6 dicas para um desempenho online satisfatório
Jogadores com mais de 25 anos provavelmente tiveram uma experiência de se reunir em casa para jogar com os amigos com muito mais frequência que nos dias atuais. Afinal, era a única maneira de se fazer isso. Mas, atualmente, com a entrada definitiva das gerações atuais dos consoles no mundo online, é importante conhecer alguns aspectos que tornarão a experiência com o desempenho online mais satisfatória.
Estes aspectos não se tratam de uma lista definitiva, nem de uma fórmula mágica, e sim alguns pontos que sempre devem ser levados em consideração.
Mínimo recomendado
Não espere um bom desempenho online se, por exemplo, sua internet tiver 1MB de velocidade. A depender do jogo, você precisará de pelo menos 5MB para uma experiência mais agradável. Velocidade nunca é demais, sempre fique antenado nas promoções dos provedores e tente aumentá-la sempre que possível.
Confira sua velocidade
Surgiu uma promoção para você aumentar a velocidade de sua banda larga. Mas será que a velocidade contratada está chegando de fato à sua casa? É importante conferir em sites como o Speed Test. Caso a velocidade esteja bem próximo à contratada, experimente reiniciar o roteador e, em seguida, efetue a medição novamente. Se não resolver, contacte seu provedor e registre uma reclamação. Se o provedor não resolver o seu problema, não hesite em registrar uma reclamação na Anatel.
Velocidade de upload
Embora muitos provedores ofereçam bons pacotes de velocidade de download (dados recebidos), geralmente a velocidade de upload (dados enviados) é drasticamente menor. Se possível, contrate um serviço de internet com a melhor relação download/upload possível.
Cabo x wireless
Sempre que possível, ligue seu console à rede via cabo. A transmissão de dados via cabo é consideravelmente mais estável do que a transmissão sem fio.
Não comprometa sua conexão
Durante uma partida online, evite utilizar sua conexão para outros fins que exijam muito consumo de banda, como downloads de arquivos grandes (ou softwares que fazem download, como arquivos de torrent, por exemplo), assim como transmissão de vídeos (You Tube, Netflix, etc).
A culpa do desempenho online pode ser do seu jogo favorito
E se apesar de todos os cuidados com os itens anteriores, sua experiência online continuar insatisfatória? Infelizmente, a culpa pode ser de seu jogo favorito. Nem sempre os fabricantes dedicam a atenção devida a este quesito, fazendo com que este jogo apresente desempenho desfavorável. Isso pode ser facilmente identificado, consultando com seus amigos como tem sido a experiência deles. Caso seja positiva, é recomendável revisar os aspectos que descrevemos.
E vocês? Como tem sido a experiência online com seus jogos favoritos? Compartilhem com a gente! 🙂
Confira outros artigos bacanas que separamos para vocês: