5 fatos que explicam o sucesso de Uncharted 4
Uncharted 4 já é considerado o maior lançamento da história da PlayStation. O capítulo final de Nathan Drake tem recebido notas altas nos reviews das mais importantes e influentes mídias no mundo todo.
Mas esse sucesso não é por acaso. Desde o início do desenvolvimento, a Naughty Dog, produtora do título, já havia “deixado claro” de que Uncharted 4 seria melhor, maior e mais bonito que seus antecessore, e, para que isto se tornasse realidade, a produtora foi além do básico, entregando um título bastante completo, mesmo que a consequência tenha sido vários adiamentos do lançamento.
A espera valeu à pena e, para entender mais sobre o triunfo do título, levantamos 5 fatos que explicam o sucesso de Uncharted 4.
Enredo profundo
A Naughty Dog sabe contar histórias. Após oferecer uma história de primeira grandeza em The Last of Us, o estúdio optou por usar sua experiência e fez com que a trama de Uncharted 4 ficasse mais intrigante, envolvente e imersiva que não necessita de muito tempo para nos sentirmos parte dela, e que nos faz desejar vivê-la mais de uma vez.
O melhor visual da geração
Se antes tínhamos como referência o visual belíssimo de The Order: 1886 como o mais bonito da geração, Uncharted 4 domina assume este posto. O visual deslumbrante é riquíssimo em detalhes, tanto nos personagens como nos cenários; os efeitos de água, modelagem dos personagens, sombreamento, cenários e ambientes estão estupendos.
É impressionante o rosto e as expressões de Nate: olheiras, pés de galinha, alguns fios brancos de cabelo são visíveis a olho nu e causam impacto positivo. Cada detalhe demonstra a meticulosidade, cuidado e dedicação para entrar algo impactante e surpreendentemente lindo.
Personagens cativantes
Para tornar um enredo instigante, é imprescindível personagens marcantes com personalidades imponentes. A identidade das figuras que já conhecemos, como Nathan, Elena e Sully, foi mantida, permitindo, a quem já houvesse jogado os títulos anteriores, que continuasse sentindo-se íntimos deles. Algo importante para a imersão na trama do jogo.
Os demais personagens inseridos na trama não decepcionam nesse aspecto, envolvendo-nos facilmente em pouco tempo depois de os conhecer.
Mudanças sutis e adições bem vindas no gameplay
Uncharted 4 preserva-se em sua essência quanto ao estilo de jogo, no qual o foco é que o jogador viva a história. Porém, importantes adições tornam a experiência mais satisfatória e prazerosa.
A sensação de mundo aberto, onde podemos explorar uma vasta área expandem a duração do gameplay e nos deixa por horas admirando as paisagens e detalhes dos amplos cenários. Essa imensidão também colabora com a liberdade de escolha da melhor estratégia para atacar inimigos, possibilitando optar pelo confronto direto, sem medir consequências, ou por uma estratégia furtiva.
Outra adição importante na movimentação é o gancho, que nos permite locomover mais facilmente, subir em locais mais altos, arrastar caixotes ou mesmo para, estrategicamente, fugir de confrontos.
Outra parte interessante é a necessidade de movimentar-se durante as lutas, pois ficar protegido em barricadas não é garantia de sobrevivência visto que elas são destrutíveis.
Sucesso dos títulos anteriores
Uncharted 4 não seria o mesmo sem o êxito dos seus antecessores. A beleza da franquia está na paixão que desperta nos jogadores pelas histórias e personagens desde o primeiro título, formando um vínculo e uma necessidade de viver a aventura juntamente com Nathan Drake.
Jogar qualquer um dos títulos de Uncharted resultará em prazer a quem o fizer, mas viver toda a história dos quatro episódios arrebata-nos, faz-nos sentirmos parte dela, despertando diferentes emoções.
Esses são apenas alguns dos motivos que levaram Uncharted 4 ao êxito dos seus objetivos. Muito além de qualquer explicação, texto e análise, viver a experiência que se torna ímpar e o coloca como título obrigatório para os que não dispensam uma sublime experiência no PlayStation 4.
Uncharted 4: A Thief’s End chegou exclusivamente para o PlayStation 4 no dia 10 de maio. Confira nosso review do jogo: