Listas

5 curiosidades bacanas do mundo dos games (Parte 3)

por Charles Paim
5 curiosidades bacanas do mundo dos games (Parte 3)

Na terceira parte de nossa série de curiosidades bacanas do mundo dos games, apresentamos a origem de mais cinco aspectos que foram inovadores na época para que vocês entendam como muitos ingredientes de sucesso dos seus jogos favoritos já existem há bastante tempo.

Jogo de corrida

É normal que franquias como Need for Speed e Gran Turismo façam a alegria de milhares de fãs dos jogos de corrida. Customizações de carro, inúmeras pistas, alto grau de realismo. Mas nem sempre foi assim: em Julho de 1973, a Atari lançava para os arcades o Space Race. O primeiro jogo de corrida lançado no mercado de games não era uma disputa entre carros, e sim entre dois foguetes, dos quais sairia vencedor quem chegasse primeiro ao topo da tela, não sem antes desviar de uma chuva de asteroides.

Múltiplos finais

Muito provavelmente você já precisou terminar um jogo novamente, em uma dificuldade maior, para ver o verdadeiro final, ou tomou decisões que também mudaram o desfecho da história. Sem dúvidas, jogos de múltiplos finais sempre foram um estímulo para o fator replay dos games, e o primeiro a apresentar este recurso foi o The Portopia Serial Murder Case, uma jogo de aventura investigativo, lançado em 1983 para várias plataformas, entre elas, o Nintendinho. No melhor estilo Sherlock Holmes, era necessário interrogar suspeitos, colher pistas e resolver quebra-cabeças.

Voz sintetizada

Para todos nós, é bastante comum, vermos super produções com dublagem profissional (inclusive no nosso idioma), mas nem sempre foi assim. Com recursos escassos, era motivo de comemoração quando ouvíamos uma voz sintetizada. Lançado em 1980 para os fliperamas pela Taito, Stratovox foi o primeiro jogo a trazer algumas vozes sintetizadas. Era um Shoot´em Up (jogo de navinha) e era possível ouvir frases como “Help me, help me”, “Very good!”, “We’ll be back” e “Lucky“.

Jogo cooperativo


A maioria dos jogadores não dispensa um bom jogo cooperativo, que nada mais é do que dois ou mais jogadores que participam da ação simultaneamente, para cumprir um objetivo em comum. O primeiro jogo jogo cooperativo da história foi lançado em 1978 pela Taito para os arcades, e chama-se Fire Truck. Com jogabilidade bastante estranha, era um jogo de corrida, no qual dois jogadores controlavam um único caminhão, sendo que um era responsável pela direção e marchas, e o outro, por controlar acelerador e freio.

Seleção de fase

Mega Man, da Capcom. lançado pela primeira vez em 1987, dispensa apresentações. Com dificuldade extrema, chefes de fase desafiadores, foi o primeiro jogo a permitir seleção de fases, ou seja, o jogador precisava escolher a melhor ordem de fases. Visto que era possível usar a arma de cada chefe derrotado, uma boa escolha era crucial para avançar no jogo.

E, vocês, já conheciam estas curiosidades? Compartilhem com a gente! 🙂

Confira também: