Listas

5 livros sobre jogos que todo gamer deve ter

por Raphael Batista
5 livros sobre jogos que todo gamer deve ter

O verão está aí com esse clima propício ao relaxamento do corpo, as festas celebrativas enriquecem o final de ano com a alegria e o prazer de estar com amigos e parentes. O Natal e a Virada do Ano são momentos de presentear alguém que você ama e, também, a si próprio. Então, que tal, além de jogar seus games favoritos, você também mergulhar na literatura baseada em jogos?! Confira agora 5 livros sobre jogos e algumas menções especiais.

O objetivo deste artigo, além de dar algumas dicas de possíveis presentes, é também mostrar muitas adaptações literárias sobre os jogos para que os jogadores possam conhecê-las, sem considerar uma obra melhor do que a outra já que gostos são únicos para cada pessoa.

1. God of War (Matthew Stover e Robert Vardeman)

LIVROS GOD OF WAR

Kratos é um dos anti-heróis mais icônicos dos videogames. O guerreiro grego, que busca vingança contra os deuses do Olimpo por considerá-los responsáveis pela morte de sua família, está presente em dois livros o qual narram sua trajetória desde sua jornada como um soldado do exército até tornar-se um deus mitológico.

A narrativa abrange com maiores profundidades alguns eventos da vida de Kratos, como o seu psicológico perturbado pelas sombras do passado ou até mesmo as personalidades e relacionamento dos deuses. A obra é recomendada pela boa construção do enredo, agradando aos fãs de GoW ou até os de mitologia grega.

Quer adquirir as obras? Confira os links a seguir:

God of War 1

God of War 2

2. Uncharted: O Quarto Labirinto (Cristopher Golden)

UNCHARTED O QUARTO LABIRINTO

Nathan Drake está mais uma vez em uma aventura cheia de enigmas, conspirações e, como de costume, enrascadas intermináveis. O querido aventureiro possui uma árdua missão de descobrir o responsável pelo assassinato do arqueólogo Luza Hzujak, especialista em labirintos mitológicos. Contando com a ajuda de seu amigo Victor Sullivan, a jornada é perigosa e muito divertida.

Para os fãs do gênero ação/aventura, a obra de Golden é um banquete recheado de muitas emoções, satisfazendo o apetite de todos os jogadores. Não é preciso conhecer os jogos para entender o livro, já que o enredo tratado é um spin-off do título da Naughty Dog

Para quem quer sentir-se em um filme do Indiana Jones, com descrições detalhistas de paisagens, personalidades e construção da narrativa bem elaborada,  Uncharted: O Quarto Labirinto é compra certa! Que tal adquirir a literatura agora?

Uncharted: O quarto labirinto

3. Bioshock – Rapture (John Shirley)

BIOSHOCK RAPTURE

Bioshock é uma das franquias presentes nos videogames em que mais aposta na construção de um enredo e narrativa profunda, imersiva, coerente, causando aos jogadores sentimentos e emoções verdadeiras quanto a tudo o que acontece durante o jogo.

Não diferente do game, Bioshock – Rapture é muito bem elaborado por John Shirley, com uma estrutura coesa e cativante pelas propostas que o livro apresentam. A obra é um prequel dos dois primeiros jogos, tratando sobre temas morais, sociológicos, discutindo acerca dos limites da ciência e o poder da humanidade.

A literatura de Shirley tem recebido os melhores elogios, sendo recomendadíssimo não somente para os fãs da série, mas para todos. Sendo do gênero policial/ficção/drama, o livro é uma verdadeira obra de arte. Não perca mais tempo e adquira o título:

Bioshock – Rapture

4. The Witcher (Andrzej Sapkowski)

LIVROS THE WITCHER

The Witcher 3 não foi considerado o jogo do ano à toa. O título teve como base a sensacional obra de Andrezej Sapkowski, um universo cativante construído com excelência e dando resultados extraordinários para o autor e, também, para a CD Projekt RED.

As obras literárias estão divididas, por enquanto, em 9 livros, sendo três delas contos sobre as aventuras de Geralt e como conheceu Yennefer, Dandelion, enquanto os outros seis são, propriamente, a narrativa da história principal. O contexto dos livros acontecem anos e anos anteriores ao TW 3.

Infelizmente, nem todos os livros estão traduzidos para o português brasileiro. Até o momento, estão disponíveis as 5 primeiras obras em nosso idioma, sendo a previsão de tradução dos restantes ao longo dos anos seguintes. Mesmo assim, vale muito a pena aventurar-se com o bruxo em seus livros.

The Witcher ainda conta com uma edição em HQ, chamada de “A Casa de Vidro”, muito bem ilustrada, retratando fielmente a jornada de Geralt de Rívia. Muitas opções de adquisição, escolha com sabedoria!

The Witcher – O Último Desejo Vol. 1

The Witcher – A Espada do Destino Vol. 2

The Witcher – O Sangue dos Elfos Vol. 3

The Witcher – Tempo do Desprezo Vol. 4

The Witcher – Batismo de Fogo Vol. 5

The Witcher – A Casa de Vidro

5. Tom Clancy’s Series (Tom Clancy)

TOM CLANCY

Indubitavelmente, o universo conspiratório, complexado em intrigas em busca do poder maior, é uma riqueza no mundo literário criado e desenvolvido com maestria pelo gênio Tom Clancy. O gênero de espionagem tornou-se mundialmente adorado pelos leitores devido às construções feitas pelo autor.

Com séries renomadas, como Rainbow Six e Splinter Cell, as histórias submergem os leitores em um mundo dominado pela ganância e ambição. Tratando de um grupo anti-terroristas que precisava executar as missões mais complicadas ou um agente duplo dentro de organizações enormes, a narrativa é espetacular. Uma leitura obrigatória.

Confira algumas das melhores produzidas dentro desse contexto:

Tom Clancy – A Soma de Todos os Medos

Tom Clancy – Equilíbrio de Forças

Tom Clancy – Os Dentes do Tigre

Menções honrosas de outras obras literárias:

  1. Assassin’s Creed (vários autores)
  2. World of Warcraft (vários autores)
  3. Metro 2033 (Dmitry Glukhovsky)
  4. Senhor dos Anéis (J.R.R. Tolkien)
  5. Mass Effect (Drew Karpyshyn)
  6. Battlefield 3: O Russo (Andy McNab)

Esperamos que tenham gostado da lista que separamos para vocês. Caso tenham mais sugestões, compartilhe conosco e conte-nos suas experiências com seus livros.

Receba as novidades do meuPS no email

Nós não enviamos spam :)

Ao clicar em receber novidades você concorda com nossos termos de uso e política de privacidade. Você pode optar por parar de receber os emails a qualquer momento.