10 jogos que não levaram o GOTY, mas mereciam
A premiação de Jogo do Ano já deixou grandes obras sem a honraria
Já parou para pensar no número de grandes jogos que não levaram o GOTY mesmo merecendo a premiação? Seja por enfrentar um adversário à altura ou pelo público entender como uma “injustiça”, essas edições do Jogo do Ano deram o que falar.
Lembram quando Red Dead Redemption 2 “perdeu” para God of War em 2018? Tinham outros jogos naquele ano que poderiam levantar o caneco por toda a diversão e inovação entregue. Pois é, as opções não param por aí.
A equipe do MeuPS listou dez grandes jogos que não levaram o GOTY, mas que se tivessem sido escolhidos, também seriam exaltados — assim como os vencedores oficiais.
10 grandes jogos que não levaram o GOTY, mas mereciam
Bloodborne (FromSoftware: PS4) — TGA 2015
Em 2015, The Witcher 3 foi o grande destaque do The Game Awards. Agora o RPG conta com uma versão atualizada para PS5, diferente do primeiro escolhido da nossa lista de grandes jogos que não levaram o GOTY.
Bloodborne deixou uma legião de fãs encantados com o gameplay. O soulslike do mesmo estúdio de Elden Ring é exclusivo de PS4, mas nunca recebeu um patch com melhorias para rodar a 60 FPS na atual geração de consoles ou algo do tipo.
Até hoje, a comunidade aguarda por novidades para o título. Você também é um deles?
Uncharted 4: A Thief’s End (Naughty Dog: PS4) — TGA 2016
Overwatch foi o melhor jogo de eSports de 2016 e também foi escolhido como o GOTY daquele ano. Sabe quem perdeu a medalha de ouro graças ao sucesso do shooter da Activision Blizzard? Uncharted 4, que saiu somente com o prêmio de Melhor Narrativa.
Horizon Zero Dawn (Guerrilla Games: PS4) — TGA 2017
Aloy surpreendeu com uma temática onde civilizações em processo de evolução tiveram de lidar com máquinas futuristas e ferozes para sobreviver. Apesar de todo o sucesso, Horizon Zero Dawn foi lançado ao lado de um blockbuster da Nintendo, The Legend of Zelda: Breath of the Wild — premiado merecidamente como o GOTY em 2017.
Vale deixar uma menção honrosa para Persona 5, da Atlus, que também ficou pelo caminho.
Red Dead Redemption 2 (Rockstar Games: PS4, Xbox One, PC) — TGA 2018
A Rockstar Games entregou um mundo aberto rico em detalhes em Red Dead Redemption 2. Até hoje, os jogadores fazem descobertas ao explorarem o Velho Oeste, no entanto, o vencedor do GOTY de 2018 foi God of War. A nova fase de Kratos derrubou o favorito de muitos do cavalo.
Marvel’s Spider-Man (Insomniac Games: PS4) — TGA 2018
Outro nome grande que não levou o GOTY em 2018 foi o Marvel’s Spider-Man da Insomniac Games. O estúdio fez um trabalho notável com um dos grandes heróis da Marvel e a franquia gerou muitos frutos. A continuação da aventura chegará na primavera de 2023, com Marvel’s Spider-Man 2.
Death Stranding (Kojima Productions: PS4) — TGA 2019
Talvez a única entrega que Sam Bridges não tenha conseguido executar com sucesso no jogo de Hideo Kojima tenha sido o troféu de Jogo do Ano para o estúdio. Em 2019, Sekiro: Shadows Die Twice, da FromSoftware, levou a premiação. O novo conceito entregue pela Kojima Productions foi muito elogiado, mas não foi coroado no TGA.
Ghost of Tsushima (Sucker Punch: PS4) — TGA 2020
Com todos os holofotes virados para The Last of Us 2, a aventura de Jin Sakai ficou nas sombras, tal como o Fantasma responsável por libertar a ilha de Tsushima da invasão mongol. A Sucker Punch entregou um título com um mundo aberto cheio de lindas paisagens, mas Ellie e Abby acabaram roubando a cena.
God of War Ragnarok (Santa Monica: PS4, PS5) — TGA 2022
Elden Ring chegou quebrando tudo em 2022 com sua proposta de gameplay soulslike em um mundo aberto, onde os jogadores tem total liberdade de escolher seus próximos passos. Isso fez com que outro nome de peso da lista de grandes jogos que não levaram o GOTY fosse incluído aqui.
God of War Ragnarok trouxe o desfecho da saga nórdica de Kratos, mas esse arco do deus da guerra junto ao seu filho Atreus não foi o suficiente para superar os Maculados.
Horizon Forbidden West (PS4, PS5) — TGA 2022
E mais uma vez, Aloy foi ofuscada pela concorrência. Como o jogo foi adiado para 2022, ele disputou o troféu de Jogo do Ano com Elden Ring e God of War Ragnarok, os dois que mais conquistaram prêmios no TGA deste ano — aliás, o título da Guerrilla não recebeu um caneco sequer na premiação.
O ano de 2023 já está quase aí, e em breve, essa lista pode aumentar. Afinal de contas, Final Fantasy XVI, Marvel’s Spider-Man 2, Hogwarts Legacy, Zelda: Tears of the Kingdom e muitas grandes obras da indústria estão a caminho. Quer deixar um palpite para o GOTY 2023? É só comentar!