Listas

Dattebayo! Os 5 jogos de Naruto mais memoráveis do PlayStation

Separamos os jogos inspirados no mangá de Masashi Kishimoto que mais marcaram os fãs no PlayStation

por Vinícius Paráboa
Dattebayo! Os 5 jogos de Naruto mais memoráveis do PlayStation

Quando começamos a debater mangás/animês nos games com os amigos, é quase inevitável deixar de citar os jogos de Naruto. Assim como ocorre com outras obras japonesas, a franquia foi adaptada para os videogames de diversas maneiras.

O ninja loiro conquistou seu espaço nos corações dos fãs, por causa de sua personalidade animada e histórias cativantes. Várias dessas narrativas, inclusive, foram colocadas nos games que lembraremos nesse especial.

MeuPlayStation montou uma lista com os cinco jogos de Naruto mais memoráveis no PlayStation. Portanto, caso tenha jogado algum título fora das plataformas da Sony, não se desespere se ele não estiver listado abaixo.

Os 5 jogos de Naruto mais memoráveis

Naruto Ultimate Ninja 3

Naruto Ultimate Ninja 3 abre a nossa lista. O título foi lançado para PlayStation 2 em 2005, sendo desenvolvido pela CyberConnect2, empresa que criaria a série Ultimate Ninja Storm futuramente.

Diferentemente da franquia Storm, o gameplay era em 2D e apresentava 42 personagens jogáveis da era clássica do animê. Entre os modos principais estavam a “Hero’s History” e o “Ultimate Contest”. No primeiro, os jogadores vivenciavam as batalhas (desde o treinamento de Naruto com Kakashi, até a batalha com Sasuke no Vale do Fim). Já o segundo era uma espécie de RPG, onde os players precisavam cumprir missões pela Vila da Folha para desbloquearem personagens e jutsus.

Naruto Uzumaki Chronicles 2

Em 2006, a produtora Cavia trazia Naruto Uzumaki Chronicles 2, sequência do jogo lançado em 2005. O seu grande diferencial estava na história, que era inédita em relação ao animê.

A narrativa linear tinha dez capítulos. O enredo contava sobre um exército de “Marionetes Andarilhas” criadas pelo Clã Shirogane, estas responsáveis por atacarem aldeias em todas as Cinco Grandes Nações. O objetivo delas é achar as “Spirit Orbs”, um conjunto de joias capazes de destruir o mundo. Como o último alvo é o País do Fogo, cabe a Naruto e seus amigos evitar que isso ocorra. Importante mencionar a ausência de Sasuke, que já havia desertado da vila para treinar com Orochimaru.

Após completar a história principal, os jogadores ainda eram agraciados com um segundo cenário, a “Kakashi Saga”. Membros da ANBU encontram membros da Akatsuki e como Naruto, o detentor da Raposa de Nove Caudas, se encontra fora da vila, Tsunade envia Kakashi e Maito Gai em missão, para certificarem de que está tudo bem.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 2

O primeiro dos jogos de Naruto da série Storm a aparecer nessa lista é o segundo. Lançado em 2010 para PlayStation 3, o título continuava a abordar a saga “Shippuden”, com foco nos combates contra a Akatsuki, organização que se movimentava para capturar as Bestas com Caudas.

A jogabilidade do game mantém a perspectiva apresentada em seu antecessor: a câmera é posicionada atrás do lutador controlado — algo semelhante a Dragon Ball Z: Budokai Tenkaichi 3. São 23 fases de luta na história, com um prólogo e um capítulo extra, que englobam a saga de resgate de Gaara até a luta de Sasuke com Killer Bee.

Entre os personagens jogáveis, os jogadores têm um convidado especial presente no elenco: Lars Alexandersson, de Tekken 6. Além dele, claro, os fãs podem entrar na pele de Naruto (Modo Sennin), Jiraiya, Itachi Uchiha e muitos outros.

Naruto Shippuden: Ultimate Ninja Storm 4

O último jogo da franquia Storm foi o quarto (PS4), que aborda a Grande Guerra Ninja, um arco não tão popular entre alguns fãs. De qualquer forma, o game executa muito bem a ação da guerra, com chefões memoráveis, como Madara Uchiha (vs. Naruto e Sasuke) e Sasuke (vs. Naruto no Vale no Fim), e gráficos muito bonitos.

A lista de personagens jogáveis também é objeto de destaque. Só Naruto Uzumaki tem nove versões diferentes para se escolher (desde sua fase clássica até a do filme “The Last”).

Como se isso já não fosse suficiente, mais tarde a editora Bandai Namco lançou “Road to Boruto”, uma expansão com mais lutadores (incluindo Naruto como Hokage) e com a história do filme “Boruto: Naruto the Movie”. Com isso, o jogo se tornou a versão definitiva da franquia Ultimate Ninja Storm.

Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5

Voltando à era PlayStation 2, um dos jogos de Naruto ficou marcado para sempre nas mentes dos fãs. Naruto Shippuden Ultimate Ninja 5 (2007) foi o último título da série em 2D — antes da CyberConnect2 passar a produzir “Storm”. Pois bem… a empresa caprichou.

Na época, o animê ainda estava nas primeiras sagas de Shippuden, portanto, a história não chegou longe: os jogadores vivenciavam as aventuras dos ninjas da folha até o reencontro com Sasuke. Era possível viajar pelo mundo, em mapas que lembravam bastante os ambientes da obra de Masashi Kishimoto, além de cumprir missões secundárias.

No quesito jogabilidade, a grande novidade era a mecânica de lutadores auxiliares. Ao selecionar determinado personagem secundário, o jogador conseguia utilizá-lo para se proteger ou atacar o adversário com jutsus. Além disso, algumas combinações específicas (Naruto e Sakura, por exemplo) permitiam que os players usassem “Ultimate Jutsus” únicos.

E aí, caro leitor? Curtiu nossa seleção com os jogos de Naruto? Qual é o seu favorito? Conte pra gente nos comentários!