Especiais

Além do FIFA e PES: conheça jogos de futebol do passado

por Charles Paim
Além do FIFA e PES: conheça jogos de futebol do passado

Provavelmente se você é um fã de jogos de futebol, já deve estar jogando, neste momento, dezenas de partidas de sua franquia favorita, seja PES 2016 ou FIFA 16. Mas, quais jogos divertiam a garotada antes da primeira versão destas duas franquias surgir? Para matar a curiosidade dos nossos leitores mais novos, ou até relembrar aos mais antigos, fizemos uma pequena lista para vocês.

Pele´s Soccer

Este futebol de 1981 foi lançado para o Atari 2600 e tinha no título o nome do maior jogador de todos os tempos. Cada time possuía apenas três jogadores e o goleiro. Ele trouxe coisas curiosas, como o fato da bola ser quadrada e a possibilidade de deixar o gol mais estreito ou mais largo.

Great Soccer

Lançado em 1986 para o Sega Master System, tinha scroll vertical como a maioria dos jogos de futebol da época. Talvez algumas pessoas não lembrem, mas este jogo apareceu até em cena da novela das oito, em uma época que o marketing para promover este console foi extremamente agressivo.

World Championship Soccer

Conhecido como Super Futebol no Brasil, foi lançado para o Sega Mega Drive em 1990, para aproveitar o hype da Copa do Mundo da Itália, que aconteceu neste mesmo ano. O scroll era vertical e a visão era aérea. Com um botão a mais do que seus antecessores, as coisas começaram a ficar mais interessante, como o fato de botões separados para passes rasteiros e altos

Tecmo World Soccer

Um jogo de futebol muito bom para a época. Tinha sprites grandes, boa jogabilidade e uma ótima trilha sonora. Em uma época que ainda não tínhamos narração e comentários durante a partida, era comum cada jogo ter uma soundtrack que tocava durante as partidas.

Super Soccer

Este aqui foi lançado em 1992 para o Super Nes e também era conhecido como Super Formation Soccer. O destaque neste jogo era o total controle de efeitos nos chutes e passes, o que permita muitas situações de jogo interessantes. Chegou a ganhar sequências para o mesmo console, mas foi impiedosamente ofuscado pelo sucesso do novato International Superstar Soccer (ele é o avô do PES, por isso não o citamos nesta lista).

Super Sidekicks

Lançado em 1993 para os arcades, foi lançado pela SNK, a fabricante do Neo Geo, o console mais poderoso da época.. Em um momento que ainda não existia a massificação dos jogos online e que a criançada lotava os fliperamas, este jogo de futebol fez bastante sucesso no Brasil. Tinha jogabilidade direta e divertida. Posteriormente, ainda ganhou três outras continuações.

E vocês? Tem outros jogos de futebol que fizeram parte da vida de vocês? Compartilhem com a gente 🙂