Especiais

2018: o ano do hype no PlayStation 4

Expectativa nunca foi tão alta em torno dos lançamentos para o console

por Thiago Barros
2018: o ano do hype no PlayStation 4

O PlayStation 4 foi lançado em 15 de novembro de 2013 e, desde então, nunca houve tanta expectativa para um ano de lançamentos de jogos como essa que nos cerca em 2018.

Só nesses próximos três meses, chegarão a nós Far Cry 5 (março), God of War (abril) e Detroit: Become Human (maio). Sem contar os sucessos que foram lançados, como o Monster Hunter: World (janeiro) e Shadow of the Colossus (fevereiro). Ou seja, até o meio do ano, temos a média de, pelo menos, um novo game AAA por mês.

O Meu PS4 relembra agora os principais lançamentos de cada ano, desde a chegada do nosso amado console ao mercado, e faz uma projeção do que está por vir em 2018. Spoiler alert: tem muita coisa boa a caminho!

2013 – Decepção

Foram apenas quase dois meses, mas pode-se dizer que 2013 foi decepcionante para os jogadores que compraram o PlayStation 4 assim que ele saiu. Afinal, houve poucos grandes lançamentos – e nem foram tão grandes assim. Os jogos inéditos que a Sony promoveu na época foram só Knack e Killzone Shadow Fall.

Além disso, vieram versões otimizadas de NBA 2K14 e FIFA 14, já disponíveis para o PS3. Assassin’s Creed IV: Black Flag, que foi eleito como Jogo do Ano para o PS4 no PlayStation Blog, também foi um “relançamento”. Saiu em outubro no PS3 e só um mês depois no novo console.

Ou seja, foi um “ano” de introdução apenas. Sem grandes destaques – o que gerou um hype até grande para 2014.

2014 – “Remasterizações” e Gratas Novidades

Só que dois dos grandes destaques desse primeiro ano, de fato, do PlayStation 4, não foram nenhuma novidade, e sim “remasterizações”. GTA V, lançado um ano depois de chegar ao PS3, e The Last of Us Remastered. Ambos espetaculares, com o primeiro sendo jogado até hoje, inclusive, mas “nada de novo”.

Felizmente, porém, houve gratas novidades. A começar pelo FPS futurista da Bungie, Destiny, que uniu tiro em primeira pessoa e RPG e conquistou um grande público – a ponto de ganhar o prêmio de GOTY do PlayStation Blog. Sequência de um grande hit do PlayStation 3, Far Cry 4 também chegou com tudo e agradou público e crítica.

2014 Games
Em 2014 as coisas começaram a esquentar.

O exclusivo inFAMOUS: Second Son, também seguindo a linha de continuação de uma franquia famosa, mesmo sendo uma história diferente do que se viu anteriormente, Dragon Age: Inquisition, terceiro jogo principal da franquia Dragon Age, da EA e Sombras de Mordor foram outros jogos muito bem avaliados no ano.

2015 – The Witcher III

Se os dois primeiros anos foram mais de experiências gerais, sem nenhum jogo épico a se destacar, 2015 tem um “vencedor” claro: The Witcher III. A aventura de Geralt é um dos jogos mais aclamados da década, colecionou prêmios (incluindo o Jogo do Ano do PlayStation Blog) e tem fãs até hoje.

Mas não foi o único destaque. Foi o primeiro ano com uma lineup realmente sólida para o PlayStation 4 – mesmo que constituída mais por jogos multiplataforma. Bloodborne é o único exclusivo que merece destaque da época. Considerado um dos games de mais dificuldade da atual geração, inclusive está de graça na PS Plus de março. Aproveite!

Brilharam também o jogo de despedida de Hideo Kojima da Konami, Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, e Fallout 4, outro game muito esperado pela comunidade. Star Wars Battlefront teve um grande hype, mas “flopou”. Rocket League virou mania. E Until Dawn revolucionou e surpreendeu com seu estilo de jogo cinematográfico.

2016 – É jogo bom que você quer, @?

O ano de 2016 foi o que mais adicionou bons jogos à coletânea do PlayStation 4, mas longe de ter tanto hype antecipada quanto 2018. O único que realmente chamou tanta atenção foi Uncharted 4: A Thief’s End. Afinal, era o fim da jornada de Nathan Drake, personagem símbolo da Sony desde o PS3 – como Kratos nesse ano com God of War.

Mas além dele, tivemos um novo Far Cry, Far Cry Primal, o retorno de Doom, o novo, e também super aguardado Final Fantasy XV, o retorno de Battlefield para as origens, com Battlefield 1, a ode à Lara Croft, Rise of the Tomb Raider: 20 Year Celebration, além do inovador The Last Guardian.

Só que quem roubou mesmo a cena foi o improvável jogo de tiro com jeitão de desenho animado, que desbancou todos os favoritos, ganhou o prêmio de GOTY no Videogame Awards, se tornou eSport e é realidade até hoje: Overwatch. Ou seja, contamos aqui, pelo menos, uns 8 games de alto nível no ano.

2017 – Que mulheres!

Uma jornada se acaba, outras começam. Se Nathan Drake deu adeus em 2016, 2017 foi o ano de Aloy. Horizon: Zero Dawn, nova IP exclusiva do PS4, foi um sucesso. Se seu enredo parecia “viajante” antes do jogo, tudo fez sentido e virou uma obra-prima a cada capítulo jogado.

Mesmo sem Nate, Uncharted voltou, com Nadine e Chloe. Uncharted: Lost Legacy, o DLC que virou jogo completo, foi o outro ponto alto do ano – celebrando com méritos os 10 anos da série. E ainda teve um terceiro exclusivo brilhante, Persona 5, RPG japonês que concorreu ao GOTY no Videogame Awards muito merecidamente.

Assassin’s Creed: Origins, no Egito, e Call of Duty WWII, que foi à Segunda Guerra Mundial, foram games de grandes franquias que fizeram bonito. Assim como Resident Evil VII, que foi uma incrível experiência no PSVR. Nier: AutomataDestiny 2 e Star Wars Battlefront 2 também merecem menções, este último, novamente, pelo “flop”.

2018 – Que tiro foi esse?

Já citamos, mas vamos recordar. Monster Hunter: World em janeiro, Shadow of the Colossus em fevereiro, ambos correspondendo as expectativas. No fim desse mês, é época de Far Cry 5, e ainda teremos o inovador A Way Out. Em abril, o retorno de um deus: Kratos no novo God of War.

Em maio, o aguardadíssimo Detroit: Become Human, com decisões que influenciam no enredo e cenas cinematográficas espetaculares. Aí em junho tem E3, com aqueles muitos anúncios que esperamos, como novidades sobre The Last of Us Part II, Days Gone, Death Stranding e Ghost of Tshushima.

E no segundo semestre já temos confirmado Red Dead Redemption 2, para outubro, além de, muito provavelmente, termos Spider-Man. Afinal, a Sony divulgou que o jogo seria lançado em 2018. Isso sem contar games não anunciados, como o especulado Battlefield V, possivelmente na II Guerra e um novo Call of Duty (Black Ops 4?).