banimento e do prejuízo sofrido: e-mails de suspensão, formulários de solicitação, comprovantes de pagamento, etc.
- Procure um advogado especializado em direito do consumidor ou um órgão de defesa do consumidor, como o Procon.
- Entre com uma ação na Justiça: peça a reversão do banimento ou, até mesmo, uma indenização.
Princípios do Código de Defesa do Consumidor:
- Boa-fé: Honestidade e lealdade na relação de consumo.
- Transparência: Informações claras, precisas e adequadas sobre produtos e serviços.
- Proporcionalidade: Sanções razoáveis e proporcionais à infração cometida.
Tipos de Danos:
- Materiais: Perda ou diminuição do valor dos bens ou serviços adquiridos.
- Morais: Ofensa à honra, dignidade, reputação, imagem, privacidade, etc.
O que diz o CDC
Como jogador e consumidor, você tem direitos que devem ser respeitados. O Código de Defesa do Consumidor é a lei que protege esses direitos e estabelece as responsabilidades dos fornecedores.
Se a empresa violar esses direitos ou aplicar práticas abusivas, você pode entrar com uma ação na Justiça.
Exemplos de Práticas Abusivas:
- Venda casada
- Serviço ou produto não solicitado
- Vantagem excessiva
- Vender para crianças ou idosos
- Constranger o consumidor
Reclame Aqui
Mas, caso você não queira ir partir para briga, e mesmo assim ter seu problema resolvido. Uma boa alternativa é fazer uma reclamação na plataforma Reclame Aqui. A Sony costuma dar bastante atenção por lá, atendendo rapidamente às chamadas e até ostenta uma “nota ótima” de atendimento ao consumidor. Clique aqui para saber mais.