Listas

7 razões que me fizeram trocar o PC pelo PlayStation

por Charles Paim
7 razões que me fizeram trocar o PC pelo PlayStation

O PlayStation 4 ocupa atualmente a posição de meu console favorito. Mas, nem sempre foi assim. Há quase 30 anos, ganhei meu primeiro console, que foi o Atari 2600, enquanto também jogava Odyssey na casa de meu vizinho. Após este momento, também tive o prazer de ser o feliz proprietário de consoles como o Master System, Mega Drive e Super Nintendo.

Quando o Super Nintendo já não estava mais no auge, e os consoles da próxima geração estavam chegando ao mercado (Nintendo 64 e Saturn, especificamente), conheci um jogo que me tirou totalmente dos consoles: Half-Life, e mais tarde, Counter Strike (para quem não sabe, o Counter Strike nasceu como uma modificação do Half-Life). A possibilidade de jogar intensas partidas multiplayer, tanto pela internet, quanto pela rede local, deixavam-me fascinado.

E Half-Life/Counter Strike não foram os únicos jogos que me prenderam por bastante tempo ao PC: Warcraft 3 da Blizzard e FIFA 2002 da EA Sports também tiveram centenas de horas dedicadas. Tudo parecia caminhar bem, e minha antiga rotina de jogar em consoles já parecia uma vaga lembrança.

Até que o lançamento do Need For Speed Underground me fez repensar sobre minha rotina gamer até então, e isso aconteceu por um motivo geralmente frustrante para os proprietários de PC: ao iniciar a instalação do jogo, fui avisado impiedosamente que minha placa de vídeo não preenchia os requisitos mínimos para o jogo rodar.

Este episódio foi em 2003 e foi um momento que me fez repensar em qual plataforma eu gostaria de jogar nos próximos anos. O ditado “O bom filho à casa retorna” falou mais alto, e retornei ao mundo dos consoles, comprando o PlayStation 2. A partir daí, minha relação de amor com a família PlayStation perdurou Comprei mais tarde o PlayStation 3 e atualmente possuo o console mais poderoso do universo, o PlayStation 4.

Conhecer os dois lados da moeda me permitiu chegar à conclusão que tomei a decisão correta. E com esta não tão breve introdução, trouxemos alguns bons motivos para vocês que muitas vezes tem aquela dúvida cruel: PC ou console?

Despreocupação com upgrades

Nada como a certeza que aquele jogo que você aguardava tanto irá rodar tranquilamente no seu console. Considerando que os consoles PlayStation 1,2,3 e 4 foram lançados (no Japão) respectivamente em 1994, 2000, 2006 e 2014, você passará em média seis anos despreocupado. 

Custo / benefício

Os amantes do PC frequentemente fazem upgrade de dois em dois anos para que suas poderosas máquinas consigam rodar o lançamento do momento. Caso se deseje montar um PC com configuração robusta o bastante para rodar bem os grandes lançamentos a longo prazo, provavelmente custará muito mais caro que um console atual. E caso sua pretensão seja fazer upgrades em um prazo menor, os custos serão ainda maiores. E acreditem, raros são os jogadores hardcore de PC que não tem obsessão em rodar os lançamentos sempre na maior resolução e com todos os filtros habilitados.

PlayStation e seu exclusivos

Quantativamente, há grandes jogos exclusivos dísponíveis na família PlayStation e que provavelmente nunca será possível jogar em um PC. God of War, Uncharted, Gran Turismo são apenas três exemplos.

http://www.meups4.com.br/novidades/god-of-war-3-remastered-tema-dinamico-e-novas-imagens/

Multiplayer online e chat

Os consoles entraram um pouco atrasados no mundo online em relação aos PC´s, isso é um fato mas isso faz parte do passado. Não só você pode jogar online com pessoas do Brasil e do mundo, como pode criar suas parties e conversar em tempo real com seus amigos.

Silver Wired Stereo Headset

Preços de jogos cada vez mais similares

Em épocas passadas, jogos de PC (lançamentos) custavam praticamente a metade dos jogos de console, atualmente a realidade está bastante diferente Por exemplo, o Pro Evolution Soccer 2016 do PC está por R$ 169,99, enquanto a versão do PlayStation 4 está por R$ 199,99, ou seja, praticamente igualados. Sim, sabemos que serviços como o Steam fazem promoções com frequencia, mas quem vai aguardar meses por uma redução de preço daquele jogo que você aguardava tanto?

Clubes PES 2016

Captura de gameplay

Impressionante como uma captura de gameplay se tornou tão fácil com o PlayStation 4. Uma vez gravado, ainda se pode editar o vídeo, se desejado, e compartilhar no YouTube e Facebook. Um detalhe importante é que esta captura é realizada em alta resolução. Para fazer o mesmo no PC, será necessário investir em uma placa de captura, além de instalar softwares para este fim e, obviamente, aprender a utilizá-los.

Mostre ao mundo sua habilidade

Que tal transmitir ao vivo seu gameplay com apenas alguns cliques e de forma integrada? Pois é, o PlayStation 4 oferece isso, de forma simples e intuitiva. Para transmissão no PC, você precisará dos mesmos pré-requisitos da captura de gameplay.

É muito importante esclarecer que este artigo não tem o propósito de promover uma guerra entre proprietários de console e PC e sim, justificar o que motivou a escolha pelos consoles. É fato que a facilidade de entregar tudo de forma unificada e intuitiva, e ser possível realizar a quase totalidade das funções sem maiores dificuldades, tudo isso sem se preocupar com custo adicional, instalação, configurações, e sem ser necessário um nível de conhecimento razoável em informática, traz uma vantagem competitiva para os consoles.

E vocês? Por que preferem seu amado PlayStation 4 em vez de PC? Compartilhem com a gente! 🙂

Confiram outros artigos bacanas que separamos para vocês: