Especiais

Conheça os jogos de luta que inspiraram Street Fighter

por Charles Paim
Conheça os jogos de luta que inspiraram Street Fighter

Street Fighter, com sua quinta edição, considerado por muitos como principal representante dos jogos de luta de todos os tempos, mais uma vez mostra o poder de sua marca, e os fãs estão bastante ansiosos para por as mãos no jogo e decidir qual o seu lutador favorito. Mutos conceitos, como ser o primeiro a utilizar seis botões para socos e chutes, ou a revelar um lutador secreto (Akuma), são marca registrada desta franquia vencedora.

Embora a primeira versão seja relativamente antiga (1987), alguns anos antes, dois excelentes jogos de luta foram lançados e serviram como inspiração para todos os seus sucessores. E são justamente eles que vamos mostrar para vocês.

Karate Champ

Foi lançado em 1984, pela saudosa Technos Japan Corporation (para quem não sabe, foi também a criadora do Double Dragon). O jogo era baseado em um torneio de Karatê, e tornava-se vencedor o primeiro a completar dois pontos, sendo que cada golpe acertado com sucesso no oponente, poderia valer meio ou um ponto.

A primeira curiosidade a se destacar é que em Karate Champ não se usava botões para os comandos, e sim dois joysticks, que uma vez combinados, executavam uma grande variedade de socos e chutes. Com duas fichas, era possível dois jogadores se enfrentarem.

Karate Champ - Arcade

Também existiam fases de bônus, sendo que uma delas, touros deveriam ser derrotados com um golpe certeiro.

Talvez muitos de vocês não estejam lembrados, mas Karate Champ apareceu no famoso filme O Grande Dragão Branco, de Jean Claude Van Damme. Confira:

Karate Champ ganhou versões para Nintendinho e para computadores pessoais da época.

Yie Ar Kung Fu

Lançado em 1985, pela Konami, para os arcades, Yie Ar Kung Fu foi o primeiro jogo de luta nos moldes que conhecemos atualmente, com barra de vida para os lutadores e o famoso KO entre elas e que, uma vez alcançada por um deles, implicava na sua derrota. Seu objetivo (não muito original), era derrotar cada um dos onze adversários e conquistar o grande título de mestre das artes marciais. Infelizmente, era apenas Single Player.

Com dois botões de comando, um para soco e outro para chute, combinados com as oito direções possíveis do joystick, era possível executar um total de 16 golpes diferentes, o que permitia um grande leque de opções para derrotar os adversários.

Yie Ar Kung Fu ganhou duas versões para Nintendinho e computadores pessoais da época, sendo que, além de ter lutadores diferentes, foram incluídas fases de bônus, não presentes na versão arcade.

E vocês? Conhecem outros jogos de luta que inspiraram não só Street Fighter como outros de luta? Compartilhem com  a gente! 🙂

Confira também excelentes artigos que separamos para vocês