Listas

Conheça os clones mais bizarros do PlayStation 5

Consoles "chineses" viram memes no mercado e podem enganar alguns consumidores mais desavisados

por André Custodio
Conheça os clones mais bizarros do PlayStation 5

Ao longo dos últimos anos, muitos consumidores de videogames foram enganados por modelos falsificados. Enquanto umas versões certamente enganariam até mesmo os mais conscientes, outros se destacam pela cópia descarada. E isso se tornou mais nítido ainda com o lançamento do PlayStation 5.

O console de nova geração da Sony prova que o PolyStation realmente fez escola pelo mercado cinza. Isso porque ele não teria apenas acompanhado as gerações de máquinas da fabricante, como teria provado a outros designers que seria possível atingir um certo público vendendo produtos clones.

Pensando nisso, preparamos uma lista com algumas das mais populares cópias do PS5. O PolyStation você já deve conhecer, mas outros abaixo certamente surpreenderão aqueles que se atentam às especificações e a descrições exageradas.

Os clones do PS5 mais “populares” do mercado

PolyStation 5

PolyStation 5
Fonte: Reprodução

Simplesmente um dos consoles já feitos, o PolyStation 5 é protagonista dos maiores memes envolvendo consoles falsificados. A linha acompanha os videogames da Sony desde o PlayStation One e é uma tentativa incansável não apenas de ter espaço no mercado cinza, mas também de viralizar.

Enquanto o design do PS5 “respeita” o original, os controles são os mesmos plásticos utilizados desde a primeira geração. Hoje, o modelo é conhecido, em algumas lojas, como “Mini PS5 Retrô”, e ao menos nisso não há mentiras: realmente é uma máquina HDMI feita para jogos muito antigos.

GameStation 5

GameStation 5
Fonte: Reprodução

Preço barato, design do PS5, dimensões de um portátil e compatibilidade com muitos jogos… Na melhor das hipóteses, esses elementos reunidos deveriam ser algo bom. Infelizmente, a soma de todos os fatores resulta no GameStation 5, console que virou xodó de youtubers que analisam clones nos games.

O modelo falsificado é uma produção chinesa lotada de conteúdos dos 8 bits. Apesar do catálogo agradar quem busca uma experiência casual e longe — mas muito longe — da nova geração, o videogame apenas faz o que muitos celulares e notebooks de entrada fazem: rodar por emulação.

Sendo bem realista, você não poderia ser enganado por isso. Então, caso tenha dinheiro separado para adquirir o GameStation 5, boa diversão jogando Contra, Super Mario e uma tonelada de títulos datados.

M5

m5 ps5
Fonte: Reprodução

O M5 é uma variante do GameStation 5 equipada com processador quad-core Cortex-A7, auto-falante embutido e suporte à entrada HDMI. Porém, sua alta definição serve apenas para rodar jogos antigos, como os de Game Boy, Mega Drive, PlayStation One e outros.

O modelo traz tecnologia plug-and-play e chama a atenção pelo design esquisito, com um botão vermelho aparecendo entre os painéis brancos. Apesar disso, ele vem com alguns atrativos, como 20 mil jogos na memória interna e compatibilidade com diversos dispositivos de saída de vídeo.

Ele também vem com dois controles “DualSense” que passam longe dos modelos originais. Segundo descrição na caixa, os dispositivos são 100% Bluetooth através de banda Wireless 2.4G. Bom, mas até quando esse recurso funcionará… só colocando a mão na massa.

DS5 2000

ds5 2000
Fonte: Reprodução

PlayStation 5 em miniatura, o DS5 2000 é um console genérico que carrega um NES escondido em seu hardware de “última geração”. Ele vem com o design do console topo de linha da Sony, mas as comparações ficam apenas por aí.

De resto, o videogame é um equipamento de baixo desempenho e com muitos jogos clássicos do Nintendinho integrados na memória. Além disso, ele tem saída de áudio e vídeo — esqueça HDMI —, joysticks mais leves que uma pena e compatibilidade com cartuchos.

Você já experimentou algum desses consoles falsificados? Tem algum outro para recomendar? Compartilhe com a gente nos comentários!

E lembre-se: caso você queira adquirir um PS5 original, com frete grátis e preço promocional de Black Friday, basta acessar este link!