Listas

5 motivos para comprar o PS5 no lançamento (e 5 para não comprar)

Console ainda não tem data de lançamento ou precificação

por Vinícius Paráboa
5 motivos para comprar o PS5 no lançamento (e 5 para não comprar)

O PS5 tem janela de lançamento programada para o fim de 2020. Entretanto, a Sony ainda não revelou o preço e a data específica de estreia do console. Isto vem deixando os consumidores com uma pulga atrás da orelha e levantam o seguinte questionamento: é melhor comprar o console assim que ele chegar ao mercado ou esperar um pouco?

Para tentar responder a essa pergunta, o MeuPlayStation listou cinco motivos para os fãs adquirirem o videogame no final do ano e outros cinco para não fazê-lo. Muitas das razões foram sugeridas pelos próprios leitores do site, que participam do grupo oficial no Facebook. Para entrar, basta clicar aqui!

Para comprar: retrocompatibilidade

PS5 Retrocompatibilidade

A retrocompatibilidade é um dos recursos presentes no próximo console da Sony. A tecnologia permitirá aos fãs jogarem títulos de PS4 na next-gen, ou seja, garante que seus atuais jogos não se percam com o tempo. Com os games antigos e os de PlayStation 5, o catálogo inicial da nova geração já ficará robusto!

Para não comprar: retrocompatibilidade não será completa

Ainda que o novo videogame garanta compatibilidade com jogos de PlayStation 4, nem toda família PlayStation poderá ser experimentada. Jogos anteriores ao PS4 não serão compatíveis. É e não é exatamente um motivo para não comprar o console logo na estreia.

Muitos fãs gostariam de poder jogar títulos de PS3 no PS5, seja pela nostalgia ou para fazer valer a pena o dinheiro investido. Já outros querem um novo console para ter experiências novas.

Para comprar: viver a história

PlayStation 5 / PS5

Ter um PS5 na estante logo no lançamento é praticamente um “luxo”. Provavelmente, quem tiver o console será o responsável por reunir os amigos para as primeiras jogatinas da nova geração (quando a pandemia sumir). Um motivo bacana, não é mesmo?

Para não comprar: versões iniciais podem apresentar problemas

Uma coisa quase nunca muda: empresas lançam equipamentos, para anos depois, trazer uma versão atualizada ao mercado. Às vezes, isto ocorre pois a primeira edição do videogame apresentou algum problema técnico. Não é garantido que o mesmo acontecerá com o PS5, mas é um motivo válido para não comprá-lo logo de cara.

Vale lembrar que a geração até presenciou alguns transtornos, mas muito em comparação às gerações anteriores.

Para comprar: novos jogos

PS5

O line-up de exclusivos do PlayStation 5 “será o maior da história”, segundo a própria Sony. No lançamento, Marvel’s Spider-Man: Miles Morales e Ratchet & Clank: Rift Apart já estão garantidos. Provavelmente, outros também chegarão nesta época. Portanto, por que esperar para jogá-los?

No momento nós já temos diversos grandes jogos confirmados e um bom número de títulos com upgrade gratuito. É uma vantagem bem considerável, poder experimentar The Witcher 3 com gráficos renovados “gratuitamente”.

Para não comprar: biblioteca de jogos inicial

Apesar de prometer um line-up robusto, a biblioteca de jogos do PS5 ainda crescerá com o tempo. Como os gamers sabem, a tendência é que os melhores games sejam lançados entre a metade e o fim da geração. Neste período é quando veremos o verdadeiro poder do console.

Para comprar: experimentar o DualSense

DualSense

Uma das novidades mais faladas para o videogame next-gen da Sony é o DualSense. Os devs citam sobre como seus jogos se aproveitarão dos recursos do controle, como o feedback háptico e os gatilhos adaptáveis, mas não saberemos o quão bom isto é até os sentirmos nas nossas próprias mãos. A curiosidade para experimentá-lo é alta e pode ser um bom motivo para adquirir o PlayStation 5 no fim de 2020.

Para não comprar: dificuldade para encontrar o PS5

Normalmente, um motivo que afasta o consumidor das lojas no lançamento é a dificuldade para garantir uma unidade. Filas se formam, uma quantidade limitada de consoles é distribuída entre os varejistas… às vezes não vale a pena passar por todo esse esforço. Nesses casos, resta apenas esperar um tempinho extra.

A própria Sony já informou que não haverá quantidades suficientes para todos.

Para comprar: edição digital do PS5

PS5

Ao revelar o PS5, a Sony apresentou duas versões: a que suporta discos blu-ray e outra exclusiva para mídias digitais. A última provavelmente será mais barata e consequentemente, mais acessível ao grande público.

Para não comprar: preço

PS5

Por larga vantagem, o motivo mais citado pelos leitores do MeuPlayStation para não comprar a máquina é o possível preço. A Sony ainda não o divulgou, mas especulações afirmam que ele pode ser mais caro que o previsto, principalmente no Brasil, onde o imposto deve encarecê-lo ainda mais. Se a precificação não for adequada, isto inevitavelmente afastará o consumidor.

Você tem outro motivo para comprar, ou não, o PlayStation 5 em seu lançamento? Conte pra gente nos comentários!