Listas

You Win! Os 10 melhores jogos de Tekken, segundo o Metacritic

Novo lançamento da franquia estreou com bela pontuação, mas não é o melhor no Metacritic

por Jean Azevedo
You Win! Os 10 melhores jogos de Tekken, segundo o Metacritic

Tekken 8 já está a solta e foi muito elogiado pela crítica. Para celebrar a grande estreia da Bandai Namco, fomos até o Metacritic para descobrir quais os melhores jogos da franquia, de acordo com as notas divulgadas no portal. Acredite: teve um deles com pontuação 96 no Metascore.

Para deixar tudo explicado, separamos uma lista e pegamos a plataforma com maior nota para deixar em destaque. Assim, não precisamos repetir as mesmas versões quando colocarmos todos eles na posição. Acompanhe abaixo:

Os 10 melhores jogos de Tekken, segundo o Metacritic

10. Tekken 6 (PlayStation 3) — 79 pontos

Avaliado com 79, introduziu um novo sistema de combate com o modo Rage, isso sem falar nos lutadores Jack-6, Leo, Zafina, Miguel Cabarello Rojo, Bob e Azazel, que marcaram presença no título. Bom candidato para abrir a lista, né?

9. Tekken 7 (PlayStation 4) — 82 pontos

Com uma nota de 82, apresentou novos personagens como a brasileira Katarina Alves e Gigas, mecânicas como o Low Parry, Wake-up e Escape de Agarrões, além de avançar a história da série para deixar tudo no ponto para a sequência recém-lançada.

8. Tekken Advance (Game Boy Advance) — 82 pontos

Este jogo, também avaliado com 82, trouxe a ação da série da Bandai Namco para a plataforma portátil da Nintendo pela primeira vez. Apesar da simplificação dos gráficos, a experiência foi considerada completa e engajadora na época.

7. Tekken Tag Tournament 2 (PlayStation 3) — 82 pontos

Com uma avaliação de 82, expandiu a mecânica de troca de personagens, chamada de Tag Assault, e ofereceu mais variedades de partidas multiplayer com um grande elenco de lutadores. Isso sem falar no Fight Lab, onde dava para editar a aparência e movimentos do Combot.

6. Street Fighter X Tekken (PlayStation 3) — 84 pontos

Com 84 pontos, uniu duas das maiores franquias de luta em um jogo emocionante. O crossover foi muito elogiado pela crítica e era focado nas batalhas em dupla, mas as mecânicas de recuperação pós-golpes mais flexíveis foram os destaques, deixando a ação bastante frenética.

5. Tekken Tag Tournament (PlayStation 2) — 85 pontos

Avaliado com 85, ele introduziu a mecânica de troca de personagens, adicionando uma nova dimensão à série. Com gráficos aprimorados em relação aos demais jogos da franquia lançados na época, ele também tinha um gameplay visto como o melhor da franquia até então.

4. Tekken 5: Dark Resurrection (PSP) — 88 pontos

Este título, com uma nota de 88, ofereceu uma experiência de Tekken completa no PSP, tornando-se um dos melhores da franquia nas plataformas portáteis. O título era uma espécie de expansão para Tekken 5, por isso, tomou o lugar do original na lista.

3. Tekken 2 (PlayStation) — 89 pontos

Avaliado com 89, o segundo game consolidou a franquia por ousar na simplicidade. O esquema de quatro botões ainda era o mesmo de seu antecessor, contudo, os combos se encaixavam com mais fluidez e isso fez o game cair nas graças da galera.

2. Tekken 8 (PlayStation 5) — 90 pontos

Com uma sólida nota 90, o novo lançamento trouxe inovações gráficas e de jogabilidade, mantendo a essência da série e consolidando-se entre os melhores. A grande novidade da vez é o sistema de Heat, que valoriza os jogadores mais agressivos no gameplay.

1. Tekken 3 (PlayStation One) — 96 pontos

Este jogo, que alcançou a impressionante nota 96, é frequentemente citado como um dos melhores da série. Ele revolucionou o gênero de luta com gráficos 3D e uma variedade de personagens memoráveis, como o querido capoeirista (e brasileiro) Eddy Gordo.

Concorda com a lista? Comente abaixo qual é o seu jogo e o seu personagem favorito da franquia!