Especiais

Comprar games na pré-venda pode ser uma péssima ideia

Segure o hype e pense na sua saúde financeira!

por Bruna Mattos
Comprar games na pré-venda pode ser uma péssima ideia

Todo mundo tem uma experiência ruim para compartilhar com uma compra realizada na pré-venda. Um jogo que você está aguardando há muito tempo é anunciado. O hype toma conta, você saca o cartão de crédito e, pronto. O jogo já está comprado!

Expectativa: O e-mail de conformação da compra chega. Seu coraçãozinho se enche de esperanças de que a caixinha do game vai estar na sua mão antes de todo mundo e você vai jogar exatamente na data de lançamento, sem ter que se preocupar se vai encontrar uma cópia na loja física.

Realidade: Chega a aguardada data de lançamento. Você confere seu e-mail pela trilhonésima vez. O pacote sequer foi enviado. Seu amigo acabou de comprar uma cópia em uma loja física qualquer. Outro encontrou o jogo dois dias antes da data oficial em um stand ali naquela galeria estranha.

O drama é tão real que a Alemanha proibiu que lojas iniciassem a pré-venda sem que existisse uma data de lançamento estipulada. Provavelmente para evitar que coisas como essa aconteçam:

1

O status da data de lançamento de Final Fantasy VII Remake pode ser considerado “À Espera de um Milagre” e já tem gente ofertando pré-venda na Amazon. E 31 de dezembro desse ano? Quem permite uma coisa dessas?

Você comprou antes, pagou antes, e não tem o seu produto. Virou rotina, especialmente no Brasil. Quantas pessoas já passaram por isso? Duas, três semanas depois do lançamento de God of War, por exemplo, era comum encontrar pessoas reclamando de não terem recebido o jogo nos comentários daqui do site ou nas redes sociais.

Prática só é vantajosa para quem vende

2

Segundo o Kotaku, a prática de oferecer pré-venda começou há mais ou menos 10 anos, quando consumidores mais fiéis começaram a reservar uma cópia antes do lançamento. A ação era mais comum para jogos com grandes nomes ou extremamente aguardados que corriam risco de ter o estoque zerado rapidamente. Basicamente, se você queria ter o jogo no primeiro dia sem ter que correr o risco de aguardar por uma reposição de estoque, fazia a pré-venda.

No entanto, as coisas mudaram um pouco. Hoje em dia, normalmente as distribuidoras e lojas trabalham com estoques bem maiores, pensando em vendas no longo prazo. Ainda, as cópias digitais oferecem facilidade e imediatismo na compra, sendo a opção de muitos compradores, ainda que as edições físicas ainda sejam a escolha número 1 dos consumidores.

No entanto, a prática continua a ser extremamente estimulada. É muito comum que jogos ofereçam bônus, como alguma skin, arma ou tema para o console, por exemplo. A pré-venda é boa para as lojas, distribuidoras e para as desenvolvedoras, porque servem como um termômetro de como o jogo vai ser imediatamente recebido sem o impacto das análises e de comentários em redes sociais no pós-lançamento.

Você não sabe se o jogo é realmente bom

3

E este é o principal ponto. Fazer pré-venda de um jogo é comprar às cegas. O consumidor não faz ideia se o game é realmente bom, por mais que seja de uma franquia da qual ele(a) é um grande fã. Quantas pessoas devem ter comprado Assassin’s Creed Unity de olhos fechados para receber um jogo cheio de bugs em casa? E No Man’s Sky, que foi acusado de propaganda enganosa? O jogo saiu há anos e está chegando perto do prometido só agora.

As coisas parecem ter mudado um pouco nos últimos anos, mas quantas desenvolvedoras grandes entregaram jogos bugados, inacabados e cheios de problemas na data de lançamento estipulada para ir lançando patches de correções nas semanas seguintes?

E quem saiu mais prejudicado nisso tudo? Ironicamente, é o consumidor mais fiel, aquele que comprou na pré-venda ou logo nos primeiros dias.

Pré-venda de jogo digital não faz sentido

Bug do personagem sem rosto marcou Assassin's Creed Unity
Bug do personagem sem rosto marcou Assassin’s Creed Unity

Pré-venda de jogo físico está normalmente associada ao medo do fim dos estoques (que nem é tão real assim, na maioria dos casos). Jogo digital não tem estoque finito. Você basicamente paga para ter acesso a um arquivo que pode ser baixado milhões de vezes por milhares de pessoas.

