Listas

5 razões que justificam o “Evolution” do PES

por Charles Paim
5 razões que justificam o “Evolution” do PES

Jogadores mais antigos que experimentaram o PES desde os seus primórdios, e começaram a jogar com o seu famoso avô International Super Star Soccer (Super NES), provavelmente devem se recordar dos momentos que eram muito bons. Porém com opções de comando que, apesar de razoavelmente variadas, ainda limitavam bastante a sua atuação entre as 4 linhas.

Do 1-2 para a tabela dinâmica

Você provavelmente utiliza bastante o 1-2 (Segure L1 e aperte X), que nada mais é do que passar a bola para companheiro e correr para receber o passe. Nas primeiras versões do PES, o jogador que iniciava a jogada recebia o passe de bola automaticamente. O que limitava bastante, pois este passe poderia ser interceptado, sem que você pudesse fazer coisa alguma para impedir.

Após alguns anos, o retorno do passe passou a ser manual e você poderia ter a opção de fazê-lo ou não. Mesmo após esta evolução, ainda havia um porém. O jogador sempre corria em linha reta para receber o passe, o que te impedia de fazê-lo correr em uma direção qeu houvesse uma lacuna na defesa adversária.

Mas, agora, este problema se resolveu com a tabela dinâmica: após fazer o 1-2, escolha a direção que o jogador irá correr com o analógico direito.

Controle seu goleiro

No primórdios, não havia outro jeito: tínhamos que confiar plenamente na CPU para defender, seja em chutes de longa distância, seja em lances cara a cara. Algumas versões depois, já podíamos usar o triângulo para se aproximar rapidamente do atacante, na tentativa de fechar o ângulo do chute.

Mas o ideal seria o bendito cursor poder ser colocado no goleiro e controlarmos à vontade, correto? Felizmente, nossas preces foram ouvidas. Atualmente, isso é perfeitamente possível, bastando, para isso, manter L1 pressionado e apertar R3.

pes-2017-goleiros

Mude o cursor para quem você quiser

A perda da bola sempre é um momento de tensão. O risco de tomar um gol em um contra-ataque fatal sempre está em evidência. Provavelmente você já deve ter sofrido vários gols indesejáveis, simplesmente por apertar L1 para trocar o cursor e a CPU não escolher o jogador correto.

Diante deste problema, que tal podermos colocar o cursor no jogador que quisermos, sem interferências? Alguns anos depois, o sonho virou realidade. Basta trocar o cursor com o analógico direito, apontando-o para o jogador desejado.

Faça seus passes com a força adequada

Quantos ataques morreram na praia por causa daquele passe fraco demais que não chegou até o atacante? Ou aquele passe muito forte que saiu do campo e deu uma lateral de presente para o adversário? Depois de muito tempo (e alguns cabelos brancos a mais), finalmente já contamos com barra de força para os passes, ou seja, quanto mais se segurar o X, mais forte será sua força.

Mande seu companheiro correr

De repente, você está com a posse de bola no meio-campo, ou até mesmo na defesa. Você atraiu a marcação e abriu aquela desejada lacuna no time adversário. Mas, aquele seu atacante veloz está um pouco sonolento e simplesmente não começa a correr para receber aquele lançamento em profundidade decisivo.

Este é um cenário típico do passado e que irritava muitos os jogadores. Agora, já temos a saída para aqueles momentos em que a IA não te ajuda por contra própria: estando com a posse de bola, mantenha L1 pressionado, aperte R3 e direcione-o para o jogador que deseja que comece a correr com se não houvesse amanhã. Isso vale também quando a posse tiver com o goleiro.

pes-2017-lancamento

E vocês? Que outras características de PES evoluíram com o passar dos anos na opinião de vocês? Compartilhem! 🙂

Veja também: