Listas

5 mancadas da Sony em 2014

por Daniel dos Reis
5 mancadas da Sony em 2014

Em 2014 o PlayStation 4 conquistou muito espaço, bateu recordes de vendas, influenciou diretamente no aumento significativo dos assinantes da PlayStation Plus e vem sendo considerado o salvador da Sony, uma vez que esta se encontrava em dificuldades financeiras.

Até o momento, já foram vendidas mais de 18 milhões de unidades do console, que segue firme na liderança da 8º geração, entretanto nem tudo foram flores em 2014.

A Sony deixou a desejar em muitos aspectos e perdeu a oportunidade de ter feito do ano passado o mais épico da sua história. Confira agora as 5 mancadas da Sony em 2014.

PlayStation Network

No último ano fomos, diversas vezes, impedidos de jogar online principalmente por tentativas de ataques crackers a rede PlayStation Network. Na última ocasião, foram necessários mais de 5 dias para que toda situação fosse normalizada.

PSN
A PlayStation Network ficou offline diversos momentos do ano.

Durante todo o ano, a rede foi atacada, causando lentidão, instabilidade e a fúria de vários jogadores. Apesar da Sony ter investido bastante em segurança, se faz necessário investir muito mais em infraestrutura, que é atualmente o maior problema da empresa.

DriveClub

DriveClub chegou com a premissa de ser um formidável jogo de corrida. Os pontos de destaque ficariam por conta de um visual bacana, interatividade e uma versão reduzida seria disponibilizada para assinantes da PlayStation Plus. Somente o primeiro ponto foi de fato entregue aos usuários.

DriveClub
Driveclub ainda não foi disponibilizado para assinantes da PlayStation Plus

O título chegou no dia 8 de Outubro e logo começaram os problemas. A prometida versão Plus Edition não foi disponibilizada e toda a interatividade e conexões com demais jogadores simplesmente não funcionaram. A Evolution Studios, responsável pelo game, relatou diversas vezes que haviam problemas com os servidores online que impediram a conexão dos jogadores.

Até o momento (05/01/2015), o game ainda não foi disponibilizado para os assinantes da PlayStation Plus e não existe nenhuma previsão para que isto seja feito.

Quanto ao game, depois de diversas atualizações  com melhorias, correção de bugs e disponibilização dos climas dinâmicos, o jogo se tornou viável e pode ser considerado o melhor jogo de corrida do PlayStation 4.

Faltou mesmo a Sony um controle maior na publicação, monitoramento da qualidade e gerencia do projeto.

Update 2.0

O sistema do PlayStation 4 é simplificado. Com poucas opções você já inicia um jogo, contudo algumas funcionalidades adicionais não faz mal a ninguém e pelo contrário, agregam mais interatividade ao produto. Ao longo do ano, a Sony disponibilizou diversas atualizações, muitas bem vindas, já outras causaram alguns desconfortos.

Update 2.0
O Update 2.0 trouxe muitos recursos e alguns problemas.

O Update 2.0 gerou uma mistura de sentimentos. Por um lado, ele trouxe importantes funcionalidades como o gerenciamento de downloads, share play e incrementos em alguns aplicativos, contudo a atualização estava travando consoles em modo de espera, gerando erros e dificultando a vida de alguns jogadores.

Após mais algumas atualizações, os problemas foram resolvidos, mas faltaram mais testes e um controle maior da Sony antes de disponibilizar a atualização para milhões de pessoas.

Watch Dogs em 60 FPS

Antes do seu lançamento, a Sony bradava para quem quisesse ouvir que o aguardadíssimo Watch Dogs iria roda em 60 FPS somente no PS4, gráficos maravilhosos, uma cidade de Chicago muito agitada e muitas outras qualidades. Pelo vídeos mostrados pela Ubisoft, tudo seria espetacular, mas com o tempo a Sony parou de falar no assunto, retirou suas propagandas e ficou quietinha.

Watch Dogs
Watch Dogs não chegou aos prometidos 60 FPS no PS4.

Quando o jogo finalmente foi lançado, identificou-se que as promessas não haviam sido cumpridas e o título sofreu um downgrade sem precedentes. Apesar de ser um bom jogo, Watch Dogs não atingiu todas as expectativas.

Muitos podem colocar a culpa na produtora do jogo e não na Sony, entretanto a empresa deveria ter mais cuidado ao vincular propagandas a respeito dos jogos.

Jogos Exclusivos (mascote)

Apesar dos impressionantes números de vendas, expectativas elevadas e a chegada de muitos jogos, ainda falta um jogo exclusivo que represente a marca PlayStation. A Sony ainda tem muitas dificuldades em encontrar um novo jogo que seja o porta voz do console, assim como Crash o foi há tempos atrás. Por sinal, a volta do marsupial nunca foi tão solicitada e desejada pelos fãs. A empresa até tentou emplacar um novo personagem com o game Knack, todavia este não tinha todo o carisma e diversão que um mascote necessita.

knack
Knack não conseguiu se firmar como mascote do PS4.

Por hora, Nathan Drake, Kratos, Delsin e Sackboy vão, digamos, “dando para o gasto” mas existe a real necessidade de suprir essa carência.

2015 está prometendo ser um dos melhores anos da indústria dos video games e esperamos que a Sony não volte a cometer os mesmos erros. Melhorias na PlayStation Network, novo exclusivos de peso e mais jogos disponibilizados para assinantes da PlayStation Plus são aguardados para satisfazer aos anseios da comunidade.

E você, quais são suas expectativas para este novo ano?

Confira ainda estes artigos que separamos especialmente para você:

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.