5 curiosidades bacanas do mundo dos games
Em se tratando de curiosidades bacanas do mundo dos games, com toda certeza há inúmeros jogos que nos marcaram por algum motivo: sejam os gráficos, trilha sonora, o desafio, entre outros.
Geralmente, os jogos de sucesso nos marcam porque eles reúnem vários conceitos consolidados que, muito frequentemente, foram criados há vários anos atrás.
Por este motivo, gostaríamos de mostrar pra vocês alguns jogos que foram os pioneiros em seus respectivos conceitos. Viaje no tempo com a gente! 🙂
Powerups
Todos estamos acostumados com os powerups, que são aqueles itens espalhados pelo jogo, e que geralmente nos dão poderes extras para facilitar nossa jornada. E o primeiro a trazer esta novidade foi o famoso Pac Man da Namco.
Cada fase tinha quatro power ups (um em cada canto) que tornavam os fantasmas vulneráveis, por alguns segundos, ao ataque do Pac Man.
Fase de bônus
Muitos jogadores já tiveram a oportunidade de destruir um carro inteiro com socos e pontapés no Street Fighter, ou de quebrar pedaços de madeira no Mortal Kombat. Estes são alguns exemplos de fases de bônus, que são aquelas que você precisa cumprir determinado objetivo para ganhar pontos extras, sem o risco de perdas vidas.
Novamente, a Namco foi a pioneira com o Rally-X, um jogo que você controlava um carrinho, e tinha como objetivo coletar todas as bandeirinhas espalhadas por um labirinto, enquanto fugia de outros carrinhos que te perseguiam e atrapalhar seu objetivo. Como único recurso, você podia soltar uma fumaça que os paralisava por alguns segundos.
Nas suas fases de bônus, você tinha um tempo limitado para coletar todas bandeiras do mapa e ganhar pontos extras, sem se preocupar com perseguidores, pois eles ficavam parados e inofensivos.
Radar
Você consegue imaginar jogos como GTA, Need for Speed e vários jogos de tiro em primeira pessoa, sem aquele velho radar pra ajudar a navegar pelo mapa? Pois é, o mesmo Rally-X que teve a primeira fase de bônus dos games também foi o primeiro a ter um mini mapa para ajudar o jogador a se guiar e poder cumprir seu objetivo.
Beat´em Up
Quem não jogou pelo menos um jogo de pancadaria, daqueles que você tem trocar socos e pontapés com uma multidão de inimigos em cada fase e que geralmente no final de cada se enfrenta um chefão?
Quando se pensa no estilo Beat´em Up, facilmente vem à cabeça jogos como Final Fight, Double Dragon e Streets of Rage, mas o primeiro jogo de pancadaria foi o Kung Fu Master da Data East, em 1984. Ele foi inspirado eu um filme de Jackie Chan chamado Detonando em Barcelona.
Muitos socos e chutes eram necessário não só para chegar ao chefe de cada fase, como para vencê-lo e passar para a próxima.
Mundo aberto
Quantas horas de sua vida você passou em vários jogos de mundo aberto como GTA, The Witcher e até hoje de corrida que já usaram a mesma idéia, como o Burnout Paradise? Muitas horas, provavelmente. E o primeiro jogo de mundo aberto da história chama-se Elite.
Foi desenvolvido por uma empresa chamada Acorsoft, em 1984. Vários computadores pessoais da época como Apple II, Commodore 64 e MSX receberam versões deste fantástico jogo. Com sua nave solitária, e com pouco dinheiro a princípio, você pode explorar vários sistemas solares e seus respectivos planetas livremente.
E vocês? Conhecem outros pioneiros do mundo dos games? Compartilhem conosco!
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