Ah, mas tem “o bônus da pré-venda”; “tem o pré-load”. Tudo bem. Mas você precisa mesmo pagar por esse jogo uns três meses antes de ele sair por causa de um “bônus” e um carregamento que pode ser finalizado em algumas horas? Pra quê essa pressa toda?

A compra do jogo digital realmente garante que você terá acesso ao produto nas primeiras horas do dia do lançamento. Comprar com tanta antecedência é desnecessário pelo próprio processo da compra digital em si.

O varejo brasileiro não respeita e não está preparado para atender quem compra na pré-venda

4

No começo deste artigo citamos que muita gente comprou God of War na pré-venda e levou duas semanas pós-lançamento ou mais para ter o jogo em casa. Por que isso acontece? Em alguns casos realmente as expectativas de venda podem ser superadas e os estoques não estão prontos para suprir uma grande demanda. Isso não deveria acontecer em hipótese alguma nos casos de pré-venda, justamente por que se um determinado número de unidades que já foi vendida, a loja deveria ser obrigada a ter um produto garantido para cada um destes clientes.

No entanto, é bem comum ver gente reclamando que encomendou o jogo através de uma determinada loja na internet, o produto não chega no prazo estabelecido e, ainda por cima, a pessoa encontra o jogo nas estantes da loja física. Particularmente isso já aconteceu comigo e é uma das maiores decepções que alguém pode sofrer como consumidor. Vi a data de entrega ser adiada duas ou três vezes e o produto estava disponível na loja física há vários dias.

Algumas lojas nacionais, especialmente as virtuais, zombam do consumidor de pré-venda. O cliente garante o pagamento muito antes da hora, mas não recebe garantia alguma de que terá o produto em mãos na data estipulada pela loja, que dirá no lançamento. Parece que mesmo que você tenha pago antes pelo produto, não existe prioridade alguma para que ele chegue até você. Os estoques das lojas físicas permanecem gordos enquanto, estranhamente, o da loja virtual nunca é reposto para você receber a sua entrega. Azar o seu que pagou antes da hora, não é mesmo!?

Apesar de algumas lojas usarem práticas duvidosas, outros fatores tornam difícil que você receba o jogo no Day One, mesmo comprando na pré-venda. Isso acontece porque na grande maioria dos casos as distribuidoras só entregam os produtos para o varejo 24 horas antes ou na própria data oficial. Isso é resultado do fato de algumas lojas também furarem a data caso recebam antes, o que abre espaço para gameplays e spoilers serem vazados na internet antes do lançamento, por exemplo.

Quando a pré-venda faz sentido

5

Existem poucas vantagens para quem faz pré-compra, mas em raros casos ela até faz sentido.

Se você é um colecionador ou um grande fã de uma determinada franquia, é totalmente aceitável encomendar a sua edição especial. Geralmente estes produtos têm unidades limitadas e não estão mais disponíveis após o lançamento. Caso você deixe o período de pré-venda passar, suas chances de conseguir o produto se tornam limitadas e bem mais caras. Em algumas situações, o bônus da pré-venda é realmente vantajoso ou atrativo ao consumidor, também.

Se você confia na desenvolvedora que fez aquele game ou está muito certo de que o produto final irá atender às suas expectativas, a pré-venda digital, pela comodidade e total garantia de ter o produto no dia 1, pode ser vantajosa.

Valorize seu dinheiro

O marketing sabe exatamente como criar hype dentro de você com trailers incríveis, gameplays estrategicamente editados e promessas de desenvolvedoras. Não seja refém disso.

Segure a ansiedade! Pesquise. Leia análises, veja gameplays. Pergunte aos amigos que compraram antes de você se aquele jogo é realmente tão bom quanto parece. Às vezes o game até tem potencial, mas está cheio de bugs e você não terá uma boa experiência até que problemas sejam corrigidos.

Se você ainda quiser muito fazer a pré-venda digital para jogar logo nas primeiras horas, espere algumas análises antes do lançamento saírem. Às vezes, canais maiores do YouTube são liberados para divulgar os primeiros minutos do game e dar suas primeiras impressões, também. Vale lembrar de que isso ainda não é garantia de que você realmente vá gostar do game. A sua experiência será única e a visão dos outros serve apenas para dar uma noção do que você irá encontrar.

Tenha cautela. Se você experimenta roupas antes de comprá-las ou escolhe uma fruta antes de colocar na sacola, por que paga caro em um game sem ter alguma informação um pouco mais concreta de como ele será?